top of page

Lição: 15 a 21 de Agosto [Salmos 49-51; 61-66; 69-72; 77-78; 85-86]

“Eu contarei o que Ele tem feito à minha alma”





Nos Salmos dessa semana, iremos testificar e fortalecer nosso testemunho sobre o Salvador. Veremos que quando fazemos escolhas erradas, Jesus Cristo pode nos ajudar a mudar, que o arrependimento é uma mudança, e que o Senhor quer nos perdoar. Que ao compartilhar nosso testemunho do Senhor, pode ajudar outras pessoas. Veremos que o Pai Celestial ouve e responde as nossas orações. As escrituras fortalecem nossa fé em Jesus Cristo, nos ajudando a lembrar de Suas Obras e depositar nossas esperenças no Salvador! Segue o vídeo do resumo da semana:




Compartilhe com as crianças um versículo de um salmo, um hino ou uma música infantil que o ajuda a sentir o amor do Salvador. Dê a cada criança a oportunidade de fazer o mesmo.



Princípio 1: Quando faço uma escolha errada, Jesus Cristo pode me ajudar a mudar. Salmos 51:10


Ajude as crianças a compreender que os erros fazem parte da vida mortal e que podemos receber ajuda de Jesus Cristo para superá-los.


Atividades sugeridas

  • Conte uma história simples, de sua vida, das revistas Meu Amigo ou Liahona, sobre uma criança que fez uma escolha errada, mas recebeu a ajuda do Salvador para ser melhor. Leia Salmos 51:10 e compartilhe a alegria que você sente quando o Salvador o ajuda a ter “um coração puro” e “um espírito reto”.


Aqui está uma história da revista "Meu Amigo" agosto 2022:


Aqui está uma atividade que podem fazer de uma lição antiga. Apenas clique na imagem para acessar a página.


  • Mostre às crianças a página de atividades da semana. Aponte para cada gravura e peça às crianças que descrevam o que estão vendo. Leia as legendas para ajudar as crianças a aprender sobre o arrependimento e o perdão.



O arrependimento é uma mudança de coração. Salmos 51


Salmos 51 contém diversas verdades sobre o arrependimento. Como você vai ajudar as crianças a descobrirem essas verdades?


Atividades sugeridas

  • Designe cada criança a ler uma das referências de escritura encontradas na página de atividades desta semana. Peça-lhes que encontrem palavras que ensinem a elas algo sobre o arrependimento. Deixe que elas escrevam as palavras no quadro. Depois que todas compartilharem, pergunte como elas responderiam a um amigo que perguntasse: “O que significa se arrepender?”

Leia Salmos 51:1-19. Ao ouvir, pinte os corações que contêm as palavras ou frases que você ouvir nas escrituras, que descrevem um coração mudado. Nem todos os corações serão coloridos.


  • Desenhe um coração no quadro. Peça às crianças que mencionem alguns pecados que Satanás tenta nos fazer cometer. Escreva esses pecados dentro do coração. Peça às crianças que encontrem a palavra coração em Salmos 51:10, 17. O que esses versículos nos ensinam sobre o arrependimento? (Ver também versículo 6.)

  • Ajude as crianças a compreenderem que, mesmo que paremos de cometer pecados, nosso coração precisa mudar para que nos arrependamos. Peça às crianças que apaguem os pecados do coração no quadro e escrevam novas palavras que descrevam a mudança que acontece em nosso coração quando nos arrependemos. Preste testemunho de que Deus pode “[criar] em [nós] um coração puro” quando nos arrependemos (versículo 10).

Aqui está um coração que podem imprimir e plastificar, ou cobrir com fita adesiva e desenhar com marcador de apagar a seco e limpar.


Aqui está um vídeo sobre arrependimento e perdão:



Princípio 2: Posso falar de Jesus Cristo para outras pessoas. Salmos 71:8


As palavras cheias de fé de uma criança têm o poder único de tocar o coração. Ajude as crianças a desenvolver a confiança de que o testemunho delas a respeito de Jesus Cristo pode ajudar outras pessoas.


Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças Salmos 71:8 e desenhe uma boca grande no quadro. Peça-lhes que o ajudem a “[encher]” a boca com coisas que podemos contar aos outros sobre Jesus Cristo.




Vocês podem cortar o papel extra e fazer com que as crianças adicionem algumas de suas próprias fotos na boca.

  • Entregue à classe uma gravura de Jesus Cristo. Peça às crianças que se revezem segurando a gravura e dizendo algo que sabem sobre Ele. O que Ele fez por nós? (As gravuras no Livro de Gravuras do Evangelho podem dar algumas ideias.)



Princípio 3: O Pai Celestial ouve e responde às minhas orações. Salmos 86:7


Muitos dos salmos são como orações a Deus em busca de ajuda, orientação ou proteção. Pense em como você pode ajudar as crianças a fortalecerem a fé de que o Pai Celestial as ouve e responde quando oram.


Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças como elas conversam com pessoas que moram longe. Mostre-lhes coisas que podemos usar para nos comunicar, como um telefone ou uma carta. Leia Salmos 86:7 para elas. Como podemos “[clamar]” ao Pai Celestial? Como Ele nos responde?

Será divertido experimentar com os copos de telefone. Em seguida, pergunte-lhes o que precisamos fazer para falar com nosso Pai Celestial.


  • Peça que as crianças encenem coisas que fazem todos os dias, como acordar, tomar o desjejum, sair para a escola ou ir dormir. Ajude-as a encontrar horários durante o dia em que possam orar ao Pai Celestial. Testifique-lhes que podemos orar a Ele a qualquer hora e Ele sempre nos ouvirá.


  • Cantem juntos uma música sobre oração, como “Oração de uma criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7). Conte sobre uma ocasião em que Deus respondeu às suas orações.

Segue os passos da oração:

Aqui está um gráfico de oração:



Princípio 4: “Eu me lembrarei das obras do Senhor.” Salmos 77:11


As escrituras podem fortalecer nossa fé em Jesus Cristo, ajudando-nos a lembrar de Suas “maravilhas da antiguidade”.


Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças Salmos 77:11 e diga a elas como você tenta “[lembrar-se] das obras do Senhor”, incluindo as obras Dele em sua vida. Peça às crianças que façam desenhos para ajudá-las a lembrar das grandes coisas que Ele fez.

  • Mostre gravuras deste livro, ou do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, para lembrar às crianças as histórias que elas aprenderam no Velho Testamento sobre as grandes coisas que o Senhor fez por Seu povo. Pergunte a elas de qual dessas histórias elas gostam mais e por quê.

Aqui está uma coleção de fotos, com as quais podem jogar um jogo de correspondência (memória), basta imprimir duas vezes a mesma página. E refletir sobre as histórias deste último ano.




“Eu me lembrarei das obras do Senhor.” Salmos 66:16; 77:11; 78:7


Os israelitas ensinaram seus filhos sobre os milagres que Deus havia feito por eles para que “pusessem em Deus a sua esperança” (Salmos 78:7).


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que compartilhem algumas de suas histórias favoritas das escrituras (as gravuras do Livro de Gravuras do Evangelho podem ajudá-las a pensar em histórias). Por que elas gostam dessas histórias? O que essas histórias nos ensinam sobre o Senhor? Leiam juntos Salmos 77:11; 78:7. Por que é importante “[lembrar-se] das obras do Senhor”?

Se desejarem, podem usar essa mesma atividade adicionada acima:


  • Peça às crianças que leiam Salmos 66:16 e pensem ou escrevam as respostas para a seguinte pergunta: “O que o Senhor fez por minha alma?” Em seguida, deixe-as compartilhar as respostas delas se quiserem. O que podemos fazer para “[recordar] sempre” (Morôni 4:3; 5:2) o que o Senhor fez por nós?




Princípio 5: O Senhor quer perdoar. Salmos 86:5, 13, 15


Quando pecamos, Satanás quer que pensemos que o Senhor nunca nos perdoará. Ajude as crianças a edificarem sua fé de que o Senhor está “pronto a perdoar, e [é] abundante em benignidade” (Salmos 86:5).


Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura do Salvador (como alguma do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar) e pergunte às crianças que palavras usariam para descrevê-Lo. Peça-lhes que encontrem palavras que O descrevam em Salmos 86:5, 13, 15. Se necessário, explique o significado dessas palavras. O que poderíamos dizer a um amigo que acha que Deus fica zangado com ele quando peca?

  • Cante com as crianças uma música que você sinta que as ajudará a entender a natureza misericordiosa do Salvador, como “Assombro me causa” (Hinos, nº 112). Preste testemunho de que Jesus Cristo deseja nos perdoar.


Aqui está o vídeo da história da semana sobre um carro que ficou sujo e estava triste! Vejam se conseguem descobrir por que o carro estava triste.


Segue "videoaula" para as crianças:




Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

8.591 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page