top of page

Lição: 06 a 12 de Setembro [D&C 98-101]

Atualizado: 8 de set. de 2021

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”


Incentive as crianças a contarem algo que aprenderam em Doutrina e Convênios no lar ou na Primária. Pergunte o que elas mais gostaram de aprender em Doutrina e Convênios.


Princípio 1: Posso perdoar as pessoas que são rudes comigo.


O Senhor pediu aos santos que estavam sendo perseguidos no Condado de Jackson, Missouri, que perdoassem aqueles que os haviam prejudicado. Ao ensinar sobre a importância do perdão, certifique-se de que as crianças também compreendam que, se alguém as machucar, elas devem contar a um adulto de confiança.


Atividades Sugeridas:


  • Para ajudar as crianças a entender os desafios que os santos em Sião estavam enfrentando, conte a história do “Capítulo 34: Deus adverte o povo de Sião” (Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 128–131, ou mostre o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Leia Doutrina e Convênios 98:39–40 e peça às crianças que identifiquem o que o Senhor disse que os santos deveriam fazer quando seus inimigos pedissem perdão. Por que Jesus quer que perdoemos as pessoas mesmo aquelas que não são gentis conosco?


  • Coloque a foto de um rosto feliz em uma parede e um rosto triste na parede oposta. Compartilhe com as crianças diferentes situações em que alguém seja cruel (você pode encontrar algumas histórias no Amigo ou A Liahona ). Sugira maneiras de reagir às ações rudes e ajude as crianças a decidir se cada reação as deixaria felizes ou tristes. Peça às crianças que apontem para o rosto correspondente na parede.


Mesma ideia, mas peça às crianças que vejam o rosto para ficarem felizes ou tristes.





Aqui está um vídeo sobre perdão:




Princípio 2: Jesus Cristo pode me trazer paz.


Quando os santos estavam sendo perseguidos, o Senhor os consolou dizendo: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”. Pense em como esse conselho pode ajudar as crianças a quem você ensina.


Atividades sugeridas


  • Peça às crianças que fiquem se mexendo enquanto estão sentadas na cadeira. Peça que parem de se mexer quando você mostrar uma gravura do Salvador e falar: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Doutrina e Convênios 101:16). Repita essa atividade algumas vezes. Explique-lhes que, quando a vida estava difícil para os santos na época de Joseph Smith, Jesus queria que eles se acalmassem, confiassem Nele e não ficassem preocupados. Como Jesus nos ajuda quando estamos passando por uma dificuldade?


  • Cantem juntos uma música sobre reverência, como “Com amor, com fervor” (Músicas para Crianças, p. 11). Ajude as crianças a reconhecer os sentimentos de paz quando ficam calmas pensando em Jesus — por exemplo, quando estamos orando ou tomando o sacramento.


  • Ajude as crianças a completar a página de atividades desta semana. Enquanto colorem, diga-lhes que pensar em Jesus Cristo ajuda você a sentir paz mesmo em tempos difíceis.

Segue também tamanho maior e colorido para que possa usá-lo para ensinar sua lição!



Princípio 3: Minhas provações me ajudam a ser mais semelhante a Jesus Cristo.


À medida que enfrentarem desafios ao longo da vida, as crianças precisarão ter fé que o Salvador pode ajudá-las durante as provações e que essas provações “reverterão para o [seu] bem” (Doutrina e Convênios 98:3).


Atividades Sugeridas:


  • Peça às crianças que ajudem a fazer uma lista no quadro de alguns dos desafios que uma criança na idade delas pode enfrentar. Conte alguns dos desafios que os santos que moravam no condado de Jackson, Missouri, enfrentaram em 1833 (ver os capítulos 34 e 35 em Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 128–131, 132–134). Que conselhos elas dariam a uma criança que estivesse passando por essas dificuldades? Peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 98:1–3, 11–14 e identifiquem as orientações que o Senhor deu. Como elas podem seguir esses conselhos quando enfrentarem desafios como os que estão listados no quadro?


  • Pergunte às crianças se elas conseguem se lembrar de quando Jesus Cristo ou outra pessoa nas escrituras fez o que Doutrina e Convênios 98:23 ensina. Para dar um exemplo, mostre uma gravura de A Crucificação (como a do Livro de Gravuras do Evangelho, nº 57). Peça às crianças que contem o que sabem sobre a Crucificação do Salvador (ver Lucas 23). Peça-lhes que leiam Lucas 23:34. Como podemos seguir o exemplo de Jesus Cristo?



Princípio 4: Posso encontrar alegria por meio de Jesus Cristo.


A vida não foi feita para ser livre de dificuldades, mas você pode ajudar as crianças a descobrir que, ainda assim, elas podem encontrar alegria completa por meio de Jesus Cristo.


Atividades Sugeridas:


  • Coloque água em um copo. Peça às crianças que falem as coisas que o Salvador fez por nós para que tenhamos alegria; convide-as a colocar uma pequena pedra no copo para cada coisa que citarem, até que o copo fique cheio.

Aqui segue uma ideia de garrafas com pedrinhas para jogarem na água ao falarem sobre as coisas que o Salvador fez por nós. Podem selar as garrafas com fita adesiva para que as crianças possam brincar com as garrafas e não tenham que se preocupar com bagunça. Também podem marcar com um marcador permanente o nome das crianças nas garrafas!



Aqui estão algumas etiquetas que você pode adicionar à garrafa ou imprimir em P&B para cartões das escrituras para enviar para casa com seus filhos esta semana.



  • Leia com as crianças Doutrina e Convênios 101:36 e peça-lhes que identifiquem como podemos sentir uma alegria completa. Quais são algumas coisas que podemos fazer para “[buscar] (…) o Senhor” (versículo 38) e sentir a alegria que Ele deseja nos dar?



  • Explique-lhes que Doutrina e Convênios 101:23–32 ensina sobre como será a vida quando Jesus Cristo voltar. Enquanto leem juntos esses versículos, conversem sobre o que as crianças identificaram que nos trará alegria quando Ele voltar. Por que é útil saber dessas coisas quando estamos passando por momentos difíceis?

Quando algo dá errado, especialmente quando está fora do nosso controle, é normal sentir angústia. Podemos nos preocupar. Podemos até entrar em pânico. Podemos lutar contra isso e tentar colocar a situação sob nosso controle. Mas em momentos como este, o Salvador deseja que permaneçamos firmes. “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.” Não podemos ver o fim desde o início, mas Ele vê. Nós confiamos Nele?


A aula desta semana convida sua família a refletir sobre o que significa aquietai-vos e confiar em Deus. Assistam ao vídeo da historinha animada "Mãe sabe o que fazer | Uma história sobre como confiar em Deus"! E veja o que essas crianças estavam preocupadas e quem estava cuidando delas.




Com amor, Vem e Segue-Me Kids






2.819 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page