Lição: 2 à 8 de Agosto [D&C 85-87]

"Permanecei em lugares Santos"


Princípio 1: O Espírito fala com uma “voz mansa e delicada”.


O Élder Richard G. Scott disse: “Se, em seu relacionamento com os alunos, vocês não conseguirem nada mais do que ajudá-los a reconhecer e seguir os sussurros do Espírito, abençoarão a vida deles de maneira inestimável e eterna” [“To Learn and to Teach More Effectively” (devocional da Semana da Educação da Universidade Brigham Young, 21 de agosto de 2007, p. 5, speeches.byu.edu)].


Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças como Joseph Smith descreveu o Espírito: “Assim diz a voz mansa e delicada” (Doutrina e Convênios 85:6). Peça às crianças que digam algumas coisas que sejam pequenas (mostre gravuras se elas precisarem de ajuda).

Baixe aqui

coloque um monte de pequenas coisas em uma bandeja, como na foto abaixo. Fale sobre todas as pequenas coisas. Em seguida, convide uma das crianças a pegar algo da bandeja enquanto outra criança sai da sala (para que não possa ver). Peça à criança que está na sala esconder o objeto, convide a criança que saiu da sala para voltar, todos cantam “O Espírito Santo” (ou toque no seu telefone em volume baixo, enquanto as crianças tentam aprender.) As crianças cantarão baixinho quando a criança olhando estiver longe de onde o objeto está escondido ou alto quando estiver perto do objeto.

OU se seus filhos são muito pequenos e você está preocupado com asfixia, coloque todos os pequenos itens em uma sacola lacrada com arroz, para que eles possam procurar por essas coisas enquanto você toca a música ou canta com eles.

Peça-lhes que se agachem para ficarem tão pequenas e quietas quanto puderem. Ajude-as a pensar em como uma voz pode ser mansa e delicada e deixe que pratiquem falar assim. Relate ocasiões em que o Espírito falou a você com uma voz mansa e delicada.

  • Cantem juntos uma música sobre o Espírito Santo, como “O Espírito Santo” (Músicas para Crianças, p. 56). Peça-lhes que cantem com você o hino sussurrando. O que esse hino ensina sobre o Espírito Santo? Ajude as crianças a reconhecer quando elas podem ter sentido Sua influência (como quando estão orando, cantando hinos ou ajudando outras pessoas).

Esse filme sobre o Espírito Santo é maravilhoso. Perto do final do filme, ele fala sobre a "voz mansa e delicada" e como é ter o Espírito Santo falando com você.


Sugestões do manual para os Valorosos

O mundo tem muitas distrações que podem fazer com que seja difícil ouvir o Espírito. Como você vai ajudar as crianças a ouvir a voz do Espírito?


Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças o que elas diriam a um amigo que perguntasse o que elas sentem quando o Espírito Santo fala com elas. Peça-lhes que leiam sobre um modo pelo qual Joseph Smith descreveu a voz do Espírito em Doutrina e Convênios 85:6.

  • Toque um hino baixinho e peça a uma das crianças que adivinhe qual é o hino enquanto as outras fazem ruídos que distraiam a atenção, como bater palmas ou bater o pé no chão. Depois, peça às crianças que parem, e troquem ideias sobre como isso se assemelha a ouvir o Espírito Santo quando removemos as distrações de nossa vida. Ajude as crianças a pensar nas distrações que podem remover para sentir o Espírito com mais frequência.


Princípio 2: Posso ser uma luz para as pessoas.


A seção 86 descreve a importante obra que o Senhor deseja que Seus servos realizem nos últimos dias. Um modo pelo qual as crianças podem ajudar nessa obra é sendo uma luz para as pessoas ao redor delas.


Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças a seguinte frase de Doutrina e Convênios 86:11: “Bem-aventurados sois se continuais em minha bondade, uma luz para os gentios [ou seja, as pessoas que não têm o evangelho]”. Como a luz nos abençoa? Como é não ter luz? Como podemos ser uma luz para as pessoas que não conhecem o evangelho? Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais podemos compartilhar a bondade de Jesus com as pessoas.

  • Peça às crianças que imaginem que um amigo esteja tentando caminhar no escuro (apague as luzes, se isso ajudar). Por que é difícil andar no escuro? O que podemos fazer para ajudar nosso amigo? Explique-lhes que, quando seguimos o Salvador, é como acender uma luz para mostrar às pessoas o caminho a seguir.

Cole as imagens nos dois lados de uma sacola de papel marrom. Escureça o quarto e coloque uma lanterna na sacola para mostrar que Jesus é a luz. Pergunte às crianças se Jesus ainda está na Terra (pelo que podemos ver). Diga a elas que Jesus ama nossos amigos, mas eles não podem vê-lo, mas quem eles podem ver? Vire a sacola e mostre às crianças que o menino e a menina também brilham. Leia D&C 86:11 e preste testemunho de que podemos ser uma luz para nossos amigos quando seguimos Jesus.

Baixe aqui

  • As revistas Liahona e Meu Amigo sempre têm histórias de crianças que são um bom exemplo. Procure uma para contar às crianças que as inspire a serem bons exemplos também.

Sugestões do manual para os Valorosos

A parábola do joio e do trigo se refere aos “últimos dias, sim, agora” (Doutrina e Convênios 86:4). Use essa parábola para ajudar as crianças a participar da “colheita do trigo” (versículo 7).


Atividades sugeridas

  • Conte às crianças a parábola do joio e do trigo ou peça a uma das crianças que a conte (ver Mateus 13:24–30). Peça às crianças que façam um desenho de algo que esteja na parábola. Depois, leiam juntos Doutrina e Convênios 86:1–7 e peça às crianças que escrevam em seu desenho o que representa aquilo que elas desenharam.

  • Prepare várias gravuras pequenas ou desenhos de trigo e oculte pela sala. Peça a cada criança que ajude a colher o trigo e escrever nele o nome de alguém que elas podem “colher” para Jesus Cristo. O que significa reunir as pessoas para Jesus Cristo? Quais são algumas maneiras pelas quais podemos fazer isso? O que significa “continuar na bondade do Salvador” e como isso nos ajuda a reunir pessoas para Ele? (Doutrina e Convênios 86:11.)

Baixe aqui



Princípio 3: Nosso lar também pode ser um lugar santo.


Nenhum lar é perfeito, mas há coisas que todos podemos fazer para tornar nosso lar um lugar santo de paz.


Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que Joseph Smith se preocupava com as coisas que estavam acontecendo no mundo. Resuma o cabeçalho da seção 87 ou leia “Capítulo 30: Revelação sobre guerra” (Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 117–118; ver também o vídeo em ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que procurem identificar coisas que tenham deixado Joseph preocupado. Para ensinar o que o Senhor disse que devemos fazer em relação a esses problemas, leia Doutrina e Convênios 87:8.

  • Mostre a gravura de um templo e diga por que o templo é um lugar santo. Mostre a gravura de uma casa e ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais elas podem tornar a casa delas semelhante ao templo (ver a página de atividades desta semana). Por que queremos estar em lugares santos?

Comece com a imagem da casa (não cortada). Em seguida, peça às crianças que acrescentem peças do templo (cortadas), à ​​medida que compartilham suas ideias sobre como tornar sua casa semelhante ao templo, peça-lhes que coloquem as peças no topo da casa. Ou vice-versa.

Baixe aqui

Baixe aqui


Sugestões do manual para os Valorosos

As crianças que você está ensinando se depararão com perigos espirituais e físicos na vida. Você pode ajudá-las a se preparar para enfrentar esses perigos ensinando-as a encontrar lugares seguros e a permanecer neles.


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Doutrina e Convênios 87:6 para saber o que o Senhor disse que aconteceria nos últimos dias. Peça às crianças que digam algumas dificuldades com que as crianças da idade delas às vezes enfrentam. Peça-lhes que procurem no versículo 8 o que o Senhor disse que deveríamos fazer nos momentos difíceis. Conte às crianças quais foram os lugares santos de sua vida.

  • Ajude as crianças a fazer uma lista de lugares santos, pensamentos santos e ações santas que podem ajudá-las a enfrentar perigos espirituais. Peça-lhes que guardem a lista com elas para consultarem quando necessário.



Uma das coisas mais importantes que podemos ensinar a nossos filhos é reconhecer e responder aos sussurros do Espírito Santo. O Espírito Santo pode acalmar nossos medos e nos consolar quando estamos de luto. O Espírito Santo nos guia e dirige em nossas decisões. O Espírito Santo testifica de Jesus Cristo e revela e ensina a verdade de todas as coisas. E o Espírito Santo pode nos proteger de perigos físicos e espirituais. Esperamos que estas atividades seja útil para vocês, ao se empenhar em ensinar essas verdades vitais a seus filhos!



Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

1,787 views0 comments

Recent Posts

See All