Lição: 31 de Outubro a 6 de Novembro [Daniel 1–6]

“Não há outro Deus que possa livrar”






Essa semana no Vem, e Segue-Me, estudaremos o livro de Daniel, um profeta de Deus e homem de grande fé. Nada se sabe a respeito de seus progenitores, embora pareça haver sido de linhagem real. Daniel foi levado cativo para a Babilônia, onde recebeu o nome de Beltessazar. Ele e três outros jovens cativos recusaram a comida do rei por motivos religiosos. Daniel conquistou os favores de Nabucodonosor e de Dario, devido ao seu poder de interpretar sonhos, ele também leu e interpretou a escrita na parede. Os seus inimigos conspiraram contra ele e por isso foi lançado numa cova de leões, mas o Senhor preservou-lhe a vida. No livro de Daniel 1-6 contêm histórias a respeito de Daniel e seus três companheiros; O livro ensina a importância de ser fiel a Deus e ilustra como o Senhor abençoa os justos. Uma das principais contribuições do livro é a interpretação do sonho do rei Nabucodonosor, no qual o reino de Deus nos últimos dias é representado por uma pedra cortada de uma montanha. A pedra rolará até encher toda a Terra. Abaixo segue dois resumos da aula para essa semana:




OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cuja o tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Princípio 1: O Pai Celestial deseja que eu cuide de meu corpo. Daniel 1:1–17


Daniel e seus amigos recusaram a carne e o vinho que o rei lhes ofereceu porque queriam seguir os mandamentos de Deus e evitar prejudicar seu corpo. Hoje, a Palavra de Sabedoria nos ajuda a evitar substâncias que prejudicariam nosso corpo.


Atividades sugeridas

  • Compartilhe com as crianças “Daniel e seus amigos” (em Histórias do Velho Testamento), ou faça um resumo de Daniel 1:1–17. Peça às crianças que representem a história. Ajude-as a compreender como o Senhor abençoou Daniel e seus amigos por escolherem obedecer a Ele (ver versículo 17). Que bênçãos recebemos de Deus quando escolhemos o que é certo?


  • Mostre às crianças gravuras de coisas que a Palavra de Sabedoria nos ensina a comer ou usar e coisas que ela nos diz para não comer ou não usar (ver Doutrina e Convênios 89). Peça que as crianças façam de conta que estão comendo coisas boas e digam não às coisas ruins. Testifique que o Senhor nos abençoa quando cuidamos de nosso corpo. Cantem juntos uma música sobre como cuidar de nosso corpo, como “O Senhor deu-me um templo” (Músicas para Crianças, p. 73). O que essa canção nos ensina?

BAIXE AQUI




BAIXE AQUI MENINO

BAIXE AQUI MENINA


Aqui está um gráfico para as crianças colorirem as formas ao completarem as metas de saúde para cada dia.

BAIXE AQUI

BAIXE AQUI




Princípio 2: Deus vai me abençoar se eu escolher seguir Jesus Cristo. Daniel 1; 3; 6


O livro de Daniel contém histórias de pessoas que escolheram seguir os mandamentos de Deus mesmo quando era difícil. Como você pode ajudar as crianças a aprender com esses exemplos?


Atividades sugeridas

  • Encontre gravuras das histórias de Daniel 1, 3 e 6 (ver a página de atividades desta semana, o esboço da semana no Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar ou o Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 23, 25 e 26). Coloque as gravuras no quadro ou no chão viradas para baixo. Peça que uma criança vire uma das gravuras e a ajude a contar a história que ela representa. (Para obter ajuda, ver “Daniel e seus amigos”, “Sadraque, Mesaque e Abede-nego” e “Daniel e a cova dos leões” em Histórias do Velho Testamento.) Após cada história, debatam perguntas como: O que as pessoas fizeram para seguir ao Senhor? De que modo o Senhor as abençoou? Compartilhe como você foi abençoado por escolher seguir a Jesus Cristo. Peça às crianças que contem suas próprias experiências.



BAIXE AQUI


  • Peça que as crianças representem situações em que possam mostrar sua fé em Deus ao guardar Seus mandamentos. Isso pode incluir ser gentil com um irmão, falar sobre o Salvador com alguém ou orar todas as noites. Mostre uma gravura de Sadraque, Mesaque e Abede-nego na fornalha ardente (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 25) e peça às crianças que contem as pessoas na fornalha. Leia Daniel 3:24–25 para descobrir quem mais estava na fornalha. Preste seu testemunho de que o Senhor está conosco quando O seguimos.

Antes da aula, corte a linha do quebra-cabeça. Leia a escritura com o pedaço maior, peça às crianças que contem quantas pessoas. Em seguida, peça a uma(s) criança(s) que adicione a outra metade do quebra-cabeça. Complete a escritura e novamente peça às crianças que contem quantas pessoas existem. Testifique que não estamos sozinhos quando guardamos os mandamentos.

BAIXE AQUI


Posso fazer o que é certo mesmo quando é difícil. Daniel 1; 3; 6


As histórias em Daniel 1, 3 e 6 podem dar às crianças a quem você ensina coragem e fé para fazer boas escolhas mesmo quando se sentem sozinhas.


Atividades sugeridas

  • Desenhe no quadro várias setas, todas apontando na mesma direção e, a seguir, uma seta apontando na direção oposta. Como Daniel e seus amigos são como essa seta? Peça que as crianças deem exemplos das histórias de Daniel 1, 3 e 6 (ver “Daniel e seus amigos”, “Sadraque, Mesaque e Abede-nego” e “Daniel e a cova dos leões” em Histórias do Velho Testamento). Pergunte às crianças por que elas acham que pode ter sido difícil para Daniel e seus amigos fazer boas escolhas. Como o Senhor os abençoou por escolherem o que é certo?


BAIXE AQUI




  • Ajude as crianças a pensar em situações em que podem ser pressionadas a fazer uma escolha errada. Peça-lhes que compartilhem experiências em que foram abençoadas por escolher o certo mesmo quando era difícil. Cantem juntos uma canção relacionada a esse tópico, como “Faze o bem, escolhendo o que é certo” (Hinos, nº 148).

BAIXE AQUI



Princípio 3: O Pai Celestial quer que eu ore com frequência. Daniel 6


Daniel estava disposto a arriscar sua vida para poder orar ao Pai Celestial todos os dias. Como você vai ajudar as crianças a desenvolver o desejo de orar?


Atividades sugeridas

  • Conte-lhes a história de Daniel 6 (ver “Daniel e a cova dos leões” em Histórias do Velho Testamento) e peça que as crianças façam um desenho da história. Peça a elas que usem os desenhos para contar a história umas às outras. Por que o Pai Celestial deseja que oremos a Ele? Diga por que a oração é importante para você.


BAIXE AQUI

BAIXE AQUI

  • Converse com as crianças sobre as ocasiões em que podem orar, como quando estão com medo, quando cometem erros ou quando precisam de ajuda na escola. Por que é bom orar nessas situações? Ensine às crianças que, não importa onde estejam, sempre podem orar em seu coração.


BAIXE AQUI

BAIXE AQUI


BAIXE AQUI

BAIXE AQUI

  • Cantem juntos um hino sobre a oração, como “A cabecinha abaixarei” (Músicas para Crianças, p. 18). Converse com as crianças sobre as coisas pelas quais podemos orar.

BAIXE AQUI





Princípio 5: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o reino de Deus na Terra. Daniel 2


Quando Daniel deu sua interpretação inspirada do sonho de Nabucodonosor, ele viu uma pedra “do monte (…) cortada (…), sem mãos” (Daniel 2:45). Essa pedra representa A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que está destinada a encher a Terra.


Atividades sugeridas

  • Leia Daniel 2:31–35, 44–45 com as crianças e peça a elas que façam um desenho do que Nabucodonosor viu em seu sonho. Pergunte às crianças o que aprenderam com esses versículos sobre a pedra do sonho. Explique-lhes que a pedra representa A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Peça às crianças que mencionem algumas coisas que o Pai Celestial fez para estabelecer Sua Igreja nos últimos dias. Para lhes dar ideias, mostre gravuras de eventos na Restauração da Igreja (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 90 a nº 95).

BAIXE AQUI


BAIXE AQUI


Peça às crianças que deem ideias para colocar em volta da pedra.


  • Dê a cada criança um pedaço de papel amassado para representar a pedra do sonho de Nabucodonosor. Peça a cada criança que conte como sabe que a Igreja foi restaurada por Deus. Enquanto as crianças compartilham, peça-lhes que deem as “pedras” para você. Enrole as pedras juntas com fita adesiva ou barbante para formar uma pedra grande. Testifique que, ao fortalecermos nosso testemunho e compartilharmos o evangelho com outras pessoas, unimos nossa fé para ajudar o reino de Deus a “[encher] toda a terra” (Daniel 2:35).


Segue a "vdeoaula" da semana:


Segue um filminho sobre Daniel para curtir com os pequenos, comendo pipoca.


Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

5,105 views1 comment

Recent Posts

See All