top of page

Lição: 6 a 12 de novembro [Hebreus 7–13]

“O sumo sacerdote dos bens futuros”






Essa semana continuando a carta de Paulo aos Hebreus, da comparação de Jesus a Moisés. Os capítulos que se seguem ensinam que o Sacerdócio de Melquisedeque é maior do que o Aarônico. Descrevem como as ordenanças mosaicas prepararam o povo para o ministério de Cristo e de que modo Jesus é o mediador do novo convênio. Os capítulos finais falam da exortação à diligência e à fidelidade, sobre a fé, traz advertências e saudações. Paulo sabia que os judeus conversos ao cristianismo estavam sofrendo severas perseguições em virtude de sua fé. Para encorajá-los a permanecer fiéis ao seu testemunho, relembrou a eles da longa tradição de crentes fiéis em sua história: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, José, Moisés, “uma tão grande nuvem de testemunhas” de que as promessas de Deus são reais e que merecem nossa esperança. Essa tradição é nossa também. Essa herança de fé compartilhada por todos aqueles que buscam a “Jesus [como o] autor e consumador da fé”. A lição dessa semana explica o que é FÉ e como as crianças demonstram fé em suas vidas e atividades diárias.



Princípio 1: O sacerdócio nos ajuda de muitas maneiras. Hebreus 7:1–6


Hebreus 7:1–6 provê uma oportunidade de apresentar às crianças as bênçãos do sacerdócio.


Atividades sugeridas


Esta é uma lição difícil para os Raios de Sol. Aqui está uma ideia onde as crianças dessa classe podem praticar o uso de suas pequenas habilidades motoras. Você pode incentivar as crianças a colocarem 9 moedas no cofrinho e uma no envelope.



Clique na imagem para ser levado ao site da igreja.



  • Explique resumidamente quem foi Abraão e use Hebreus 7:1–6 para ensinar que Abraão pagou dízimos a Melquisedeque (ver também Tradução de Joseph Smith, Gênesis 14:36–40, no apêndice da Bíblia). Explique que Melquisedeque portava o sacerdócio, que é o poder de Deus, e ele o usou para abençoar Abraão. As crianças talvez gostem de representar a história com elementos simples, como uma coroa e um envelope de dízimo.

Segue algumas opções.




  • Convide um portador do Sacerdócio Aarônico e um do Sacerdócio de Melquisedeque para visitar a classe e contar às crianças como eles usam o sacerdócio para abençoar as pessoas. Depois, mostre às crianças gravuras de diferentes ordenanças do sacerdócio (por exemplo, ver as gravuras nº 103 a nº 108 no Livro de Gravuras do Evangelho). Ajude as crianças a determinar qual sacerdócio é requerido para cada ordenança e dê cada gravura para o respectivo portador do sacerdócio segurar.


Os líderes da Igreja seguem o Salvador. Hebreus 7:1–4


Como você vai usar esses versículos para ajudar as crianças a compreender que as pessoas chamadas para servir na Igreja do Senhor devem ser fiéis e servir ao próximo como Jesus serviu?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Hebreus 7:1–2 e identifiquem os títulos usados para descrever Melquisedeque. Como esses títulos nos fazem lembrar de Jesus Cristo? Ajude-as a pensar em maneiras pelas quais Jesus era um “rei de paz”. Peça às crianças que falem sobre outros portadores do sacerdócio que também sejam um exemplo de como seguir o Salvador.

Recorte os pedaços ao lado da gravura de Jesus. Distribua-os aos seus alunos. Incentive-os a escrever títulos em Hebreus 7:1-2, não há problema se eles duplicarem (se precisar de mais peças, você pode cortá-las em pedaços menores para fazer um quebra-cabeça mais difícil). Mostre a gravura de Melquisedeque. e peça-lhes que coloquem as peças por cima da gravura, você pode colocar a última peça, que é Jesus, preste testemunho de como o sacerdócio representa nosso Salvador.



  • Conte uma experiência na qual sua fé no Salvador foi fortalecida devido ao serviço de um portador justo do sacerdócio. Ajude as crianças a pensar de que maneiras o sacerdócio as abençoou.



Princípio 2: Fé é acreditar em coisas que não podemos ver. Hebreus 11:1–32


Embora não possamos ver o Pai Celestial e Jesus Cristo, é possível desenvolvermos fé Neles e em Suas promessas, seguindo os exemplos das pessoas fiéis descritas em Hebreus 11.


Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura de Jesus. Espalhe pela sala vários objetos que representem “evidências” de que Ele é real mesmo que não possamos vê-Lo (como as escrituras, uma gravura da Primeira Visão e uma gravura da Terra). Peça às crianças que localizem os itens e depois falem sobre como cada item nos ajuda a ter fé que Jesus vive.


  • Traga um leque de papel e deixe as crianças se revezarem sentindo o vento que o leque faz no rosto delas. Ensine a elas que não podemos ver o ar, mas podemos senti-lo. Da mesma maneira, não podemos ver o Pai Celestial e Jesus Cristo, mas podemos sentir o amor Deles e ter fé que Eles são reais.

  • Conte a história de uma ou mais pessoas mencionadas em Hebreus 11:4–32. Você também pode encontrar histórias sobre essas pessoas em Histórias do Velho Testamento. O que essas pessoas fizeram para mostrar que tinham fé em algo que não podiam ver? Compartilhe algumas bênçãos que você recebeu devido à sua fé.

Aqui está uma música interativa sobre Fé.


O Pai Celestial recompensa as pessoas que têm fé. Hebreus 11


Hebreus 11 contém muitos exemplos de pessoas que foram abençoadas quando agiram com fé. Qual história seria mais inspiradora ou útil para seus alunos?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que façam uma lista no quadro do que aprendem sobre a fé em Hebreus 11:1–3, 6. Dê a cada criança o nome de alguém mencionado em Hebreus 11 e peça que leiam os versículos associados a essa pessoa. Peça que compartilhem pistas sobre essa pessoa, enquanto as outras crianças tentam adivinhar quem é. Como essas pessoas demonstraram fé? E como o Pai Celestial as recompensou? (Para obter gravuras dessas pessoas, veja a seção Velho Testamento do Livro de Gravuras do Evangelho.)

Você pode distribuí-los para os alunos. Eles podem se revezar na leitura e fazer com que as outras crianças adivinhem quem é.

  • Depois de lerem sobre alguns dos fiéis exemplos em Hebreus 11, peça às crianças que escrevam sobre uma pessoa que conheçam e que demonstrou fé. Peça a várias crianças que contem seus exemplos à classe.



Princípio 3: O Pai Celestial e Jesus Cristo nos ajudam e nunca Se afastam de nós. Hebreus 13:5–6


Que desafios as crianças estão enfrentando? Como a mensagem de Hebreus 13:5–6 vai ajudá-las?


Atividades sugeridas

  • Revise algumas histórias do Novo Testamento que as crianças aprenderam neste ano nas quais o Salvador ajudou as pessoas, como quando curou o homem com paralisia (ver Lucas 5:18–26) ou alimentou os 5 mil (ver Mateus 14:15–21). Ajude as crianças a memorizar a frase “O Senhor é o meu ajudador” (Hebreus 13:6).

  • Peça às crianças que façam um desenho de uma ocasião em que alguém as consolou quando sentiram medo. Leia Hebreus 13:5–6 para elas e preste testemunho de que o Pai Celestial nos ajuda e nunca Se afasta de nós. Ajude as crianças a recortar corações de papel grandes o suficiente para cobrir os desenhos. Quais são algumas coisas que nos ajudam a nos aproximar do Pai Celestial? Escrevam algumas dessas coisas no coração que recortaram.


  • Ensine às crianças uma música sobre como o Pai Celestial e Jesus nos amam e nos ajudam, como “Dize, Senhor” (Músicas para Crianças, p. 141). Como podemos saber que o Pai Celestial e Jesus Cristo estão perto de nós? Fale sobre uma ocasião em que você sentiu que “o Senhor [foi seu] ajudador”.



Princípio 4: O Senhor corrige ao que ama. Hebreus 12:5–11


Esses versículos ajudarão as crianças a compreender que o Pai Celestial, os pais e outras pessoas as corrigem porque as amam e querem que aprendam com seus erros.


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Hebreus 12:5–11 e peça às crianças que encontrem razões pelas quais o Pai Celestial nos corrige (repreende ou disciplina). O que isso nos ensina sobre o motivo de os pais terrenos também corrigirem seus filhos? Como devemos reagir a uma repreensão amorosa?

  • Conte exemplos de pessoas nas escrituras que foram corrigidas pelo Senhor e se arrependeram (por exemplo, ver 1 Néfi 16:25–27; Éter 2:13–15). De que maneira elas são bons exemplos dos princípios ensinados em Hebreus 12:5–11?

  • Depois de ler Hebreus 12:5–11, peça às crianças que escrevam algumas coisas de que vão se lembrar quando forem corrigidas devido a seus erros.


Videoaula dessa semana:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

6.602 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page