Lição: 15 a 21 de Setembro [D&C 102-105]
- Joelma Bellini
- há 2 horas
- 5 min de leitura
“Após muita tribulação (…) vem a bênção”

No Vem, e Segue-Me desta semana aprenderemos que: Podemos ser “uma luz para o mundo” ao seguir Jesus; que o Senhor quer que compartilhemos o que temos com as pessoas necessitadas; que o Senhor vai nos abençoar ao guardar Seus mandamentos; e que podemos ser um pacificador. Incentivem as crianças a compartilhar a luz do evangelho com as pessoas ao redor delas. Ajude-as a compreender a maneira do Senhor para prover a Seu povo quando eles estão necessitados. Diversas vezes na seção 104, o Senhor promete “uma multiplicidade de bênçãos” àqueles que fielmente guardam Seus mandamentos. Ajude as crianças a sentir que Ele deseja nos abençoar generosamente. A experiência do Acampamento de Sião pode ser uma maneira poderosa de mostrar as bênçãos que recebemos quando procuramos fazer a vontade do Senhor. Uma que pode ser importante para as crianças é que as contendas e as brigas causam dificuldades, mas a união e a paz trazem bênçãos.
Princípio 1: Posso ser “uma luz para o mundo” ao seguir Jesus. Doutrina e Convênios 103:9
Você pode pedir a seus filhos que segurem gravuras de uma lâmpada, uma vela ou outra fonte de luz enquanto leem Doutrina e Convênios 103:9. Como podemos ser como uma luz para as pessoas quando seguimos Jesus Cristo? Ver também “Brilhando, brilhando”, Músicas para Crianças, p. 38.
Para crianças menores: Coloque estas figuras nos 4 cantos da sala. Diga as crianças que você quer ver como elas podem ser boas ouvintes. Peça para elas ficarem embaixo ou ao lado das figuras das palavras que você disser. Diga as palavras "Salvador", "luz", "Mundo" e "Eles" e veja se elas conseguem decifrar. Em seguida, diga que você vai ler uma escritura. "Vocês acham que conseguem acompanhar?" Leiam a escritura algumas vezes, cada vez mais rápido (: Levem-nas de volta às suas cadeiras e retirem as figuras das paredes. "Quem Deus quer que seja a luz? (deixe-as apontar) De quem é a luz que eles estão brilhando? Como podemos brilhar a luz do Salvador?"
Para crianças maiores: Coloque os cartões em um local onde todos possam lê-los. Leiam juntos algumas vezes e, em seguida, perguntem qual cartão vocês devem remover. Leiam mais algumas vezes e removam outro cartão até que todos os cartões sejam removidos e a escritura seja memorizada. "Quem Deus quer que seja a luz? De quem é a luz que estamos irradiando? Como podemos irradiar a luz do Salvador?"

Coloque-as escondidas pela sala (talvez seja necessário fazer várias cópias). Quando chegar a hora, diga as crianças para irem procurar todas as luzes. Diga a elas para levarem para casa como um lembrete para compartilharem a luz com os outros esta semana.
OU você pode usá-los para fazer o que o manual recomenda: Você pode pedir a seus filhos que segurem gravuras de uma lâmpada, uma vela ou outra fonte de luz enquanto leem Doutrina e Convênios 103:9. Como podemos ser como uma luz para as pessoas quando seguimos Jesus Cristo?

Se você quiser enviar algo para casa com as crianças, para lembrá-las de que elas podem ser uma luz para o mundo, segue esses cards de D&C 103:9.

Você pode anexá-los a um colar, medalha, usar como um marcador de escrituras ou como preferir.

Princípio 2: O Senhor quer que eu compartilhe o que tenho com as pessoas necessitadas. Doutrina e Convênios 104:13–18
Você pode dar a seus filhos alguns minutos para fazer uma lista das bênçãos que Deus lhes deu (como alimentos, roupas, talentos, fé e um lar). Incentive-os a incluir tantas bênçãos quantas puderem se lembrar. Depois, vocês podem ler juntos Doutrina e Convênios 104:13–18 e identificar as respostas para as seguintes perguntas: Quem é o verdadeiro dono de todas as coisas? O que Ele quer que façamos com essas coisas? Você e seus filhos podem compartilhar experiências em que alguém lhes deu algo de que vocês precisavam (ver também “O Casaco: Uma História de Caridade” [vídeo], Biblioteca do Evangelho).

Para que as crianças não digam as mesmas coisas, peça-lhes que tirem um cartão e digam alguma coisa pela qual foram abençoadas que comece com a letra que tirou no cartão.

Princípio 3: O Senhor vai me abençoar ao guardar Seus mandamentos. Doutrina e Convênios 104:42
Diversas vezes na seção 104 o Senhor promete “uma multiplicidade de bênçãos” às pessoas que fielmente guardam Seus mandamentos. Para ajudar as crianças a entender o que significa “multiplicidade”, você pode desenhar um círculo e pedir a seus filhos que o ajudem a multiplicar o número de círculos — desenhando 2, depois 4, depois 8, depois 16 e assim por diante. Cada vez que acrescentar círculos, ajude seus filhos a pensarem nas bênçãos que o Pai Celestial tem dado a eles.
Cole isso no quadro e desenhe gotas de chuva, ou corações em vez de círculos, ao redor da abertura do guarda-chuva.


Você também pode adicionar um bolinho a um saco e depois pedir as crianças para multiplicá-los, então elas adicionam esses bolinhos a um saco, e você adiciona o múltiplo disso, até que você tenha um saco cheio de guloseimas. Você pode fechar o saco e adicionar esta etiqueta a ele, para evitar que as crianças comam durante o Tempo de Cantar ou aula.

Princípio 4: Posso ser um pacificador. Doutrina e Convênios 105:38–40
Para ajudar seus filhos a aprender a história do Acampamento de Sião, você pode compartilhar o “Capítulo 36: O Acampamento de Sião” (Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 135–139, ou o vídeo correspondente na Biblioteca do Evangelho). Faça uma pausa periódica para falar sobre as lições que podemos aprender com o Acampamento de Sião — por exemplo, que o Senhor quer que sejamos pacíficos e trabalhemos juntos em vez de discutir e lutar (ver também Russell M. Nelson, “Precisa-se de pacificadores”, Liahona, maio de 2023, p. 98).
Aqui está um pequeno livro para colorir que conta a história do Acampamento de Sião. Segue o vídeo da Crystal mostrando como montar o livro:





Você também pode ler Doutrina e Convênios 105:38–40 e pedir às crianças que fiquem de pé sempre que ouvirem a palavra “paz”. Explique-lhes que o Senhor queria que os santos ficassem em paz com as pessoas que estavam sendo rudes. Ajude seus filhos a pensar em coisas que eles podem fazer para serem pacificadores e peça-lhes que encenem algumas situações.
EXTRA:
Clique na gravura para acessar a página da atividade:
Sugestão para o Berçário:
Clique na gravura para acessar a pasta dos materiais dessa lição.
Clique no link abaixo para acessar a lição no Manual do Berçário.
"Videoaula" da semana:
Atenção: não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio ou/e distribuição para as suas primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso a todos os recursos de nosso site. Os materiais das lições semanais são criados por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids