Lição: 12 a 18 de Maio [D&C 46-48]
- Joelma Bellini
- há 3 minutos
- 5 min de leitura
“Procurai com zelo os melhores dons”

Quando Parley P. Pratt, Oliver Cowdery, Ziba Peterson e Peter Whitmer Jr. saíram de Kirtland e continuaram a pregar o evangelho, deixaram mais de 100 novos membros da Igreja que tinham muito zelo, mas pouca experiência ou orientação. Eles não tinham manuais de instrução, reuniões de treinamento de liderança, transmissões da conferência geral — na verdade, não tinham exemplares suficientes do Livro de Mórmon em circulação. Muitos desses novos membros foram atraídos para o evangelho restaurado pela promessa de manifestações maravilhosas do Espírito, especialmente aquelas descritas no Novo Testamento. Mas muitos acharam difícil identificar as verdadeiras manifestações do Espírito. Ao ver a confusão, Joseph Smith orou pedindo ajuda. A resposta do Senhor é valiosa hoje em dia, em que as pessoas, com frequência, negam ou ignoram as coisas do Espírito. Ele reafirmou que as manifestações espirituais são reais. Ele também esclareceu o que são: dons de um Pai Celestial amoroso, “dados em benefício daqueles que [O] amam e guardam todos os [Seus] mandamentos e daqueles que procuram assim fazer”.
Princípio 1: Posso ajudar as pessoas a se sentirem acolhidas na Igreja. Doutrina e Convênios 46:2–6
Depois de ler Doutrina e Convênios 46:5 com seus filhos, converse sobre como o Salvador quer que as pessoas se sintam quando vão à Sua Igreja. Peça a seus filhos que imaginem que viram alguém na Igreja pela primeira vez. Ajude-os a praticar maneiras de ajudar essa pessoa a se sentir bem-vinda.

Você pode usar esses fantoches de dedo, usados algumas semanas atrás, para representar. Basta clicar na imagem para ser direcionado para a página.
Aqui estão alguns cartões que você pode imprimir, deixar as crianças colorirem e escrever mensagens para os amigos que você sente falta e que não foram à igreja.

Princípio 2: O Pai Celestial me concede dons espirituais para abençoar as pessoas. Doutrina e Convênios 46:7–26
Para ajudar seus filhos a aprender sobre os dons espirituais descritos em Doutrina e Convênios 46:13–26, considere esta ideia. Você pode escrever os dons em pedaços de papel e escondê-los pela sala. À medida que seus filhos encontrarem cada papel, ajude-os a encontrar onde esse dom é mencionado na seção 46. Para cada dom, converse com seus filhos sobre como ele é usado para abençoar outras pessoas (as descrições no “Capítulo 20: Dons do Espírito”, Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 77–80, podem ajudar).
Se tiverem idade suficiente, poderão separar os dons físicos dos dons espirituais.



Para crianças menores:

Fale com seus filhos sobre os dons que você acha que o Pai Celestial lhes deu e deixe-os mencionar os dons que eles percebem uns nos outros. De acordo com Doutrina e Convênios 46:8–9, 26, por que o Pai Celestial nos dá dons espirituais? Como podemos usar nossos dons para ajudar outras pessoas?
Algo que você pode fazer com sua classe, é perguntar aos pais com antecedência quais são os dons de seus filhos. Então, você pode escrever o que os pais disseram nos embrulhos de presentes com o nome de cada criança. Há um lugar para os nomes das crianças em uma etiqueta na frente, para que as crianças possam encontrar os seus próprios, então podem abri-los durante a lição e lê-los.
Imprima esses em um papel cartão, ou cole a folha impressa em uma cartolina pra deixar mais firme.

Princípio 3: Posso registrar minha história. Doutrina e Convênios 47:1, 3
Deixe que seus filhos descubram o que o Senhor queria que John Whitmer fizesse em Doutrina e Convênios 47:1, 3. Vocês também podem compartilhar uns com os outros suas histórias favoritas das escrituras. Saliente que conhecemos essas histórias porque alguém as registrou.
Aqui está um jogo divertido que você pode brincar enquanto aprende.


Considere como você pode inspirar seus filhos a registrarem suas histórias pessoais. Você pode compartilhar algumas entradas de seu diário pessoal ou uma história sobre um antepassado (ver FamilySearch.org ou o aplicativo Recordações). Você poderia dar algumas ideias do que escrever no diário como, por exemplo: “O que aconteceu esta semana que você gostaria que seus netos soubessem?” ou “De que modo você viu a mão do Senhor em sua vida esta semana?” As crianças pequenas podem fazer desenhos representando suas experiências, ou você pode gravar um áudio com as histórias delas. Que bênçãos recebemos por mantermos uma “história regular”? (Doutrina e Convênios 47:1.)
Segue um livreto:

Você pode adicionar esta página ao livreto acima, assista ao vídeo para ver como montar o livreto, adicionando esta página no meio do livreto.


Princípio 4: Posso ajudar as pessoas compartilhando o que me foi dado. Doutrina e Convênios 48:2–3
Ao ler Doutrina e Convênios 48:2–3 com seus filhos, talvez você precise explicar que as pessoas estavam chegando a Ohio vindas do Leste e não tinham um lugar para morar. O que o Senhor pediu que os santos fizessem para ajudar? Ajude seus filhos a pensar nas coisas que Deus lhes deu que podem compartilhar com outras pessoas. Você também pode cantar com eles uma música como “O riachinho faz” (Músicas para Crianças, pp. 116–117).
Você pode usar esses tags e colocar em alguma lembrança para a criança escolher e decidir compartilhar com alguém, podendo ser alguém de sua família ou até mesmo amigos. Para lembrar as crianças que o Pai Celestial espera que compartilhemos o que nos deu com aqueles que não tem.
IDEIA: Se você tem roupas e brinquedos extras dos seus filhos (que eles não usam mais), peça-os que juntem essas coisas, e explique-os que vocês doarão para alguma outra criança que precisa. Deixe que ele participe disso na hora que você for deixar na porta de alguém, ou em uma instituição.


Mostre esse vídeo as crianças:
EXTRA:
Clique na gravura para acessar a página der atividade:
Sugestão para o Berçário:
Clique na gravura para acessar a pasta dos materiais dessa lição.
Clique no link abaixo para acessar a lição no Manual do Berçário.
"Videoaula" da semana:
Atenção: não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio ou/e distribuição para as suas primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso a todos os recursos de nosso site. Os materiais das lições semanais são criados por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
Commentaires