“Para que saias vencedor”

À medida que a tradução do Livro de Mórmon continuava, surgiu a pergunta: O que Joseph Smith e Oliver Cowdery deveriam fazer com relação àquelas páginas perdidas da tradução? Poderia fazer sentido retraduzir a parte correspondente às páginas, mas o Senhor viu algo que eles não podiam prever: seus inimigos estavam planejando alterar as palavras nessas páginas para lançar dúvidas sobre a obra inspirada de Joseph. Deus tinha um plano para evitar esse problema e manter o trabalho em andamento. Milhares de anos antes, Deus havia inspirado Néfi a escrever um segundo registro que abrangesse o mesmo período de tempo “para um sábio propósito seu” (1 Néfi 9:5). “Minha sabedoria”, disse o Senhor a Joseph, “é maior do que a astúcia do diabo” (Doutrina e Convênios 10:43). Essa é uma mensagem reconfortante em dias como os nossos, em que o adversário está intensificando seus esforços para enfraquecer a fé. Assim como Joseph, também podemos ser fiéis e continuar firmes na obra para a qual Deus nos chamou (ver o versículo 3). Então veremos que Ele já preparou um meio para que “as portas do inferno não [prevaleçam] contra [nós]” (versículo 69). Ver Santos, vol. 1, pp. 51–61.
Princípio 1: Ao orar sempre, recebo forças de Deus. Doutrina e Convênios 10:5
Para apresentar esse versículo a seus filhos, você pode perguntar a eles sobre as coisas que “sempre” fazem. O que o Senhor diz em Doutrina e Convênios 10:5 que devemos sempre fazer? Por que Ele quer que façamos isso?
Aqui está uma atividade para ajudar a ensinar este princípio. Leia o cenário e peça à criança que escolha se esta é uma oração que fazemos em nosso coração ou formalmente (cruzar os braços, fechar os olhos). Enfatize que podemos "orar sempre".


Aqui vai um quadro para as crianças se comprometerem a orar de manhã e a noite. Você pode colocar na parede do quarto ou na porta da criança.

Como você pode ajudar seus filhos a se lembrarem de orar sempre? Talvez eles possam coletar algumas pedras pequenas e lisas e, com tinta, escrever nelas “Doutrina e Convênios 10:5” ou “Orar sempre”. Eles podem colocar as pedras em vários lugares onde desejam ser lembrados de orar, como perto da cama, ao lado de seus livros escolares ou onde comem. De acordo com Doutrina e Convênios 10:5, como Deus nos abençoa quando oramos? Seus filhos podem encontrar respostas adicionais em um hino como “Oração de uma criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7).



Princípio 2: O Espírito Santo me guia a fazer o bem. Doutrina e Convênios 11:12–13
As crianças podem aprender a reconhecer quando o Espírito está falando com elas. Para ajudá-las, esconda uma lâmpada ou lanterna e uma gravura de um rosto feliz em algum lugar da sala; depois, peça a seus filhos que encontrem esses itens. Leia Doutrina e Convênios 11:13 e ajude seus filhos a identificar palavras que estão relacionadas aos objetos encontrados. O que essas palavras ensinam a respeito de como o Espírito Santo nos ajuda?
Duas maneiras de usar isso para crianças menores.
Uma atividade de movimento. Coloque as figuras em três paredes e leia as escrituras, quando as crianças ouvirem essas palavras, elas podem ficar em pé sob a figura.
Procure essas figuras em um quarto escuro com uma lanterna. Depois, leia a escritura e pergunte as crianças como essas três coisas nos ajudam a saber que estamos sentindo o Espírito Santo.

Para crianças maiores:
Se escrever a escritura em uma lousa e deixe espaços em branco, as crianças podem senti-las com as figuras que encontraram, no escuro. Se não tiver uma lousa, pode usar este imprimível.

Compartilhar suas próprias experiências espirituais pode ajudar seus filhos a reconhecer a influência do Espírito Santo na vida deles. Ao compartilhar, peça-lhes que compartilhem as experiências deles também. Vocês também podem ler juntos Doutrina e Convênios 11:12–13 e identificar como podemos reconhecer quando o Espírito Santo está nos guiando. Testifique que o Pai Celestial quer nos guiar por meio do Espírito Santo.



Princípio 3: Preciso conhecer o evangelho a fim de ajudar outras pessoas a descobrir a verdade. Doutrina e Convênios 11:21, 26
Assim como Hyrum Smith, seus filhos provavelmente terão muitas oportunidades de compartilhar o evangelho com outras pessoas. Você pode ler com eles Doutrina e Convênios 11:21, 26 e pedir que encontrem o que o Senhor disse a Hyrum que ele precisava fazer para poder ensinar o evangelho. O que significa “obter” a palavra de Deus? Como fazemos isso? Como podemos “entesourar” as palavras de Deus em nosso coração? Talvez seus filhos possam encenar que estão compartilhando algo sobre Jesus Cristo ou o Livro de Mórmon com outras pessoas.

Ajude as crianças a criar um símbolo ou desenho que as ajudará a orar sempre. Incentive-as a colocar o desenho em sua casa onde possam vê-lo sempre.

EXTRA:
Clique na gravura para acessar a página der atividade:
Sugestão para o Berçário:
Clique na gravura para acessar a pasta dos materiais dessa lição.
Clique no link abaixo para acessar a lição no Manual do Berçário.
"Videoaula" da semana:
Atenção: não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio ou/e distribuição para as suas primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso a todos os recursos de nosso site. Os materiais das lições semanais são criados por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
Comments