Lição: 19 a 25 de Maio [D&C 49-50]
- Joelma Bellini
- há 2 horas
- 4 min de leitura
“Aquilo que é de Deus é luz”

O Salvador é nosso “bom pastor” (Doutrina e Convênios 50:44). Ele sabe que, às vezes, as ovelhas se perdem e que há muitos perigos no deserto. Por isso, Ele nos conduz com amor à segurança de Sua doutrina. Ele nos afasta de perigos como “espíritos falsos, os quais saíram pela Terra enganando o mundo” (Doutrina e Convênios 50:2). Segui-Lo muitas vezes significa abandonar ideias ou tradições incorretas. Isso aconteceu com Leman Copley e outros em Ohio. Eles haviam aceitado o evangelho restaurado, mas ainda se apegavam a algumas crenças que simplesmente não eram corretas. Em Doutrina e Convênios 49, o Senhor declarou verdades que corrigiram as crenças anteriores de Leman sobre coisas como casamento e a Segunda Vinda do Salvador. Além disso, quando os conversos de Ohio “[receberam] espíritos que não [puderam] compreender”, o Senhor os ensinou como discernir as verdadeiras manifestações do Espírito (Doutrina e Convênios 50:15). O Bom Pastor é paciente conosco, Suas “criancinhas” que “[precisam crescer] em graça e no conhecimento da verdade” (Doutrina e Convênios 50:40).
Princípio 1: Posso seguir a Jesus Cristo. Doutrina e Convênios 49:12–14
Para ensinar a seus filhos os princípios contidos nesses versículos, prepare quatro pegadas de papel e quatro gravuras que representem a fé em Jesus Cristo, o arrependimento, o batismo e o recebimento do Espírito Santo (ver as gravuras na página de atividades desta semana). Seus filhos podem colocar as pegadas no chão com as gravuras ao lado delas. Depois, eles podem se revezar andando sobre as pegadas enquanto você lê Doutrina e Convênios 49:12–14. Ajude-os a entender que, quando fazemos as coisas representadas nessas gravuras, seguimos Jesus Cristo.
Para crianças menores, coloque as pegadas no chão e leia as escrituras enquanto as crianças caminham sobre elas. Em seguida, mostre as figuras nos (quadrados) e veja se elas conseguem associar as figuras às escrituras. Em seguida, caminhe sobre elas novamente.

Você também pode pedir a seus filhos que comparem Doutrina e Convênios 49:12–14 com Atos 2:38 e com a quarta regra de fé. Que semelhanças eles encontram? Por que essas verdades são importantes?
Para crianças maiores.
Desenhe os círculos, leia a escritura e adicione as figuras que se aplicam a eles. Em seguida, leia as outras escrituras e use as figuras que se aplicam a esses círculos.

Princípio 2: O casamento entre o homem e a mulher é essencial ao plano de Deus. Doutrina e Convênios 49:15–17
Para apresentar esses versículos, explique-lhes que os shakers eram um grupo religioso que acreditava que as pessoas não deviam se casar (ver o cabeçalho de Doutrina e Convênios 49). Peça a seus filhos que encontrem coisas que o Senhor ensinou sobre o casamento em Doutrina e Convênios 49:15–17. O que significa dizer que o “casamento foi instituído por Deus”? Talvez vocês possam ler juntos os três primeiros parágrafos de “A Família: Proclamação ao Mundo”. Em seguida, converse sobre por que o casamento e a família são importantes para o Pai Celestial.
Acho que este assunto é para as crianças maiores. Mas este post oferece ótimas ideias de atividades para ensinar crianças menores; clique na imagem para acessá-las.
Aqui estão algumas ideias para crianças maiores:
Eu não traduzi as palavras, pois me levaria muito tempo. Mas as crianças poderão encontrar as palavras e fazer a atividade da mesma forma.

Aqui está um jogo divertido em que os jogadores combinam os apóstolos desde os primeiros anos de casamento até a idade atual.

Princípio 3: “Aquilo que é de Deus é luz.” Doutrina e Convênios 50:23–25
Para apresentar Doutrina e Convênios 50:23–25, converse com seus filhos sobre a diferença entre a luz e a escuridão. Por que precisamos de luz? Vocês podem ler juntos o primeiro parágrafo de “Andar na luz de Deus”, Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas (página 17), bem como Doutrina e Convênios 50:23–25. Fale sobre como recebemos a luz de Deus e como podemos afastar as trevas. Vocês podem então cantar juntos uma música sobre a luz espiritual deles, como “Brilha” (Músicas para Crianças, p. 96).
Quando as crianças as colocarem na ordem correta, a escritura fará sentido. Alinhe-os (espalhe-os) e deixe que elas coloquem em ordem depois de você ler a escritura.


Ajude-as a pensar nas coisas boas que podem fazer para tornar sua luz espiritual mais brilhante.
Anexe essas figuras a bastões luminosos. Coloque-os em uma jarra, deixe uma criança escolher um e falar sobre como ele ajuda nossa luz espiritual a se tornar mais brilhante. Apague as luzes ou fechem as cortinas e quebre o bastão luminoso para que acenda. Depois que todos os bastões luminosos estiverem brilhando, preste seu testemunho sobre como guardar os mandamentos de Deus torna nossa luz mais brilhante.




Se quiserem enviar uma lembrança para crianças, você pode aproveitar esse tag pra ir junto.

Princípio 4: Jesus Cristo é meu Bom Pastor. Doutrina e Convênios 50:40–46
Depois de lerem juntos Doutrina e Convênios 50:40–46, você poderia mostrar a figura do Salvador no final deste esboço e fazer perguntas como: O que um pastor sente por Suas ovelhas? De que modo o Salvador pode ser comparado a um pastor para nós?
Escreva os nomes das crianças nas ovelhas e esconda-as pela sala. Quando estiver com as crianças, convide-as a circular pela sala para encontrá-las. Prepare-as para que encontrem apenas as ovelhas com seus nomes. Peça que levem suas ovelhas ao Pastor e leia a escritura.

EXTRA:
Clique na gravura para acessar a página der atividade:
Sugestão para o Berçário:
Clique na gravura para acessar a pasta dos materiais dessa lição.
Clique no link abaixo para acessar a lição no Manual do Berçário.
"Videoaula" da semana:
Atenção: não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio ou/e distribuição para as suas primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso a todos os recursos de nosso site. Os materiais das lições semanais são criados por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids