top of page

Lição: 21–27 de Março [ Êxodo 1–6]

Atualizado: 28 de mar. de 2023

“E me lembrei do meu convênio”






Nesta semana aprenderemos que o Senhor nos conduz cuidadosamente até realizarmos Seus propósitos e todos somos Filhos especiais Dele! Conheceremos um pouco mais sobre o profeta "tirado das águas", Moisés! Quem poderia imaginar, que um bebê tão pequenino faria algo tão extraordinário no futuro? O Senhor sabia quem ele realmente era e quem poderia se tornar. Com Moisés aprenderemos que podemos passar por situações bem difíceis, algumas até aparentemente impossíveis de superar, mas SE confiarmos no Senhor e cumprirmos nossas promessas e vivermos Suas leis e Seus mandamentos Ele nos ajudará. Veremos que o primeiro passo é sermos reverentes, para conseguirmos ouvir o que O Senhor tem a dizer para nós. Esta lição nos convida a pensar: como temos enfrentado nossos desafios? Com o coração confiante ou duvidoso?



Baixe os arquivos em PDF clicando em "BAIXE AQUI" logo abaixo de cada imagem representativa da atividade. Ao abrir o PDF pelo computador (PC) tem a opção no canto superior de fazer o download (baixar) ou imprimir. Pelo celular basta clicar em "BAIXE AQUI" e em seguida verificar sua pasta de download que o arquivo estará lá!


Mostre vários objetos que se relacionem com os relatos nesses capítulos — por exemplo, um cesto grande ou um boneco bebê. Peça às crianças que usem esses objetos para contarem sua parte favorita da história de Moisés.



Princípio1: Deus pode trabalhar por meu intermédio para realizar Seus propósitos. Êxodo 1–2


Moisés teve um papel muito importante na libertação de Israel do cativeiro. Mas ele não conseguiria realizar isso se sua mãe, sua irmã, a filha do Faraó e outras mulheres fiéis não o tivessem protegido e zelado por ele.


Atividades sugeridas

  • Use a página de atividade desta semana e “O bebê Moisés” (em Histórias do Velho Testamento) para dizer às crianças como Joquebede (mãe de Moisés), Miriã (sua irmã) e a filha do Faraó cuidaram de Moisés. Enfatize que, graças a essas e outras mulheres fiéis, Moisés se manteve a salvo e um dia conduziria os filhos de Israel a um lugar seguro. Peça às crianças que façam um desenho de pessoas que cuidam delas.

  • Para as crianças maiores (VALOROSOS) Use a página de atividade desta semana e Êxodo 1:22; 2:1–10 para resumir a história da infância de Moisés. Leia as referências de escrituras na página de atividade e pergunte às crianças o que cada uma das mulheres fez para proteger a vida de Moisés.



Aqui está um "mural da fama" com um lugar para alguém que os ama.


  • Cantem juntos uma música sobre serviço, como “O riachinho faz” (Músicas para Crianças, p. 116). Ajude as crianças a pensar em coisas simples que podem fazer para ajudar as pessoas no lar, na igreja e na escola.


  • Para as crianças maiores (VALOROSOS) Fale para as crianças sobre as pessoas que você admira devido à fidelidade delas em servir a Deus e às pessoas ao seu redor mesmo quando servem com pequenos gestos. Convide as crianças a falar sobre as pessoas que conhecem que serviram fielmente a Deus e a outras pessoas. Qual é a nossa parte na obra de Deus?


Princípio 2: Jesus me ajudará a fazer coisas boas. Êxodo 3


Moisés ficou preocupado se conseguiria libertar os israelitas do Egito. Mas o Senhor prometeu que iria ajudar Moisés. Ajude as crianças a adquirir fé de que o Salvador as ajudará também.


Atividades sugeridas

  • Conte às crianças sobre como o Senhor deu a Moisés um trabalho importante para fazer. Leia versículos selecionados de Êxodo 3, ou leia “O profeta Moisés” (em Histórias do Velho Testamento). Conte-lhes como Moisés se sentiu (ver Êxodo 3:6, 11) e o que o Senhor disse a ele (ver os versículos 12 e 14). Peça às crianças que repitam com você a frase “Certamente eu serei contigo”, e conte sobre uma ocasião em que o Senhor esteve com você quando teve algo importante a fazer por Ele.


  • Ajude as crianças a pensar em situações em que podem ser solicitadas a fazer algo que parece difícil. Explique-lhes que, assim como Jesus ajudou Moisés, Ele também vai ajudá-las. Cante uma música sobre como Jesus nos ajuda, como “Quero andar com Cristo” (ChurchofJesusChrist.org). Preste testemunho de que o Senhor vai nos ajudar quando sentirmos preocupação ou medo.



  • Recorte corações de papel e escreva neles as maneiras pelas quais o Senhor ajuda as crianças. Coloque os corações no chão com a parte escrita virada para baixo. Peça às crianças que se revezem na escolha dos corações e ajude-as a ler o que está escrito neles.

Você pode imprimir em papel cartão de cores diferentes.




O Senhor me ajudará a realizar Sua vontade. Êxodo 3–4


Moisés se sentiu inadequado para seu chamado, mas o Senhor prometeu que Ele estaria com Moisés e o ajudaria. De que forma esse relato pode inspirar as crianças que você ensina?


Atividades sugeridas

  • Usando o relato em Êxodo 3 e 4:1–17, deixe que as crianças se revezem fingindo ser Moisés. Se possível, traga objetos para usarem, como uma lanterna e uma planta para representar a sarça ardente.

Aqui está uma máscara que as crianças podem usar enquanto se revezam agindo como Moisés.

  • Peça às crianças que leiam Êxodo 3:11; 4:1, 10 e identifiquem como Moisés se sentiu ao pedir ao Faraó que deixasse os israelitas partirem. Quando elas tiveram sentimentos semelhantes? Que conselho as crianças poderiam dar a Moisés para ajudá-lo? Ajude-as a descobrir como o Senhor incentivou Moisés (ver Êxodo 3:12; 4:2–9, 11–12).


  • .Compartilhe uma experiência em que sentiu que Deus o estava ajudando a cumprir um chamado ou servi-Lo de alguma maneira. Peça às crianças que relatem uma ocasião em que o Senhor as ajudou.


Princípio 3: Posso ser reverente em lugares santos. Êxodo 3:1–5


Use a história de Moisés e a sarça ardente para ajudar as crianças a entender por que tratamos as coisas sagradas com reverência.

Atividades sugeridas

  • Leia Êxodo 3:1–5 e explique-lhes que Moisés mostrou reverência tirando seus sapatos. O que fazemos para mostrar reverência na igreja? Cante uma música sobre reverência, como “Reverência é amor” (Músicas para Crianças, p. 12). Ajude as crianças a identificar as palavras na música que nos ensinam como demonstramos reverência. Por que o Senhor deseja que sejamos reverentes?


  • Mostre algumas gravuras de situações em que devemos ser reverentes e em que não precisamos ser reverentes, como uma reunião sacramental, uma oração, um parque e uma festa de aniversário. Peça às crianças que coloquem as gravuras em ordem para mostrar onde devemos ser reverentes.


  • Peça às crianças que façam desenhos de si mesmas e aponte para os desenhos ao debater maneiras pelas quais podemos ser reverentes com diferentes partes de nosso corpo, tais como olhos, ouvidos, boca, mãos e pés.


Para crianças maiores (VALOROSOS) O Senhor pediu a Moisés que tirasse os sapatos na sarça ardente como um sinal de respeito e reverência. Como você pode usar esse relato para ensinar as crianças sobre reverência?

Aula de Objetos!


Passe um pedaço de pão branco pela classe algumas vezes. Deixe as crianças sentarem nele, andarem sobre ele ou jogá-lo na garagem (pode querer ter um prato disponível para ajudar a controlar a bagunça). Depois de terem tratado muito mal o pão, segure o pão (ou pedaços do pão) e pergunte quem quer comê-lo. Como você trataria algo que você vai comer?


Em seguida, explique que há coisas especiais no evangelho que devem ser tratadas com respeito e amor ao ler Êxodo 3:1-5. Quais são algumas dessas coisas?


Atividades sugeridas

  • Leia Êxodo 3:1–5 e peça às crianças que façam um resumo desses versículos com suas próprias palavras. O que podemos fazer para mostrar reverência em lugares santos, como na igreja ou no templo? Ajude as crianças a criar “saquinhos de reverência” para levarem para casa com tiras de papel com ideias sobre como ser reverentes. Peça-lhes que compartilhem essas ideias com seus familiares.


  • Cantem juntos uma música sobre reverência, como “Reverência é amor” (Músicas para Crianças, p. 12), e peça às crianças que escrevam e compartilhem a definição de reverência com base na letra da música.



  • Use a gravura Jesus Purifica o Templo (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 51) para contar a história de Mateus 21:12–13. Como a atitude de Moisés em Êxodo 3:1–5 foi diferente da atitude dos cambistas? Por que o Salvador quer que tratemos as coisas sagradas com reverência?



Animação para um cineminha em casa com as crianças, sobre a história de Moisés!


Clique na imagem para acessar os Cartões de heróis das escrituras! Fonte: Meu Amigo/Abril. Ano: 2022.


Aqui está o vídeo da historinha da semana sobre três mulheres que protegeram e cuidaram de

Moisés quando ele era bebê! Veja se você consegue se lembrar quem são as três mulheres!”



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

12.403 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page