top of page

Lição: 4 a 10 de Abril [Êxodo 14-17]

Atualizado: 9 de ago. de 2022

“Estai quietos, e vede o livramento do Senhor”




Os israelitas estavam presos. O Mar Vermelho estava de um lado, e o exército do Faraó avançava do outro. A fuga deles do Egito, ao que parecia, duraria pouco. Deus é realmente muito poderoso! Poderoso o suficiente para vencer o pecado, a morte, nos salvar, nos redimir, nos ressuscitar, nos purificar de nossos pecados e nos dar a vida eterna! Em todas as escrituras, podemos encontrar histórias em que Deus mostrou seu poder para nós. Esta semana, veremos um dos acontecimentos grandiosos do poder de Deus, nessa história tão surpreendente e marcante na trajetória de Moisés, a divisão do Mar Vermelho!


(Clique na imagem)



Princípio 1: O Senhor libertou Moisés e seu povo. Êxodo 14:5–22


Abrir o Mar Vermelho foi um milagre e mostrou a Moisés e aos israelitas como o Senhor é poderoso. Conhecer Seu poder pode ajudar as crianças a confiar Nele.


Atividades sugeridas

  • Pense em maneiras de contar a história dos israelitas cruzando o Mar Vermelho de uma forma interessante e inesquecível. Por exemplo, você ou outro membro da ala pode se vestir como Moisés e contar a história de Êxodo 14:5, 9–10, 13–16, 19–22.

Se vocês quiserem, podem usar a máscara de Moisés usada anteriormente:

(Clique na imagem para acessar a página para impressão)


  • As crianças podem fingir que as cadeiras são o Mar Vermelho e podem seguir a pessoa que está interpretando Moisés enquanto ele caminha entre elas. Ou as crianças podem fingir ser a água e se moverem para os lados da sala em dois grupos quando Moisés as divide. Reforce que o Senhor deu a Moisés o poder de dividir o mar para que os israelitas pudessem se libertar do cativeiro.

Aqui está um livro para colorir/atividades que as crianças podem levar para casa para revisar o que aprenderam na aula.





  • Peça às crianças que pintem a página de atividade enquanto você revê com elas a história de Êxodo 14:5–22. Depois elas podem trabalhar juntas para contar a história usando a página de atividade.


Posso aprender a sempre seguir o Espírito. Êxodo 14:5–22


Moisés sabia por revelação como guiar os israelitas através do Mar Vermelho (ver Doutrina e Convênios 8:2–3). De que maneira essa história ajuda as crianças de sua classe a colocar em prática a revelação pessoal?


Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura de Moisés abrindo o Mar Vermelho no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Peça às crianças que examinem Êxodo 14:5–22 e contem o que sabem sobre a história. O que Doutrina e Convênios 8:2–3 acrescenta a nosso entendimento dessa história? Conte uma experiência em que o Espírito Santo disse algo em sua mente e seu coração e peça às crianças que falem sobre suas experiências.

Aqui está uma atividade de classificação que pode ajudar a ensinar esse conceito.

(Clique na imagem para acessar a página para impressão.)



  • Lembre às crianças a história de Néfi seguindo o Espírito quando foi buscar as placas de latão (ver 1 Néfi 4:1–6). Ajude-as a entender que Moisés também teve que seguir o Espírito quando conduziu seu povo através do Mar Vermelho. Ajude as crianças a escrever uma nova estrofe para “Néfi era valente” (Músicas para Crianças, pp. 64–65) sobre como o Senhor proveu um meio para Moisés quando ele mostrou coragem e seguiu o Espírito. Cantem a nova estrofe juntos.



Princípio 2: O Senhor proverá minhas necessidades. Êxodo 15:23–25; 16:14–15; 17:1–6


Os relatos do Senhor fornecendo comida e água para os israelitas no deserto nos ensinam que ele pode prover nossas necessidades. Reflita sobre o que você pode fazer para envolver as crianças no aprendizado dessas histórias.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a encenarem os acontecimentos de Êxodo 15:23–25; 16:14–15; 17:1–6, fingindo serem Moisés e os israelitas. Se possível, leve um objeto para ajudar a contar cada história, como um galho (para purificar a água de Mara), um jarro ou pote (para encher com maná) e uma vareta e pedra (para a água em Horebe). De que maneira Deus cuidou dos israelitas? Como Ele cuida de nós todos os dias?

(Clique na imagem)


Se nos voltarmos a Jesus Cristo, Ele pode nos ajudar durante os momentos difíceis da vida, assim como ajudou os filhos de Israel.


Atividades sugeridas

  • Divida a classe em pares ou em grupos pequenos e designe a cada grupo que leia uma das seguintes passagens: Êxodo 15:23–25; 16:14–15; 17:1–6. Peça às crianças de cada grupo que façam desenhos representando o que leram nesses versículos e depois peça aos outros alunos que adivinhem o que elas desenharam. Ajude as crianças a identificar o que essas histórias ensinam sobre Jesus Cristo. Que provações as pessoas têm atualmente? De que maneira o Pai Celestial e Jesus Cristo nos ajudam com nossas provações?

  • Enquanto revê essas histórias, pergunte às crianças por que o pão e a água eram tão importantes para os filhos de Israel? O que teria acontecido se eles não tivessem conseguido estas coisas? Ajude as crianças a entender que o pão e a água do sacramento são espiritualmente necessários para nós (ver João 4:13–14; 6:35, 48–51). Você pode pedir às crianças que compartilhem seus sentimentos a respeito do sacramento.

Aqui está uma lição com objetos associada a essas escrituras.



Princípio 3: Posso apoiar o profeta. Êxodo 17:8–16


A história de Aarão e Hur erguendo as mãos do profeta Moisés pode ser comparada a nossos esforços para apoiar nosso profeta atual.


Atividades sugeridas

  • Convide três crianças a irem à frente da classe para representarem Moisés, Aarão e Hur enquanto você conta a história de Êxodo 17:8–16. O que podemos fazer hoje para ajudar nosso profeta, assim como Aarão e Hur ajudaram o profeta Moisés?

  • Mostre a gravura do profeta atual e peça às crianças que digam quem ele é. Ajude as crianças a se lembrarem de algumas coisas que o profeta nos ensinou recentemente. Peça às crianças que contem de que maneira elas estão seguindo o profeta. Cantem juntos algumas estrofes de “Segue o profeta”, inclusive a última estrofe (Músicas para Crianças, pp. 58–59).



Somos abençoados quando apoiamos os líderes da Igreja. Êxodo 17:8–16


Os filhos de Israel foram vitoriosos na batalha contra Amaleque somente quando Moisés teve suas mãos erguidas no ar. O que podemos aprender sobre apoiar nossos líderes com essa história?


Atividades sugeridas

  • Para ajudar as crianças a rever a história de Êxodo 17:8–16, escreva no quadro: Quem ajudou Moisés durante a batalha? O que eles fizeram? Qual foi o resultado? Peça às crianças que procurem as respostas nos versículos. O que essa história ensina sobre como podemos ajudar o reino de Deus a ser bem-sucedido? O que podemos fazer para apoiar e seguir os líderes da Igreja?


Aqui está um vídeo sobre essa escritura, não é da Igreja, mas eles fazem um trabalho muito bom.



  • Peça às crianças que leiam Êxodo 17:8–16 e façam um desenho do que leram. Incentive-as a escrever no desenho uma mensagem que aprenderam com a história. Por que ela é uma mensagem importante para nós atualmente?


Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em English (Inglês) (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em English (Inglês) e Português, quando retornarmos com os materiais em Español (Espanhol) será comunicado!


Segue o vídeo da historinha da semana sobre Moisés e o Mar Vermelho! Ouça o que Moisés diz quando os israelitas estão presos! Você acha que Moisés estava com medo? Ou você acha que Moisés confiou em Deus?



Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

9.188 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page