top of page

Lição: 8 a 14 de janeiro [1 Néfi 1–5]

“Eu irei e cumprirei”







O Livro de Mórmon começa com um relato de uma família de verdade que passava por dificuldades reais. Isso aconteceu em 600 a.C., mas existem coisas sobre esse relato que podem parecer comuns às famílias de hoje. Essa família vivia num mundo cada vez mais iníquo, mas o Senhor prometeu a eles que, se O seguissem, Ele os conduziria a um local seguro. Em sua jornada, tiveram bons e maus momentos, muitas bênçãos e milagres, mas também enfrentaram brigas e desentendimentos. Nas escrituras raramente encontramos um relato tão detalhado sobre uma família se esforçando para viver o evangelho: pais fazendo todo o possível para inspirar fé à sua família e se preocupando com sua segurança, filhos decidindo se vão ou não acreditar nos pais, e irmãos lidando com ciúmes e brigas — e, às vezes, perdoando uns aos outros. No geral, há poder nos exemplos de fé desta família imperfeita.




Princípio 1: Posso adquirir meu próprio testemunho. 1 Néfi 2:16


  • Como Néfi sabia que aquilo que seu pai havia ensinado era verdade? Ajude seus filhos a encontrar respostas para essa pergunta em 1 Néfi 2:16, 19. Eles também poderiam escrever as ações de Néfi em blocos ou outros objetos e depois construir algo com os objetos, o que pode levar a uma conversa sobre como essas ações nos ajudam a construir um testemunho.



Esta ideia é para as crianças menores construírem e falarem sobre as ações que ajudaram Néfi a edificar seu testemunho.



Aqui está uma sugestão para as crianças maiores. Elas podem estudar as escrituras e escrever/desenhar as ações que ajudaram Néfi a edificar Seu testemunho.



  • Mostre a seus filhos gravuras ou objetos que representem coisas sobre as quais eles podem procurar adquirir um testemunho, como um exemplar do Livro de Mórmon ou uma gravura de Jesus Cristo, um templo ou o profeta vivo. Convide-os a escolher algo e a compartilhar seu testemunho sobre essa coisa. Você também pode contar aos filhos como você adquiriu o seu testemunho. Por que precisamos de nosso próprio testemunho?


Segue algumas sugestões:

Vocês podem fazer com que seus alunos construam sua própria torre de testemunho.



Você pode anexar essas imagens em copos e pedir às crianças que compartilhem o que sabem sobre cada imagem enquanto as empilham. Depois, informe às crianças que elas acabaram de prestar testemunho das verdades do evangelho. Elogie-os por seu testemunho crescente, assim como Néfi , e peça-lhes que coloquem um menino ou uma menina no topo como toque final (:



OU Se você está procurando MOVIMENTO

Coloque essas figuras nas paredes da sala. Diga aos alunos que você vai fechar os olhos e contar até 10, quando chegar a dez eles precisam estar embaixo de uma das figuras. Então eles precisam lhe dizer o que sabem ou sentem sobre aquele objeto. Conte até 10 mais algumas vezes para que todos os alunos possam compartilhar seus sentimentos sobre cada imagem. Diga às crianças que elas acabaram de praticar prestar testemunho. Elogie-os por seu testemunho crescente.






Princípio 2: Deus vai me ajudar a guardar Seus mandamentos. 1 Néfi 3–4


  • Você pode usar esses recursos para ajudar seus filhos a entender como Deus ajudou Néfi a obter as placas de latão: 1 Néfi 3–4; a página de atividades desta semana; “Néfi era valente” (Músicas para Crianças, pp. 64–65); e “Capítulo 4: As Placas de Latão” (em Histórias do Livro de Mórmon, pp. 8–12).



Clique na página da atividade para o PDF no site da Igreja.



  • Você e seus filhos podem se divertir encenando 1 Néfi 3:2–7. Você poderia encenar o papel de Leí e pedir a seus filhos que retornassem a Jerusalém para pegar as placas de latão. Convide-os a responder com suas próprias palavras como se fossem Lamã e Lemuel ou Néfi. Quais são algumas coisas que Deus nos ordenou fazer? (Ver gravuras 103–115 no Livro de Gravuras do Evangelho ou Mosias 18:8–10 para mais ideias). Como podemos ser mais semelhantes a Néfi?


Façam duas cópias e joguem o jogo da memória, quando for feita uma combinação vocês podem conversar sobre esse mandamento. OU você pode ler as escrituras e pedir aos alunos que coloquem os mandamentos em ordem.



Segue máscaras para encenar:










Princípio 3: As escrituras são um grande tesouro. 1 Néfi 3:19–21; 5:19–22


  • As escrituras tinham grande importância para a família de Leí. Para ilustrar isso, peça a seus filhos que o ajudem a contar ou a encenar o que Néfi e seus irmãos fizeram para obter as placas de latão: viajaram uma longa distância, entregaram seu ouro e sua prata, e se esconderam em uma caverna para salvar sua vida. Em seguida, você poderia ler 1 Néfi 5:21 e falar sobre por que as escrituras eram tão valiosas para a família de Leí. Por que elas são valiosas para nós? Como podemos tratar as escrituras como se fossem um tesouro?






Princípio 4: O Espírito Santo vai me guiar se eu procurar fazer a vontade do Senhor. 1 Néfi 4:6


  • Depois de analisarem juntos em 1 Néfi 3 como Néfi e seus irmãos tentaram obter as placas de latão, leia com seus filhos 1 Néfi 4:6 para descobrir o que Néfi fez que enfim lhe permitiu ter sucesso. Peça a seus filhos que façam uma lista de coisas que o Senhor quer que façam. Como o Espírito Santo pode nos ajudar nessas situações?


Coisas divertidas

Ouça o Espírito Santo

Aqui uma ideia divertida da Revista Meu Amigo 2024. Ótima atividade de movimento. Clique na imagem.



Aqui um filme em animação para um cineminha com as crianças.




Videoaula desta semana está maravilhosa, não deixem de assistir isso ajuda muito os pequenos a compreender as escrituras(:




Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

11.865 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page