top of page

Lição: 4 a 10 de Julho [2 Reis 2-7]

Atualizado: 9 de ago. de 2022

“Há profeta em Israel”




Essa semana conheceremos o profeta Eliseu e os milagres que realizou como: levantar uma criança dentre os mortos, alimentar uma multidão com pouca comida e curar um leproso. Durante o seu ministério como profeta, vemos poderosas manifestações do poder do Senhor de dar a vida, de nutrir e de curar. Tais manifestações são mais abundantes em nossa vida do que às vezes percebemos. Para vê-las, precisamos buscar o milagre que Eliseu buscou quando orou em favor de seu temoroso jovem servo: “Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja”. Também aprenderemos que ser obediêntes aos mandamentos de Deus, mesmo que pareçam tolas, bobas ou absurdas seguir suas orientações, seremos abênçoados. As escrituras nos mostram vários exemplos em que Deus deu mandamentos que não faziam sentido para as pessoas que os recebiam. Adão não sabia por qual motivo Deus ordenou que ele oferecesse sacrifícios ao Senhor, Noé foi ordenado a construir uma grande arca em terra seca, e Néfi e seus irmãos foram ordenados a retornar a Jerusalém várias vezes. Quando somos solicitados a seguir um mandamento que não entendemos muito bem, pode ser uma grande prova de nossa fé. Mas sempre somos abençoados quando agimos com fé e nos esforçamos para guardar todos os mandamentos do Senhor! Segue o resumo do que veremos nessa semana:



Para incentivar as crianças a compartilhar o que sabem sobre o profeta Eliseu, peça-lhes que façam um desenho de algo que ele fez.



Princípio 1: Deus pode fazer milagres em minha vida. 2 Reis 4–5


Por meio do profeta Eliseu, o Senhor abençoou muitas pessoas de maneiras milagrosas. Ajude as crianças a reconhecerem os milagres do Senhor na vida delas.


Atividades sugeridas

  • Compartilhe um ou mais dos milagres registrados em 2 Reis 4–5 (ver, por exemplo, “O profeta Eliseu: Três milagres”, em Histórias do Velho Testamento). Permita que crianças contem o que sabem sobre essas histórias. Peça-lhes que recontem as histórias umas às outras.

(Clique na imagem para assistir o vídeo diretamente do site da Igreja)


  • Testifique que o Senhor pode usar Seu poder para fazer grandes coisas para nos ajudar. Chamamos essas coisas de milagres. Compartilhe como o Senhor mostrou Seu amor por você de maneiras grandes ou pequenas. Cantem juntos uma música sobre o amor de Deus, como “Meu Pai Celestial me tem afeição” (Músicas para Crianças, pp. 16–17). Peça a algumas crianças que contem como sabem que o Pai Celestial as ama.

(Clique na imagem para acessar a página para imprimir)



Esta é uma ideia divertida . Para quem não tem como plastificar, podem usar fita adesiva. É só cobrir a imagem com fita adesiva e fazer desenhos com um marcador de apagar a seco. Uma sugestão: desenhar uma das crianças de sua classe da Primária ou para quem for fazer essa atividade no lar, uma das crianças da família. Então desenhe ou escreva dentro do espaço no coração, as maneiras que ela sabe que Deus a ama. Em seguida, limpe-o e faça-o novamente com outra criança.



Durante seu ministério, Eliseu curou e abençoou muitas pessoas. Como os milagres registrados em 2 Reis 4–5 ajudam as crianças a reconhecer a mão do Pai Celestial na vida delas?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que escrevam no quadro todos os milagres que conseguirem lembrar nas escrituras. Em seguida, dê-lhes tempo para examinarem 2 Reis 4–5 e acrescentá-los à lista (ver 2 Reis 4:1–7, 14–17, 32–35, 38–41, 42–44; 5:10–14). O que esses milagres ensinam sobre como o Pai Celestial Se sente a respeito de Seus filhos?

  • Peça às crianças que falem sobre o que é um milagre. Se necessário, elas podem ler o verbete “Milagre” no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que citem alguns milagres realizados por Jesus. Fale sobre como você viu o poder de Deus em sua vida. Você pode falar sobre milagres do dia a dia, como sentimentos de paz, o dom da vida diária ou ajuda nas tarefas cotidianas. Peça às crianças que falem sobre os milagres na vida delas, grandes e pequenos.



Princípio 2: Posso escolher fazer o que Deus ordena por meio de Seu profeta. 2 Reis 5:1–15


Naamã teve dificuldade em obedecer quando o profeta Eliseu lhe disse o que fazer para ser curado da lepra. Reflita sobre como você pode ajudar as crianças a compreender as bênçãos que advêm da obediência.


Aqui está uma atividade que ensina obediência usando adesivos: Em muitas Primárias, durante o ensino da música no Tempo de Cantar. Usam adesivos nas crianças se cantavam bem... Para essa atividade será um pouco diferente. Comece colocando 5 pontos/adesivos em cada criança, depois conforme forem fazendo as atividades, elas tiram um. Certifique-se de elogiá-las por sua obediência, mas preste seu testemunho sobre a importância de seguir o profeta, sendo obediente a ele e nosso Pai Celestial.




Atividades sugeridas

  • Conte a história de Naamã (ver 2 Reis 5:9–14; ver também a gravura de Naamã no esboço desta semana no Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Ressalte que, a princípio, Naamã não quis se lavar no rio Jordão, embora Eliseu tivesse dito que isso curaria sua doença. Conte sobre uma ocasião em que você não tinha certeza se queria fazer a coisa certa e ajude as crianças a pensar em seus próprios exemplos. Em seguida, conte como Naamã foi abençoado quando fez a escolha certa.

(Clique na imagem para assistir o vídeo diretamente do site da Igreja)


Aqui está uma atividade da A Liahona fevereiro de 2012:

  • Leia 2 Reis 5:13 para as crianças e explique que os servos de Naamã o ajudaram a decidir obedecer ao profeta Eliseu. Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais poderiam ajudar seus amigos ou familiares a ouvir o profeta e obedecer a ele.


Posso escolher ser fiel, humilde e obediente. 2 Reis 5:1–15


Naamã queria ser curado da lepra, mas não esperava a simples instrução que Eliseu lhe deu: “Vai, e lava-te sete vezes no Jordão” (2 Reis 5:10). Pense em como você poderia usar essa história para ensinar às crianças a respeito da fé em Jesus Cristo, da humildade e da obediência.


Atividades sugeridas

  • Escreva , humildade e obediência no quadro e pergunte às crianças o que essas palavras significam (ver Sempre Fiéis, pp. 86–88, 99–100, 117–118). Peça às crianças que leiam 2 Reis 5:9–14. Você também pode mostrar o vídeo “Naamã e Eliseu” (em ChurchofJesusChrist.org). Como Naamã mostrou fé no Senhor, humildade e obediência? Por que é importante que tenhamos essas qualidades?



  • Peça às crianças que contem sobre uma ocasião em que um amigo as ajudou a escolher o que é certo. Compartilhe uma experiência pessoal. Leiam juntos 2 Reis 5:10–13 para aprender como os servos de Naamã o ajudaram a decidir obedecer ao profeta. O que podemos fazer para ajudar uns aos outros a seguir nosso profeta hoje?

Aqui está uma atividade prática sobre obediência que todos na classe podem ajudar. Faça cabra cega com as crianças, cada uma com um marcador de texto de cor diferente, para que possam ver o quão diferente foi sua "jornada" das demais. Todos na classe podem ajudar a dizer à pessoa com venda nos olhos, quando ela está fora da estrada e qual direção tomar. É mais difícil do que parece. Depois conversem sobre como foi difícil e como foi a maneira mais eficaz de ajudar alguém a ficar na estrada ou voltar. Pergunte a elas como isso se aplica ao evangelho e a ajudar seus amigos a seguir o profeta. O que podemos fazer para ajudar uns aos outros a seguir nosso profeta hoje?


  • Peça às crianças que completem a página de atividades e compartilhem com um membro da família ou amigo algo que aprenderam com a história de Naamã em 2 Reis 5:1–15.


Aqui está um vídeo que nos mostra exemplo do por que Deus nos dá mandamentos e como encorajar a obediência aos mandamentos:




Princípio 3: O Senhor está zelando por mim. 2 Reis 6:8–17


Quando o servo de Eliseu viu o exército sírio em torno deles, ele ficou com muito medo. No entanto, Eliseu lhe disse para “não [temer]” porque o Senhor estava com eles (2 Reis 6:16).


Atividades sugeridas

  • Leia 2 Reis 6:15 para as crianças ou parafraseie o versículo para que possam entender. Peça que as crianças imaginem que estão cercadas por um grande exército com cavalos e carruagens, como o servo de Eliseu estava. Como elas se sentiriam? O que elas fariam? Peça-lhes que fechem os olhos enquanto você lê 2 Reis 6:16–17 para elas. Quando chegar às palavras “abras os olhos”, peça às crianças que abram os olhos. Descreva a elas o que o servo viu protegendo a ele e a Eliseu. Compartilhe como você sabe que o Senhor está cuidando de nós.

(Clique na imagem para assistir ao vídeo direto do site da Igreja)


  • Cantem juntos uma música sobre como Deus cuida de nós, tal como o primeiro verso de “Ó crianças, Deus vos ama” (ver Hinos, nº 192). Substitua as palavras da música pelo nome das crianças para enfatizar que Deus está cuidando delas.


Não estou sozinho. 2 Reis 6:8–17


As crianças a quem você ensina às vezes podem se sentir como o servo de Eliseu — sem saber como enfrentar os desafios que têm pela frente. Você pode usar o relato em 2 Reis 6:8–17 para ensiná-las a “não [temer]” porque o Senhor não as deixa sozinhas.


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos 2 Reis 6:15–17. Peça que uma das crianças faça de conta que é o servo de Eliseu, enquanto as outras crianças fazem perguntas sobre sua experiência: como ele se sentiu quando o exército sírio cercou a cidade ou como foi ver o exército de Deus. Converse com as crianças sobre as ocasiões em que elas se sentem sozinhas para tentar viver o evangelho. Como o Senhor nos mostra que não estamos sozinhos?

  • Cantem uma música sobre confiar no Senhor, como “Se tenho fé” (Hinos, nº 53). O que essa música nos ensina sobre confiar no Senhor?



Aqui está o vídeo da história da semana, sobre um homem chamado Naamã. A princípio Naamã não quis obedecer ao profeta. Mas depois, Naamã decidiu fazer o que o profeta pediu. Assistam, vejam por que Naamã não quis obedecer no início.


Segue uns vídeos das histórias bíblicas em animação, produzida por membros da Igreja, para um cineminha com as crianças:




Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

7.118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page