top of page

Lição: 20 a 26 de Março [Mateus 13; Lucas 8; 13]

"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça"






Alguns dos ensinamentos mais memoráveis do Salvador foram ministrados na forma de histórias simples chamadas parábolas. Eram mais do que relatos interessantes sobre objetos ou acontecimentos comuns. Elas continham verdades profundas sobre o reino de Deus para aqueles que estavam espiritualmente preparados. A parábola do semeador, uma das primeiras parábolas registradas no Novo Testamento, nos convida a examinar se estamos prontos para receber a palavra de Deus. De modo a nos preparar para estudar as parábolas do Salvador, ou qualquer de Seus ensinamentos, uma boa maneira de começar é examinando nosso coração para nos certificarmos de que estamos dando à palavra de Deus a “boa terra”, onde ela possa crescer, prosperar, florescer e produzir fruto que possa abençoar a nós e a nossa família em abundância. A lição dessa semana nos ensinará por meio de parábolas como nos preparar para receber os ensinamentos de Jesus, escolher o certo mesmo quando as pessoas ao nosso redor não escolhem. Veremos que ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é um tesouro inestimável.




OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cujo tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!



Princípio 1: Preciso me preparar para aprender os ensinamentos de Jesus. Mateus 13:1–23


Talvez as crianças menores não compreendam todos os simbolismos encontrados na parábola do semeador, mas elas podem aprender as verdades simples do evangelho que ela ensina. Como você pode ajudá-las a entender melhor como essa parábola se relaciona a elas?


Atividades sugeridas

  • Mostre diferentes tipos de solo (ou gravuras de solos) enquanto resume Mateus 13:3–8. Dê uma semente a cada criança e pergunte o que elas poderiam fazer para ajudar as sementes a crescer. Explique que nosso testemunho é como uma semente. Como podemos ajudar nossa “semente” do testemunho a crescer?

Segue algumas ideias:

1ª ideia. Neste exemplo foi usado fita adesiva para separar a terra, mas vocês podem usar a criatividade para separar. Leia as escrituras para as crianças e peça-lhes que apontem sobre qual delas a escritura está falando. Entregue-lhes uma semente e pergunte-lhes qual é o melhor solo para plantar suas sementes.


(Clique na imagem abaixo para abrir o pacote em PDF)



Aqui vocês podem usar a terra em copos para plantar as sementes.



2° Ideia. Se preferirem não sujar a sala com terra, podem plantar uma semente em um saquinho.


(Clique na imagem abaixo para abrir a 2° ideia em PDF)


  • Use a página de atividades da semana para ajudar as crianças a entender o que cada tipo de solo descrito em Mateus 13 ensina sobre nosso coração. Pergunte às crianças que tipo de coração Jesus quer que elas tenham para aprender Seus ensinamentos.

(Clique na imagem para baixar PDF direto do site da Igreja)


  • Leia Mateus 13:9, 15 e peça às crianças que apontem para as partes do corpo quando elas forem mencionadas. Como podemos usar essas partes do corpo para aprender os ensinamentos de Jesus?


Se você está preocupado com o tempo, pode imprimi-los em cartolina colorida e já recortá-los para uma montagem rápida. Além disso, você pode fazer apenas as orelhas, para simplificar. É tão fofo ver todos os seus pequeninos entrando na hora de cantar com suas orelhas grandes.


(Clique na imagem abaixo para abrir o PDF)



Se você usar os olhos, certifique-se de prendê-los na faixa de cabeça que segura as orelhas. Depois que terminarem de se vestir, você pode ler as escrituras e pedir que apontem para essas coisas e para o coração delas.



Preciso preparar meu coração para receber os ensinamentos de Jesus. Mateus 13:1–23


Como você pode ajudar as crianças a reconhecer a importância de ter um coração receptivo e disposto para que Jesus possa ensiná-las?


Atividades sugeridas

  • Designe uma criança para ler sobre cada um dos quatro tipos de solo em Mateus 13:4–8. Peça-lhes que identifiquem e comentem sobre o que acontece com a semente em cada solo que elas leram. Como nosso coração pode ser como cada tipo de solo? (Ver Mateus 13:19–23.)

Isso também seria bom para as crianças maiores. Você pode aplicar a ideia da bola de algodão macio a um coração mole.


  • Mostre às crianças a gravura de um jardim. Como o solo deve ser para que as plantas cresçam nele? Exiba a gravura de um solo rochoso ou espinhoso. Por que as plantas teriam dificuldade em crescer nesse tipo de solo? Como podemos ter certeza de que nosso coração é como o solo bom para que possamos receber os ensinamentos do Salvador?

Segue gravura para impressão, mas se não quiser gastar tinta da impressora, pode apenas mostrar a imagem pelo celular...


(Clique na imagem abaixo para abrir o PDF)


  • Peça às crianças que leiam Mateus 13:15–17. Desenhe um olho, uma orelha e um coração no quadro. Como usamos cada um desses elementos para aprender os ensinamentos de Jesus?



Princípio 2: O Pai Celestial quer que eu escolha o certo. Mateus 13:24–30, 36–43, 47–48


Algumas parábolas de Jesus ensinam que, no último dia, Deus separará os iníquos dos justos. Como você pode usar essas parábolas para inspirar as crianças a escolher o que é certo?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que representem a parábola do joio e do trigo (ver Mateus 13:24–30). Explique que o trigo representa as pessoas que fazem escolhas certas, e o joio (ervas daninhas) representa as pessoas que não fazem. Um dia o Pai Celestial reunirá os justos para viver com Ele.

  • Apresente às crianças alguns exemplos de escolhas certas e erradas. Peça às crianças que digam “escolha do trigo” quando você descrever escolhas corretas e “escolha do joio” quando você descrever escolhas erradas.

Recorte as duas fotos e depois de explicar a diferença. Deixe as crianças adivinhar qual é o trigo e qual é o joio, colocando a face feliz no trigo e a triste no joio.


(Clique na imagem para abrir o PDF)


Em seguida, peça-lhes que classifiquem essas opções como "escolhas de trigo" e "escolhas de joio".


  • Traga gravuras de ramos de trigo e deixe que as crianças desenhem nas imagens algumas maneiras de serem dignas.


(Clique na imagem para abrir o PDF)


Posso escolher o que é certo mesmo quando as pessoas ao meu redor não escolhem. Mateus 13:24–30, 36–43


Quando você leu esses versículos com as crianças em mente, que impressões recebeu?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que desenhem diferentes cenas da parábola do trigo e do joio, encontrada em Mateus 13:24–30, e compartilhem os desenhos com a classe. Peça-lhes que deem um título aos desenhos usando a interpretação da parábola encontrada em Mateus 13:36–43. Talvez seja necessário explicar que joio são ervas daninhas.

  • Se possível, mostre uma gravura do joio e do trigo. Explique que o joio e o trigo crescerão juntos até a colheita (o fim do mundo). Isso nos ensina que vivemos com o bem e o mal ao nosso redor e precisamos ser cuidadosos para escolher o certo. Peça às crianças que comentem como elas podem identificar a diferença entre o bem e o mal.

Recorte as duas fotos e depois de explicar a diferença. Deixe-os adivinhar qual é o trigo e qual é o joio. Alguns deles serão enganados, porque são muito semelhantes. Explique que com o tempo o trigo amadurecerá e mudará de cor e então a diferença será mais perceptível. Pergunte às crianças como isso pode se aplicar às escolhas que estão fazendo hoje e no futuro. Ou talvez as pessoas ao seu redor não pareçam ter más consequências por suas más escolhas.


(Clique na imagem para abrir o PDF)



Princípio 3: Ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é inestimável. Mateus 13:44–46


Como você pode usar a imagem de um tesouro e pérolas preciosas para ajudar as crianças a entender o valor de pertencer à Igreja de Cristo?


Atividades sugeridas

  • Esconda gravuras de um baú do tesouro e uma pérola na sala e deixe que as crianças as encontrem. Use as gravuras para ensinar sobre as parábolas em Mateus 13:44–46. Fale sobre por que alguém daria tudo o que tem em troca de uma bela pérola ou de um tesouro no campo. Explique que, às vezes, precisamos desistir de algo bom por algo bem melhor. Diga às crianças por que o evangelho é valioso para você.

(Clique na imagem para abrir o PDF)


  • Coloque em uma caixa ou um baú vários objetos que representem “tesouros” em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, como o Salvador, os templos ou o Livro de Mórmon. Peça a cada criança que escolha um objeto e fale por que ele é um tesouro.


  • Cantem juntos “A Igreja de Jesus Cristo” (Músicas para Crianças, p. 48), e peça às crianças que falem sobre os motivos pelos quais elas são gratas pela Igreja de Jesus Cristo. Testifique das bênçãos que você recebeu por ser membro da Igreja.


(Clique na imagem para baixar PDF menino)


(Clique na imagem para baixar PDF menina)


Seus alunos entendem que ser membro da Igreja é um tesouro inestimável? Talvez debater as parábolas contadas em Mateus 13:44–46 possa ajudá-los a compartilhar seus sentimentos sobre a Igreja do Salvador.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Mateus 13:44–46 individualmente e contem a parábola com suas próprias palavras para outro aluno.

  • Recorte vários círculos para representar as moedas e os coloque em um baú do tesouro. Peça às crianças que peguem uma moeda e desenhem ou escrevam nela algo que elas amam sobre ser membro da Igreja. Peça que leiam para a classe o que escreveram nas moedas.

(Clique na imagem para abrir o PDF)


  • Convide um membro da ala para contar sua história de conversão e falar sobre as coisas que ele ou ela sacrificou para ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Outra opção é pedir às crianças que falem sobre os sacrifícios que elas fazem para o Senhor e Sua Igreja.


"Videoaula" dessa semana:


Aqui está vídeo da história da semana sobre a parábola do semeador. As sementes que o semeador lança no campo são como a Palavra de Deus. Vamos ver se as sementes caem em terra boa ou se caem em outro lugar onde não podem crescer!


Segue filme em animação para um cineminha com as crianças:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids


9.435 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page