Lição: 23 a 29 de agosto [D&C 93]

Updated: Aug 24


“Recebais de Sua plenitude”




Mostre gravuras do Salvador (como as que se encontram no Livro de Gravuras do Evangelho ou nas revistas da Igreja) e peça às crianças que falem o que elas sabem sobre Ele. As crianças maiores talvez sejam capazes de compartilhar uma escritura de Doutrina e Convênios 93 que as ajudou a aprender sobre Jesus Cristo.




Princípio 1: Jesus Cristo é o Filho de Deus.


É importante que as crianças que você ensina entendam quem é Jesus Cristo e por que devem segui-Lo. As verdades sobre Jesus Cristo registradas na seção 93 podem ajudar.


Atividades sugeridas

  • Escolha diversas verdades que você aprendeu sobre o Salvador na seção 93 que são inspiradoras para você. Para cada verdade que escolher, leia o versículo onde ela se encontra e dê às crianças uma palavra-chave para que a identifiquem enquanto você lê. Compartilhe um breve testemunho do Salvador e convide as crianças a compartilhar também. A lista de verdades a seguir pode dar algumas ideias: Jesus Cristo realizou as obras do Pai (versículo 5). Jesus Cristo é a Luz do mundo (versículo 9). Jesus Cristo é o Criador do mundo (versículo 10). Jesus Cristo recebeu todo o poder, tanto nos céus como na Terra (versículo 17). Jesus Cristo estava com Deus no princípio (versículo 21).






  • Peça às crianças que ouçam atentamente para descobrir algo sobre o Salvador enquanto você faz um resumo, com suas próprias palavras, de algumas das verdades ensinadas na seção 93. (Você também pode usar o “Capítulo 33: Uma revelação sobre Jesus Cristo”, Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 126–127.)

Clique na imagem e assista o vídeo


Eu vivi com o Pai Celestial antes de vir à Terra.


Por que seria importante ajudar as crianças que você ensina a compreender que elas viveram com o Pai Celestial antes de nascer? De que modo o conhecimento dessa verdade tem abençoado você?


Atividades sugeridas

  • Repita com as crianças as palavras: “[Nós] também no princípio [estávamos] com o Pai” (Doutrina e Convênios 93:23). Explique-lhes que, antes de nascermos na Terra, vivíamos no céu com o Pai Celestial. Cantem juntos “Sou um filho de Deus” ou “No céu eu vivi” (Músicas para Crianças, pp. 2–3, 140).



  • Peça às crianças que pintem a página de atividades e desenhem a si mesmas com o Pai Celestial e Jesus Cristo na vida pré-mortal. Compartilhe seu testemunho de que Deus ama a todos nós e que somos Seus filhos.



Aqui está uma ideia de Alyson Cerny Howlett. Ela dá à classe de 10 anos um cartão das escrituras todas as semanas. Eu amo isso! Mas quero colocar a escritura da próxima semana lá também, para que possam colocá-la no espelho ou na geladeira e pensar no que isso pode significar e vir para a aula com algumas idéias.




Ensinar a doutrina: Crianças maiores



Jesus Cristo é o Filho de Deus.


Quanto mais compreendermos Jesus Cristo, mais profunda e sinceramente desejaremos adorá-Lo e nos achegarmos ao Pai por meio Dele (ver Doutrina e Convênios 93:19).


Atividades sugeridas


  • Mostre uma gravura do Salvador e pergunte às crianças por que é importante conhecermos a Jesus Cristo. Incentive-as a identificar mais respostas em Doutrina e Convênios 93:19. Peça-lhes que pensem em uma maneira de aprenderem mais sobre Jesus durante a próxima semana e deixe que elas falem de suas ideias.

  • Pense em uma maneira criativa de incentivar as crianças a ler sobre o Salvador na seção 93. Você pode escrever em tiras de papel algumas referências dos versículos da seção 93 que ensinem verdades sobre Jesus Cristo (por exemplo, ver os versículos 5, 9–10, 17, 21). Coloque as tiras de papel em uma caixa e deixe as crianças se revezarem escolhendo uma tira e lendo o versículo para a classe. O que aprendemos sobre Jesus Cristo nesses versículos?





Doutrina e Convênios 93:23, 29, 38


Eu vivi com o Pai Celestial antes de vir à Terra.


O Salvador afirmou três vezes na seção 93 que vivíamos com Deus “no princípio” (versículos 23, 29, 38). Por que Ele gostaria que soubéssemos disso? De que modo o conhecimento dessa verdade pode abençoar as crianças que você ensina?

Atividades sugeridas



Doutrina e Convênios 93:24


A verdade é o conhecimento das coisas do passado, do presente e do futuro.


O mundo tem muitas opiniões diferentes sobre o que é a verdade e como encontrá-la. Como você pode ajudar as crianças que você ensina a compreenderem que a verdade nunca muda, não importa o que as pessoas falem, e que o Pai Celestial conhece toda a verdade?

Atividades sugeridas

  • Escreva a palavra verdade no quadro e peça às crianças que escrevam uma definição ao lado dela. Leiam juntos como o Senhor definiu a verdade em Doutrina e Convênios 93:24. Cantem um hino sobre a verdade, como “A verdade o que é?” (Hinos, nº 171) e peça às crianças que encontrem no hino outras maneiras de descrever a verdade.

  • Para ajudar as crianças a colocar em prática as verdades encontradas em Doutrina e Convênios 93, escreva referências das escrituras dessa seção em algumas tiras de papel. Em outras tiras de papel escreva as verdades que cada uma dessas escrituras ensina. Peça às crianças que trabalhem juntas para ler os versículos e combinar as verdades com os versículos que leram. Por que somos gratos por termos um conhecimento da verdade?


Visto que vivemos em uma época em que temos acesso a muitas informações, pode ser particularmente difícil encontrar a verdade. Há tantas vozes falando tão alto! É fácil acabar confuso e perdido. Cortando toda a confusão está a VERDADE que pode ser encontrada no evangelho de Jesus Cristo. Por meio do estudo das palavras das escrituras, das palavras dos profetas vivos e da revelação pessoal, Deus nos revelará a verdade. Então, podemos construir o alicerce de nossas vidas nessas verdades. Esperamos que a lição desta semana promova discussões inspiradas e significativas em sua família sobre este importante tópico.


Agora vamos assistir a um No vídeo dessa semana vamos conhecer a história sobre uma passarinha que está confusa. Ela não sabe o que é verdade e o que não é! Vamos assistir e ver o que os outros pássaros estão dizendo a ela!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

1,623 views1 comment

Recent Posts

See All