“Guarda-te, que não te esqueças do Senhor”
Nesta semana aprenderemos que demonstramos amor ao Pai Celestial quando somos obedientes aos seus mandamentos, e O colocamos em primeiro lugar em nossas vidas. “Guarda-te para que não te esqueças” é um convite do Salvador para mantermos nossos pensamentos conectados à Ele, em meio à tantas informações pelas quais somos bombardeados diariamente.
Reservar um tempo para ler as escrituras, ponderar e orar, são alternativas para lutar contra as distrações e os “deuses” deste mundo. Fazendo estas coisas simples o “Deus zeloso” (Deuteronômio 6:15) estará no meio de nós e não seremos destruídos pelo inimigo. Esta lição nos ajuda a lembrar que o Amor do Senhor é infinito e que Ele nos cuida por meio das palavras de seus profetas. Se seguirmos seus conselhos e orientação, seremos abençoados tanto nas coisas materiais quanto nas espirituais. Nada nos faltará, basta ter fé e cumprirmos as promessas referentes aos nossos convênios, servindo ao nosso próximo com amor e dedicação, e auxiliando na coligação de Israel, compartilhando o evangelho.
Peça às crianças que compartilhem coisas que aprenderam sobre Moisés na Primária ou em casa nas últimas semanas. Se necessário, mostre imagens de eventos da vida de Moisés para ajudá-las a se lembrar. Diga a elas que hoje você vai falar sobre coisas que Moisés ensinou no final de sua vida na Terra.
Princípio 1: Posso amar ao Senhor com todo o meu coração. Deuteronômio 6:5
Moisés ensinou aos filhos de Israel que deveriam amar ao Senhor de todo o coração, alma e poder. Pense em maneiras de ajudar as crianças a quem você ensina a aumentar seu amor pelo Pai Celestial e pelo Salvador.
Atividades sugeridas
Desenhe no quadro um coração, o contorno de um corpo e um braço forte. Leia Deuteronômio 6:5 e aponte para as gravuras ao ler as palavras “coração”, “alma” e “poder”. Peça às crianças que se revezem apontando para as gravuras enquanto a classe repete a passagem com você.
Cantem uma música sobre o amor de Deus, como “Meu Pai Celestial me tem afeição” (Músicas para Crianças, pp. 16–17). Ajude as crianças a encontrarem palavras na música que mostrem que o Pai Celestial nos ama. Ajude-as a pensar em maneiras de mostrar que O amamos também.
Princípio 2: As escrituras são a palavra de Deus. Deuteronômio 6:6–9
O conselho em Deuteronômio 6:6–9 tinha o objetivo de ajudar os israelitas a “[guardarem-se] para que não [se esquecessem] do Senhor” e de Sua palavra (versículo 12). Como você pode ajudar as crianças a tornarem as escrituras uma parte consistente da vida delas?
Atividades sugeridas
Peça a uma criança que esconda um exemplar das escrituras na sala enquanto as outras crianças fecham os olhos. Em seguida, peça às crianças que abram os olhos e tentem encontrar as escrituras. Usando frases-chave de Deuteronômio 6:6–9, diga às crianças que Moisés pediu aos israelitas que colocassem passagens das escrituras em lugares onde as veriam e aprenderiam com elas todos os dias. Ajude as crianças a pensarem em lugares em sua casa nos quais poderiam colocar as escrituras para vê-las todos os dias.
Segue um caça às escrituras usando as passagens de escrituras sugeridas.
Aqui estão marcadores de escrituras para premiar as crianças após a caçada.
Aqui está um gráfico de leitura das escrituras, se preferir dar as crianças. Vocês podem imprimir os livros de Mórmons em papel adesivo, para acompanhar a leitura colando os adesivos no gráfico.
Cante uma música sobre as escrituras, como “Ler, ponderar e orar” (Músicas para Crianças, p. 66). Preste testemunho de que as escrituras são a palavra de Deus e conte às crianças como elas abençoam sua vida.
Posso guardar a palavra de Deus em meu coração. Deuteronômio 6:6–9
Moisés ensinou que devemos guardar a palavra de Deus em nosso coração e deu aos israelitas conselhos sobre como manter a palavra de Deus constantemente diante deles. Como você vai incentivar as crianças a aprenderem com a palavra de Deus diariamente?
Atividades sugeridas
Podem usar a mesma atividade, só precisa esconder em lugares mais difíceis para as crianças maiores. Também há marcadores acima, para o prêmio no final.
No quadro, escreva palavras e frases de Deuteronômio 6:6–9 que indiquem quando e como os israelitas deveriam se lembrar da palavra de Deus (como assentado, andando, deitando-te, mão e casa). Peça às crianças que procurem essas palavras nos versículos. O que essas palavras ensinam sobre como podemos tornar as escrituras parte de nossa vida cotidiana? Pergunte às crianças o que podem fazer para lembrar da palavra de Deus em sua vida diária.
Dê a cada criança uma folha de papel e peça a elas que escrevam uma frase de Deuteronômio 6 que seja significativa para elas. Peça a elas que expliquem por que escolheram tal frase. Sugira que enfeitem o papel e o pendurem em algum lugar de casa para lembrá-lo. Incentive as crianças a escreverem outras frases que encontrarem nas escrituras e também pendurá-las.
Princípio 3: Os profetas nos ensinam sobre Jesus Cristo. Deuteronômio 18:15–18
Moisés profetizou que Jesus Cristo viria e que deveríamos ouvir as palavras que Jesus ensinaria.
Atividades sugeridas
Ajude uma das crianças a ler Deuteronômio 18:18 e diga a elas que Jesus Cristo é o profeta como Moisés que seria levantado por Deus. Para ajudar as crianças a ver como Moisés e Jesus são semelhantes, traga gravuras de coisas que Moisés e Jesus Cristo fizeram e deixe que as crianças as relacionem. Por exemplo, você pode trazer gravuras de Moisés e Jesus ordenando outras pessoas e ensinando (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 15, nº 16, nº 38 e nº 39).
Mostre às crianças uma fotografia de nosso profeta hoje e compartilhe algo que ele ensinou sobre o Salvador. Peça às crianças que façam um desenho do profeta para compartilhar com a família.
Princípio 4: Posso servir com alegria aos necessitados. Deuteronômio 15:7–11
Os ensinamentos de Deuteronômio 15:7–11 podem ajudar as crianças a compreenderem que ajudar outras pessoas envolve mais do que apenas ações. É algo que deve ser feito de boa vontade.
Este vídeo nos mostra como podemos servir de boa vontade.
Atividades sugeridas
Escreva Quem?, Por quê? e Como? no quadro. Peça às crianças que leiam Deuteronômio 15:7–11 para descobrir quem devemos ajudar, por que devemos ajudá-los e como nosso coração deve se sentir ao ajudá-los. Peça a elas que escrevam no quadro o que encontraram. Cantem uma música que reforce a mensagem nesses versículos, como “Neste mundo” (Hinos, nº 136).
Peça às crianças que pensem em alguém que poderiam ajudar — especialmente em sua própria família. Dê-lhes tempo para escreverem o que farão esta semana para ajudar essa pessoa. Se possível, faça planos para ajudar alguém necessitado com a classe.
Princípio 5: O cumprimento de meus convênios traz grandes bênçãos. Deuteronômio 30:8–10
Como os filhos de Israel, precisamos de lembretes constantes de que devemos viver nossos convênios. Ler Deuteronômio 30:8–10 pode ajudar as crianças a compreenderem melhor o que é um convênio e inspirá-las a guardá-los.
Atividades sugeridas
Pergunte às crianças o que é um convênio (se precisarem de ajuda, sugira a definição de “Convênio” no Guia para Estudo das Escrituras, scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Desenhe uma tabela com duas colunas no quadro com estes cabeçalhos: Promessas dos israelitas e Promessas de Deus. Peça às crianças que leiam Deuteronômio 30:8–10 e completem os espaços em branco. (Se necessário, ajude as crianças a entender o significado das frases no versículo 9.) Preste testemunho das bênçãos que você recebeu por guardar seus convênios.
Peça às crianças que façam uma lista no quadro das promessas que fazemos no batismo e das promessas que o Pai Celestial nos faz (ver Doutrina e Convênios 20:37, 77). O que podemos fazer para nos lembrar do Salvador e guardar nossos convênios?
Segue o vídeo da história da semana sobre um menininho que gostava de colecionar pedras! Um dia, quando estava procurando novas rochas, encontrou uma grande surpresa! Vamos ver o que ele encontrou?!
Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
Comments