Lição: 22 a 28 de Novembro [D&C 135-136]

Ele “selou sua missão e suas obras com o próprio sangue”



Peça às crianças que falem do que se lembram que aprenderam nesse ano sobre Joseph Smith e o que ele realizou. Para ajudá-las, mostre gravuras do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar ou das páginas de atividades anterio


Baixe aqui

Baixe aqui

Baixe aqui


Princípio 1: Joseph Smith e Hyrum Smith deram a vida pelo evangelho de Jesus Cristo.


O relato do martírio de Joseph e Hyrum Smith pode ajudar as crianças a sentir gratidão pelos testemunhos e sacrifícios desses grandes homens.


Atividades sugeridas

  • Use o “Capítulo 57: O profeta é assassinado” (Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 201–205) para contar às crianças como morreram Joseph Smith e seu irmão Hyrum Smith. Ou deixe as crianças contarem a história. Preste seu testemunho de que Joseph Smith foi um verdadeiro profeta e que ele deu a vida pelo Senhor e Seu evangelho.

  • Leia com as crianças algumas palavras do versículo no Livro de Mórmon que Hyrum Smith leu antes de ir para a Cadeia de Carthage, registradas em Doutrina e Convênios 135:5. Conversem sobre como esse versículo deve ter consolado Hyrum. Mostre algumas escrituras que o consolam quando você está preocupado ou triste.

Conhecer os sacrifícios de Joseph Smith e Hyrum Smith pode fortalecer a fé das crianças e o desejo delas de serem fiéis a seus testemunhos.

  • Peça às crianças que contem o que sabem sobre como Joseph e Hyrum Smith foram mortos. Se elas precisarem de ajuda, você pode recapitular Doutrina e Convênios 135:1, ou o “Capítulo 57: O profeta é assassinado” (Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 201–205). Peça às crianças que imaginem que estavam morando em Nauvoo quando o profeta morreu. Peça-lhes que compartilhem como acham que se sentiriam. Preste seu testemunho de Joseph Smith e convide as crianças a fazer o mesmo. (Vídeo acima)


  • Mostre gravuras de profetas (ver o Livro de Gravuras do Evangelho, nº 14, nº 18 e nº 67). Quais são algumas coisas que Deus pede que os profetas façam? Explique-lhes que o Senhor promete abençoar Seus profetas pelos sacrifícios que eles fazem quando estão a Seu serviço (ver Mateus 10:39).



Baixe aqui


Princípio 2: Joseph Smith é um profeta de Deus.


Ao longo do ano as crianças aprenderam o que o Senhor revelou por intermédio do profeta Joseph Smith. Você pode ajudá-las a sentir apreço e se lembrarem das bênçãos que recebem graças ao trabalho realizado por Joseph.


Atividades sugeridas

  • Mostre objetos que representem o trabalho do profeta Joseph Smith, como o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, ou uma gravura de missionários ou de um templo. Use frases de Doutrina e Convênios 135:3 para contar para as crianças algumas das coisas que o Senhor realizou por intermédio de Joseph Smith em benefício de nossa salvação. Peça às crianças que escolham uma dessas coisas e expliquem por que são gratas por isso.

Baixe aqui


Aqui está um quebra-cabeça com um quebra-cabeça inferior, que você pode ler enquanto as crianças colocam as peças. À medida que juntam as pistas, elas podem ver sobre quem estão aprendendo e honrar sua morte.

Baixe aqui

Baixe aqui

  • Enquanto as crianças pintam a página de atividades desta semana, cante ou toque hinos que falem sobre Joseph Smith, como “Hoje, ao profeta louvemos” (Hinos, nº 14). Compartilhe seus sentimentos sobre o profeta.

Baixe aqui



Assim como todos os profetas, Joseph Smith testificou de Jesus Cristo e ensinou como podemos voltar a Ele. Ajude as crianças a ver como Joseph Smith realizou sua missão.

  • Leiam juntos Doutrina e Convênios 135:3 e peça às crianças que identifiquem o que Joseph Smith realizou. Escreva no quadro o que elas encontraram. Peça às crianças que escolham uma dessas coisas e expliquem por que são gratas por isso.

Baixe aqui

  • Incentive as crianças a pensar em um amigo ou um ente querido que não conhece muito bem sobre Joseph Smith. O que elas diriam se essa pessoa perguntasse: “Por que Joseph Smith é tão importante para você?” Peça às crianças que pratiquem o que elas diriam a essa pessoa.


Princípio 3: Deus nos dá mandamentos para nos ajudar.


Os santos enfrentaram muitas provações nos anos que se seguiram à morte de Joseph Smith. Como o conselho que o Senhor deu aos santos pode ajudar as crianças que você ensina?


Atividades sugeridas

  • Conte para as crianças alguns dos desafios que os santos enfrentaram quando saíram de Nauvoo e se reuniram em Winter Quarters (ver os capítulos 60 e 62 em Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 211–216, 222–224). Coloque uma gravura do Templo de Nauvoo em um lado da sala e crie um abrigo simples no outro lado da sala — talvez usando um cobertor e algumas cadeiras ou uma mesa. Peça às crianças que fiquem juntas perto da gravura e conte que depois de um ano e meio da morte de Joseph Smith, os santos foram expulsos de Nauvoo. Peça às crianças que saiam de perto da gravura e andem em direção ao abrigo para representar a viagem até Winter Quarters.



  • Explique-lhes que o Senhor deu uma revelação a Brigham Young que está registrada em Doutrina e Convênios 136 para ajudar os santos enquanto viajavam para o Vale do Lago Salgado. Leia algumas palavras da seção 136 com conselhos que possam ser compreendidos pelas crianças pequenas, e peça-lhes que representem ou desenhem o que o Senhor pediu que os santos fizessem durante a viagem. Por exemplo, as crianças podem desenhar a si mesmas devolvendo algo que pediram emprestado a um amigo, ou podem cantar uma música da Primária enquanto fazem de conta que estão dançando em volta de uma fogueira (ver os versículos 25, 28).

Baixe aqui


Princípio 4: O Senhor me abençoa quando estou em dificuldades.


Depois que Joseph Smith foi morto, os santos foram expulsos de Nauvoo. Brigham Young os guiou até Winter Quarters, onde se prepararam para uma jornada ainda mais longa rumo ao Vale do Lago Salgado.


Atividades sugeridas

  • Faça um resumo das experiências dos santos depois que o profeta Joseph Smith morreu (ver os capítulos 58, 60 e 62 em Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 206–208, 211–216 e 222–224). Peça às crianças que imaginem como se sentiriam se tivessem que deixar a casa delas e encontrar um novo lugar para morar no deserto. Explique-lhes que, em Doutrina e Convênios 136, o Senhor dá conselhos para ajudar os santos durante sua jornada. Designe alguns versículos dessa revelação para cada criança, como os versículos 4, 10–11, 18–30 e peça-lhes que encontrem algo que as ajudariam a vencer suas preocupações e seus medos.


Baixe aqui

Baixe aqui

  • Ajude as crianças a pensar em provações que as pessoas enfrentam hoje em dia. Peça-lhes que procurem algo na seção 136 que poderiam falar para incentivar alguém que esteja passando por tais provações. As crianças também podem encontrar mensagens de incentivo no hino “Vinde, ó santos” (Hinos, nº 20), que os santos cantavam durante sua jornada.



O Profeta Joseph Smith deu sua vida para restaurar o Evangelho de Jesus Cristo. A lição desta semana honra a vida dele e convida sua família a refletir sobre sua vida. O vídeo da historinha da semana é sobre Joseph Smith, o Profeta. Vejam se conseguem lembrar de algo que Joseph Smith foi chamado para fazer!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids



3,183 views1 comment

Recent Posts

See All