top of page

Lição: 8 a 14 de Setembro [D&C 98-101]

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”


ree




No Vem, e Segue-Me desta semana aprenderemos que: Jesus Cristo pode transformar nossas provações em bênçãos; que o Salvador nos ajuda a perdoar; e que Jesus Cristo pode nos trazer paz. À medida que enfrentarem desafios ao longo da vida, as crianças precisarão ter fé que o Salvador pode ajudá-las durante as provações e que essas provações “reverterão para o [seu] bem”. O Senhor pediu aos santos que estavam sendo perseguidos no Condado de Jackson, Missouri, que perdoassem aqueles que os haviam prejudicado. Quando os santos estavam sendo perseguidos, o Senhor os consolou dizendo: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”. Pense em como esse conselho pode ajudar as crianças a quem você ensina. A vida não foi feita para ser livre de dificuldades, mas você pode ajudar as crianças a descobrir que, ainda assim, elas podem encontrar alegria completa por meio de Jesus Cristo.




Princípio 1: Jesus Cristo pode transformar minhas provações em bênçãos. Doutrina e Convênios 98:1–3


  • Você pode começar um debate perguntando a seus filhos sobre alguns dos desafios que as crianças da idade deles enfrentam. Depois, leiam juntos Doutrina e Convênios 98:1–3 e falem sobre como Jesus Cristo pode transformar as provações em bênçãos. Você pode compartilhar com seus filhos exemplos de como Ele transformou suas provações em bênçãos.


AMAMOS começar uma aula com uma lição objetiva.

ree

Aqui está uma história da revista Liahona Junho de 2019 que ilustra como Deus pode transformar uma provação em uma bênção. Você pode distribuir as figuras para as crianças e, quando elas ouvirem você ler a parte delas, podem pegá-la e colocá-la no quadro.


ree
ree
ree


Clique na imagem para acessar a história no site da Igreja, neste caso não precisa imprimir a página da história anexada no pdf acima. Imprima só as figuras.


ree



Princípio 2: O Salvador me ajuda a perdoar. Doutrina e Convênios 98:39–40


Observação: Ao ensinar seus filhos sobre a importância do perdão, certifique-se de que as crianças também compreendam que, se alguém as machucar, elas devem contar a um adulto de confiança.


  • Os capítulos 34 e 35 de Histórias de Doutrina e Convênios (pp. 128–134) podem ajudá-lo a ensinar sobre como os santos foram tratados no Missouri em 1833. Você e seus filhos podem falar sobre como esses santos devem ter se sentido. Depois, vocês podem ler juntos Doutrina e Convênios 98:23, 39–40 para descobrir o que o Senhor queria que eles fizessem. Você e seus filhos podem falar sobre ocasiões em que precisaram perdoar alguém e como o Salvador os ajudou.

ree


  • Você também pode mostrar a seus filhos gravuras de um rosto feliz e um rosto triste. Fale sobre situações em que alguém é rude e sugira maneiras de reagir. Ajude seus filhos a escolher se cada resposta os faria felizes ou tristes apontando para o rosto correspondente. Por que Jesus quer que perdoemos as pessoas mesmo aquelas que não são gentis conosco?


Para mais movimento, coloque-os em paredes opostas da sala e peça para as crianças ficarem sob os sentimentos depois que cada cenário for lido.


ree

Mesma ideia, mas peça às crianças que vejam o rosto para ficarem felizes ou tristes.


ree

ree


Aqui está um vídeo sobre perdão:




Princípio 3: Jesus Cristo pode me trazer paz. Doutrina e Convênios 101:16, 23–32


  • Depois de ler Doutrina e Convênios 101:16, ajude seus filhos a reconhecer os sentimentos de paz quando ficam calmos pensando em Jesus — por exemplo, quando estamos orando ou tomando o sacramento. Vocês também podem cantar juntos uma música sobre reverência, como “Com amor, com fervor” (Músicas para Crianças, p. 11). Como podemos sentir Sua paz em nosso lar?

ree


Segue a página de atividade da semana em tamanho maior e colorido:

ree
ree

  • Seus filhos podem estar interessados em saber como será a vida quando Jesus Cristo voltar. Leiam juntos Doutrina e Convênios 101:23–32 e falem sobre as coisas que encontraram nesses versículos que nos trarão alegria quando Ele vier. Por que é útil saber dessas coisas quando estamos passando por momentos difíceis?

Quando algo dá errado, especialmente quando está fora do nosso controle, é normal sentir angústia. Podemos nos preocupar. Podemos até entrar em pânico. Podemos lutar contra isso e tentar colocar a situação sob nosso controle. Mas em momentos como este, o Salvador deseja que permaneçamos firmes. “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.” Não podemos ver o fim desde o início, mas Ele vê. Nós confiamos Nele? Assistam ao vídeo da historinha animada "Mãe sabe o que fazer | Uma história sobre como confiar em Deus"! E veja o que essas crianças estavam preocupadas e quem estava cuidando delas.



 EXTRA:


Clique na gravura para acessar a página da atividade:


ree

Sugestão para o Berçário:

Clique na gravura para acessar a pasta dos materiais dessa lição.


ree

Clique no link abaixo para acessar a lição no Manual do Berçário.


"Videoaula" da semana em breve:




Atenção: não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio ou/e distribuição para as suas primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso a todos os recursos de nosso site. Os materiais das lições semanais são criados por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids



bottom of page