top of page

Lição: 6 a 12 de Junho [Rute; 1 Samuel 1-3]

Atualizado: 9 de ago. de 2022

“O meu coração exulta ao Senhor”





Depois da morte de seu marido, Rute casou-se com Boaz, parente de Noemi. O filho deles, Obede, foi o antepassado de Davi e de Cristo. A história de Rute ilustra de forma bela a conversão ao rebanho de Israel de uma mulher que não era israelita. Rute abandonou seu antigo deus e sua vida anterior para unir-se à família da fé e servir ao Deus de Israel. Ana dedicou Samuel ao Senhor. Seu cântico de gratidão pode ser comparado ao de Maria, mãe de Jesus. O Senhor deu Samuel a Ana em resposta a suas orações. Samuel quando criança, foi deixado aos cuidados de Eli, sumo sacerdote do tabernáculo em Siló. O Senhor chamou Samuel em tenra idade para ser profeta. Essa semana aprenderemos muito com as experiências dessas duas mulheres de grande fé. Veremos que podemos mostrar amor e bondade para as pessoas ao nosso redor, que o Pai Celestial ouve e responde nossas orações e que podemos ter fé no Senhor!




Peça às crianças que contem o que sabem sobre Rute, Noemi, Ana ou Samuel. Pode também ser útil mostrar gravuras, como as do esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar.


Princípio 1: Posso mostrar amor e bondade para as pessoas ao meu redor. Rute


Quando o marido de Rute morreu, ela poderia ter ficado em seu país de origem, mas ela escolheu ir com sua sogra viúva, Noemi, e cuidar dela. Reflita sobre como o exemplo cristão de Rute pode inspirar as crianças a quem você ensina a serem gentis com as pessoas ao seu redor.


Atividades sugeridas


  • Peça às crianças que representem Noemi, Rute, Boaz ou outros personagens enquanto você conta a história deles, registrada no livro de Rute (ver também “Rute e Noemi”, em Histórias do Velho Testamento). Peça às crianças que levantem a mão sempre que ouvirem um ato de bondade na história. Como nos sentimos quando as pessoas são bondosas conosco? Como nos sentimos quando somos bondosos com outras pessoas?

(Clique na imagem para assistir ao vídeo)


  • Cantem juntos uma música sobre servir alegremente, como “A bondade por mim começará” (Músicas para Crianças, p. 83). Ajude as crianças a pensar no que elas podem fazer para serem bondosas com a família e os amigos. Se precisarem de ajuda, mostre fotos de pessoas demonstrando gentileza. Para cada ideia mencionada, deixe as crianças desenharem um coração no quadro.



Princípio 2: O Pai Celestial ouve e responde a minhas orações. 1 Samuel 1:1–18


Quando Ana ficou triste por não poder ter filhos, ela se voltou para o Senhor com fé e Ele respondeu à sua oração. Ajude as crianças a verem que sempre podem orar ao Pai Celestial, especialmente quando estão tristes.


(Clique na imagem para assistir ao vídeo)



Atividades sugeridas

  • Em suas próprias palavras, diga às crianças por que Ana estava triste (ver 1 Samuel 1:2–8). O que podemos fazer quando estamos tristes? Leia para as crianças 1 Samuel 1:10 e peça a elas que identifiquem o que Ana fez. Pergunte às crianças como se sentem quando oram. Leia o versículo 18 para explicar que, depois de sua oração, Ana “já não era triste”.

Este é um Passaporte de Oração, se acharem que é uma boa ideia fazer com as crianças.

(Clique na imagem para ser direcionado a página para imprimir a atividade em português)


  • Use a página de atividades desta semana para ensinar às crianças que podem orar ao Pai Celestial e que Ele as ajudará. Enquanto as crianças pintam, cante ou toque uma gravação de uma música que ensine sobre a oração, como “Oração de uma criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7).



Princípio 3: O Senhor fez muitas coisas maravilhosas por mim. 1 Samuel 2:1–10


Ana mostrou gratidão ao Senhor com um belo poema de louvor. O exemplo dela pode ajudar as crianças a pensar nas muitas coisas pelas quais podem agradecer ao Pai Celestial.


Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças parte do que Ana disse depois que o Senhor a abençoou com um filho (ver 1 Samuel 2:1–2). Conte às crianças uma bênção que você recebeu do Senhor e como se sentiu. Em seguida, peça que as crianças falem sobre as bênçãos que o Senhor lhes concedeu. Como podemos demonstrar gratidão a Ele?

  • Cantem juntos uma música que descreva as bênçãos que o Senhor nos dá, como “Meu Pai Celestial me tem afeição” (Músicas para Crianças, pp. 16–17). Peça às crianças que façam desenhos de bênçãos que receberam do Senhor.

(Clique na imagem para acessar a página para imprimir a atividade)





Princípio 4: Posso ter fé no Senhor. Rute


Rute fez sacrifícios para ser fiel ao Senhor e permanecer leal a Noemi. Como você pode ajudar as crianças a aprender mais sobre os atos de fé de Rute?


Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura de Rute e Noemi (ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Em seguida, escreva três cabeçalhos no quadro: Provações, Ações, Bênçãos. Peça que as crianças leiam Rute 1:3–5, 8, 16; 2:1–3, 8–12; 4:13–17 e escrevam abaixo dos cabeçalhos o que encontraram nesses versículos. Como Rute demonstrou fé no Senhor? Compartilhe um exemplo de como você foi abençoado por ter fé em Jesus Cristo e deixe as crianças contarem suas próprias experiências.

  • Cantem juntos uma música sobre fé, como “Jesus minha luz” (Hinos, nº 44) ou “” (Músicas para Crianças, p. 50). O que a música nos ensina sobre confiar no Senhor? Como podemos ter esperança em Jesus Cristo mesmo durante as provações difíceis?



Princípio 5: O Pai Celestial ouve e responde a minhas orações. 1 Samuel 1


Quando Ana “estava com amargura de alma”, ela se voltou para o Pai Celestial em oração (1 Samuel 1:10). Como você pode incentivar as crianças de sua classe a fazer o mesmo?


Atividades sugeridas

  • Para ajudar as crianças a aprenderem sobre Ana em 1 Samuel 1, dê a cada criança alguns versículos do capítulo para ler (ou mostre o vídeo “Ana Exerce Fé no Senhor”, em ChurchofJesusChrist.org). Depois, jogue uma bola ou um pequeno objeto para uma criança e peça a ela que conte parte da história antes de passar a bola para a próxima criança contar outra parte da história. Quando a história terminar, peça às crianças que falem de algo que aprenderam com o exemplo de Ana.


  • Leiam juntos 1 Samuel 1:15 e debatam o que significa derramar nossa alma diante do Senhor. Com as crianças, faça uma lista de coisas sobre as quais podemos conversar com Deus quando oramos. Cantem juntos uma música sobre oração, como “Oração de uma criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7). Testifique sobre o amor de Deus por Seus filhos e Seu desejo de ouvir e responder a nossas orações.

  • Peça às crianças que façam uma lista (individualmente ou em grupos) de exemplos de pessoas nas escrituras que oraram ao Pai Celestial. (Se elas precisarem de ajuda, você pode indicar Lucas 22:41–43; Enos 1:2–6; Joseph Smith—História 1:14–17.) Peça a elas que compartilhem o que aprenderam com essas histórias.



Princípio 6: Posso ouvir a voz do Senhor e obedecer a ela.1 Samuel 3:1–10


Quando Samuel era menino, ele ouviu a voz do Senhor, mas não a reconheceu a princípio. Como você pode ajudar as crianças a ouvir e agir de acordo com a inspiração que recebem?


Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que faça de conta que é Samuel e outra que é Eli enquanto você lê 1 Samuel 3:1–10 (ou mostre o vídeo “Samuel e Eli”, em ChurchofJesusChrist.org). O que podemos aprender com Samuel sobre como ouvir a voz do Senhor? Como mostramos que estamos dispostos a ouvir quando o Senhor fala conosco?


(Clique na imagem para assistir ao vídeo)



Aqui está o vídeo da história da semana, sobre uma mulher na Bíblia chamada Rute! Ruth quer ajudar alguém chamado Naomi e Ruth é boa em procurar pistas! Enquanto assiste, veja se consegue encontrar as pistas e descobrir o que Naomi precisa!


Segue alguns vídeos para um cineminha com as crianças:




Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

7.403 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page