Lição: 27 de Junho a 3 de Julho [1 Reis 17-19]

Updated: Aug 9

“Se o Senhor é Deus, segui-O”




"Nas 3 primeiras semanas do mês de Julho, estudaremos o livro de Reis. Que contará a história de uma tragetória de reis seguidos depois de Davi, e de suas promessas não cumpridas! Assistam o vídeo abaixo em preparação dos acontecimentos que iremos ver duarnte o mês em 1° e 2° Reis:"


Na lição desta semana conheceremos algumas histórias de "Elias, o profeta, que exerceu o seu ministério em Israel, no Reino do Norte (1 Re. 17–22; 2 Re. 1–2). Ele tinha grande fé no Senhor e é conhecido pelos muitos milagres que operou. A seu pedido, Deus conteve a chuva por três anos e meio. Ele levantou um menino dentre os mortos e fez descer fogo do céu (1 Re. 17–18)". (Guia para Estudo das Escrituras). Umas das histórias mais bonitas é a da Viúva de Sarepta, que precisou ter fé para ver os milagres acontecerem, nos mostrando que escolher seguir a Jesus Cristo é importante para a nossa felicidade, bem estar espiritual e material. Muitas vezes precisaremos fazer sacrifícios para receber as bênçãos tão desejadas. O Senhor nunca fará a nossa parte, pois Ele nos ama e quer nos ver crescer e progredir aqui na terra, através de nossas ações. e da nossa obediência aos seus mandamentos. Para no ajudar a viver o evangelho, recebemos a ajuda do Espírito Santo que é nosso amigo, que nunca gritará conosco, mas "falará com uma voz mansa e delicada". Esta lição é um convite para ouvirmos o Senhor, será que estamos conseguindo nos livrar das distrações para ouvir a sua mansa voz?


Segue o vídeo com o resumo do que estudaremos essa semana:


A maioria das crianças adora histórias. Ajude as crianças a identificar verdades nas histórias encontradas em 1 Reis 17–19 que fortalecerão a fé delas em Jesus Cristo. Mostre as gravuras no esboço da semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Peça às crianças que contem o que sabem sobre as histórias descritas nas gravuras. O que aprendemos com essas histórias?



Princípio 1: O Senhor abençoa aqueles que têm fé. 1 Reis 17


1 Reis 17 registra uma série de exemplos de grande fé. Por ter grande fé, Elias foi alimentado por corvos durante um período de fome, uma viúva e seu filho tiveram sua comida multiplicada, e Elias ressuscitou o filho da viúva quando o menino morreu.

BAIXE AQUI


Atividades sugeridas

  • Mostre gravuras ou objetos relacionados às histórias de 1 Reis 17, como pássaros, pão ou um menino. Conte essas histórias para as crianças (“O profeta Elias”, em Histórias do Velho Testamento pode ajudar) e peça a elas que encontrem a gravura ou o objeto relacionado a cada história. Destaque o fato de que Elias e a viúva tiveram fé em Jesus Cristo e receberam grandes bênçãos.

BAIXE AQUI COLORIDO

BAIXE AQUI P&B

(Clique na imagem)


  • Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais podem mostrar que têm fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo, o que significa que acreditam e confiam Neles. Cantem uma música sobre fé, como “Eu sei que Deus vive” (Músicas para Crianças, p. 8).


BAIXE AQUI


Quando o Senhor me pede para sacrificar, posso obedecer com fé. 1 Reis 17:8–16


A viúva de Sarepta confiou no Senhor e em Seu profeta embora tenha sido pedido a ela que fizesse um grande sacrifício. Essa história pode ajudar as crianças quando o Senhor lhes pedir que façam sacrifícios.


Atividades sugeridas

  • Leia 1 Reis 17:8–16 para as crianças. Peça a elas que encenem a história enquanto você a lê pela segunda vez. Faça uma pausa em vários pontos e pergunte a elas como se sentiriam se fossem Elias ou a viúva. Peça-lhes que compartilhem o que aprenderam com essa história.


BAIXE AQUI

  • Peça a uma criança que faça um desenho no quadro do que o Senhor pediu à viúva que desse a Elias (ver 1 Reis 17:12–13). Peça que outra criança desenhe o que a viúva recebeu em troca (ver 1 Reis 17:15–16). Quais são algumas coisas que o Senhor nos pede que sacrifiquemos? Peça às crianças que compartilhem como foram abençoadas por fazer sacrifícios.



Princípio 2: Posso escolher seguir Jesus Cristo. 1 Reis 18:17–39


Elias exortou o povo de Israel a tomar a decisão de seguir Jesus Cristo. Ajude as crianças a verem que podem fazer essa mesma escolha.


Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que as pessoas na época de Elias não tinham certeza se queriam seguir o Senhor. Conte a história de quando Elias lhes pediu que escolhessem seguir o Senhor, encontrada em 1 Reis 18:17–39 (ver também “Elias e os sacerdotes de Baal”, em Histórias do Velho Testamento). Diga às crianças por que você decidiu seguir Jesus Cristo e pergunte a elas por que decidiram segui-Lo.

(Clique na imagem)


  • Leia para as crianças o que Elias disse ao povo: “Se o Senhor é Deus, segui-o” (1 Reis 18:21). O que significa seguir Jesus Cristo? Ajude as crianças a pensar em coisas específicas que farão para seguir Jesus Cristo e peça a elas que façam desenhos de si mesmas fazendo essas coisas.

Podem fazer com que as crianças desenhem ou respondam a perguntas. Dependendo de como desejarem ensinar esse conceito. Coloque os cartões numa tigela.

BAIXE AQUI

BAIXE AQUI


Posso escolher seguir Jesus Cristo. 1 Reis 18:17–39


Os israelitas estavam indecisos quanto a seguir o Senhor. Pondere como você pode inspirar as crianças a serem comprometidas com o discipulado delas.


Atividades sugeridas

  • Peça a cada criança que leia vários versículos de 1 Reis 18:17–39 e faça um desenho do que seus versículos descrevem. Ajude as crianças a entender os versículos se necessário. Deixe-as usar os desenhos para contar a história. O que essa história nos ensina sobre o Senhor?


  • Peça às crianças que falem sobre ocasiões em que tiveram que decidir entre duas coisas diferentes. O que as ajudou a decidir? Ajude-as a pensar em situações em que talvez precisem decidir se querem ou não seguir Jesus Cristo. Que verdades da história registrada em 1 Reis 18:17–39 podem ajudá-las a decidir?



Princípio 3: O Espírito Santo fala a mim com uma voz mansa e delicada. 1 Reis 19:9–12


Com alguma orientação, as crianças pequenas podem reconhecer a influência do Espírito Santo na vida delas. Reflita sobre como você pode ajudá-las.


Aqui está um vídeo sobre uma voz mansa e delicada:


Atividades sugeridas

  • Resuma para as crianças a história encontrada em 1 Reis 19:9–12 e leia os versículos 11 e 12. Peça-lhes que representem o vento forte, o terremoto e o fogo. Em seguida, peça-lhes que se sentem bem quietas enquanto você lê o final do versículo 12 em voz baixa: “e depois do fogo, uma voz mansa e delicada”. Peça às crianças que tentem falar com uma voz mansa e delicada. Conte-lhes sobre ocasiões em que você recebeu uma inspiração do Espírito Santo.

(Clique na imagem para assistir o vídeo do resumo dessa passagem de Escrituras)

Da revista A Liahona:

https://www.churchofjesuschrist.org/study/liahona/2011/02/children/the-spider-and-the-still-small-voice?lang=por

BAIXE AQUI


Aqui estão algumas imagens para ajudar a contar a história.

BAIXE AQUI

  • Ajude as crianças a reconhecerem ocasiões em que possam ter sentido a influência do Espírito Santo. Por exemplo, toque ou cante uma música reverente sobre Jesus e pergunte como elas se sentem quando pensam Nele. Pergunte-lhes como se sentem durante outras atividades reverentes, como orar com a família ou tomar o sacramento. Explique-lhes que esses sentimentos vêm do Espírito Santo. Conte às crianças como o poder do Espírito Santo abençoa sua vida.




BAIXE AQUI COLORIDO

BAIXE AQUI P&B


O Espírito Santo fala a mim com uma voz mansa e delicada. 1 Reis 19:9–12


O mundo está cheio de ruídos e distrações que tornam difícil ouvir a voz mansa e delicada do Espírito. Como você ajudará as crianças a ouvi-la?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que ouçam com atenção enquanto você lê 1 Reis 19:11–12 para elas em voz baixa. Peça-lhes que examinem 1 Reis 19 para encontrar os versículos que você leu e descobrir o que Elias estava fazendo. Fale sobre o que eles tiveram que fazer para ouvir o que você estava dizendo e as ajude a comparar isso com o que temos que fazer para ouvir a “voz mansa e delicada” do Espírito. Deixe que as crianças se revezem na leitura em voz baixa de outros versículos de 1 Reis 19, enquanto as outras crianças encontram esses versículos nas escrituras.


  • Compartilhe com as crianças algumas escrituras adicionais que descrevam como o Espírito Se comunica conosco (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Inspiração, inspirar”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que falem sobre ocasiões em que sentiram o Espírito Santo guiá-las ou testificar para elas. O que elas estavam fazendo? O que pode nos impedir de reconhecer o Espírito? Leiam Morôni 4:3 juntos e incentive as crianças a escolherem o que farão para que possam “ter sempre consigo o seu Espírito”.

Você pode baixar este arquivo direto do site da Igreja, clicando AQUI ou baixe abaixo.


BAIXE AQUI


Essa atividade abrange toda a lição para as crianças maiores (Valorosos e ou CTR de 7 para 8 anos). É uma ótima dinâmica colocar as crianças nas escrituras, só precisará assistir aos dois vídeos da igreja com as histórias, para que as crianças não se percam.




BAIXE AQUI O PACOTE DE ATIVIDADE



Segue o vídeo da história da semana sobre Elias, o Profeta! O Senhor visitou Elias para falar com ele e dar-lhe instruções. Assistam e vejam como Elias sabia que o Senhor estava por perto!



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

6,947 views0 comments

Recent Posts

See All