top of page

Lição:16 a 22 de Maio [Deuteronômio 6–8; 15; 18; 29–30; 34]

Atualizado: 9 de ago. de 2022

“Guarda-te, que não te esqueças do Senhor”




Nesta semana aprenderemos que demonstramos amor ao Pai Celestial quando somos obedientes aos seus mandamentos, e O colocamos em primeiro lugar em nossas vidas. “Guarda-te para que não te esqueças” é um convite do Salvador para mantermos nossos pensamentos conectados à Ele, em meio à tantas informações pelas quais somos bombardeados diariamente.

Reservar um tempo para ler as escrituras, ponderar e orar, são alternativas para lutar contra as distrações e os “deuses” deste mundo. Fazendo estas coisas simples o “Deus zeloso” (Deuteronômio 6:15) estará no meio de nós e não seremos destruídos pelo inimigo. Esta lição nos ajuda a lembrar que o Amor do Senhor é infinito e que Ele nos cuida por meio das palavras de seus profetas. Se seguirmos seus conselhos e orientação, seremos abençoados tanto nas coisas materiais quanto nas espirituais. Nada nos faltará, basta ter fé e cumprirmos as promessas referentes aos nossos convênios, servindo ao nosso próximo com amor e dedicação, e auxiliando na coligação de Israel, compartilhando o evangelho.


Peça às crianças que compartilhem coisas que aprenderam sobre Moisés na Primária ou em casa nas últimas semanas. Se necessário, mostre imagens de eventos da vida de Moisés para ajudá-las a se lembrar. Diga a elas que hoje você vai falar sobre coisas que Moisés ensinou no final de sua vida na Terra.


Princípio 1: Posso amar ao Senhor com todo o meu coração. Deuteronômio 6:5


Moisés ensinou aos filhos de Israel que deveriam amar ao Senhor de todo o coração, alma e poder. Pense em maneiras de ajudar as crianças a quem você ensina a aumentar seu amor pelo Pai Celestial e pelo Salvador.


Atividades sugeridas

  • Desenhe no quadro um coração, o contorno de um corpo e um braço forte. Leia Deuteronômio 6:5 e aponte para as gravuras ao ler as palavras “coração”, “alma” e “poder”. Peça às crianças que se revezem apontando para as gravuras enquanto a classe repete a passagem com você.

  • Cantem uma música sobre o amor de Deus, como “Meu Pai Celestial me tem afeição” (Músicas para Crianças, pp. 16–17). Ajude as crianças a encontrarem palavras na música que mostrem que o Pai Celestial nos ama. Ajude-as a pensar em maneiras de mostrar que O amamos também.





Princípio 2: As escrituras são a palavra de Deus. Deuteronômio 6:6–9

O conselho em Deuteronômio 6:6–9 tinha o objetivo de ajudar os israelitas a “[guardarem-se] para que não [se esquecessem] do Senhor” e de Sua palavra (versículo 12). Como você pode ajudar as crianças a tornarem as escrituras uma parte consistente da vida delas?


Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que esconda um exemplar das escrituras na sala enquanto as outras crianças fecham os olhos. Em seguida, peça às crianças que abram os olhos e tentem encontrar as escrituras. Usando frases-chave de Deuteronômio 6:6–9, diga às crianças que Moisés pediu aos israelitas que colocassem passagens das escrituras em lugares onde as veriam e aprenderiam com elas todos os dias. Ajude as crianças a pensarem em lugares em sua casa nos quais poderiam colocar as escrituras para vê-las todos os dias.

Segue um caça às escrituras usando as passagens de escrituras sugeridas.


Aqui estão marcadores de escrituras para premiar as crianças após a caçada.


Aqui está um gráfico de leitura das escrituras, se preferir dar as crianças. Vocês podem imprimir os livros de Mórmons em papel adesivo, para acompanhar a leitura colando os adesivos no gráfico.


  • Cante uma música sobre as escrituras, como “Ler, ponderar e orar” (Músicas para Crianças, p. 66). Preste testemunho de que as escrituras são a palavra de Deus e conte às crianças como elas abençoam sua vida.




Posso guardar a palavra de Deus em meu coração. Deuteronômio 6:6–9

Moisés ensinou que devemos guardar a palavra de Deus em nosso coração e deu aos israelitas conselhos sobre como manter a palavra de Deus constantemente diante deles. Como você vai incentivar as crianças a aprenderem com a palavra de Deus diariamente?


Atividades sugeridas


Podem usar a mesma atividade, só precisa esconder em lugares mais difíceis para as crianças maiores. Também há marcadores acima, para o prêmio no final.

  • No quadro, escreva palavras e frases de Deuteronômio 6:6–9 que indiquem quando e como os israelitas deveriam se lembrar da palavra de Deus (como assentado, andando, deitando-te, mão e casa). Peça às crianças que procurem essas palavras nos versículos. O que essas palavras ensinam sobre como podemos tornar as escrituras parte de nossa vida cotidiana? Pergunte às crianças o que podem fazer para lembrar da palavra de Deus em sua vida diária.

  • Dê a cada criança uma folha de papel e peça a elas que escrevam uma frase de Deuteronômio 6 que seja significativa para elas. Peça a elas que expliquem por que escolheram tal frase. Sugira que enfeitem o papel e o pendurem em algum lugar de casa para lembrá-lo. Incentive as crianças a escreverem outras frases que encontrarem nas escrituras e também pendurá-las.


Princípio 3: Os profetas nos ensinam sobre Jesus Cristo. Deuteronômio 18:15–18

Moisés profetizou que Jesus Cristo viria e que deveríamos ouvir as palavras que Jesus ensinaria.


Atividades sugeridas

  • Ajude uma das crianças a ler Deuteronômio 18:18 e diga a elas que Jesus Cristo é o profeta como Moisés que seria levantado por Deus. Para ajudar as crianças a ver como Moisés e Jesus são semelhantes, traga gravuras de coisas que Moisés e Jesus Cristo fizeram e deixe que as crianças as relacionem. Por exemplo, você pode trazer gravuras de Moisés e Jesus ordenando outras pessoas e ensinando (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 15, nº 16, nº 38 e nº 39).


  • Mostre às crianças uma fotografia de nosso profeta hoje e compartilhe algo que ele ensinou sobre o Salvador. Peça às crianças que façam um desenho do profeta para compartilhar com a família.


Princípio 4: Posso servir com alegria aos necessitados. Deuteronômio 15:7–11

Os ensinamentos de Deuteronômio 15:7–11 podem ajudar as crianças a compreenderem que ajudar outras pessoas envolve mais do que apenas ações. É algo que deve ser feito de boa vontade.


Este vídeo nos mostra como podemos servir de boa vontade.


Atividades sugeridas

  • Escreva Quem?, Por quê? e Como? no quadro. Peça às crianças que leiam Deuteronômio 15:7–11 para descobrir quem devemos ajudar, por que devemos ajudá-los e como nosso coração deve se sentir ao ajudá-los. Peça a elas que escrevam no quadro o que encontraram. Cantem uma música que reforce a mensagem nesses versículos, como “Neste mundo” (Hinos, nº 136).


  • Peça às crianças que pensem em alguém que poderiam ajudar — especialmente em sua própria família. Dê-lhes tempo para escreverem o que farão esta semana para ajudar essa pessoa. Se possível, faça planos para ajudar alguém necessitado com a classe.



Princípio 5: O cumprimento de meus convênios traz grandes bênçãos. Deuteronômio 30:8–10

Como os filhos de Israel, precisamos de lembretes constantes de que devemos viver nossos convênios. Ler Deuteronômio 30:8–10 pode ajudar as crianças a compreenderem melhor o que é um convênio e inspirá-las a guardá-los.


Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças o que é um convênio (se precisarem de ajuda, sugira a definição de “Convênio” no Guia para Estudo das Escrituras, scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Desenhe uma tabela com duas colunas no quadro com estes cabeçalhos: Promessas dos israelitas e Promessas de Deus. Peça às crianças que leiam Deuteronômio 30:8–10 e completem os espaços em branco. (Se necessário, ajude as crianças a entender o significado das frases no versículo 9.) Preste testemunho das bênçãos que você recebeu por guardar seus convênios.

  • Peça às crianças que façam uma lista no quadro das promessas que fazemos no batismo e das promessas que o Pai Celestial nos faz (ver Doutrina e Convênios 20:37, 77). O que podemos fazer para nos lembrar do Salvador e guardar nossos convênios?





Segue o vídeo da história da semana sobre um menininho que gostava de colecionar pedras! Um dia, quando estava procurando novas rochas, encontrou uma grande surpresa! Vamos ver o que ele encontrou?!



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

8.417 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page