top of page

Lição: 9 a 15 de Junho [D&C 60-63]

“Eu estou sempre com os fiéis”





No início de agosto de 1831, Joseph Smith e outros élderes da Igreja estavam se preparando para voltar a Kirtland depois de uma breve visita à “terra de Sião”. O Senhor queria que eles pregassem o evangelho durante sua viagem, e alguns deles fizeram isso diligentemente. Mas outros estavam hesitantes. “Escondem o talento que lhes dei”, disse o Senhor, “por causa do temor aos homens”. Muitos de nós sabem como esses élderes se sentiram. Embora amemos o evangelho, o medo e a dúvida podem nos impedir de compartilhá-lo. Mas o Senhor é misericordioso. Ele “conhece as fraquezas dos homens e sabe como [nos] socorrer”. Em meio a essas revelações para os primeiros missionários, estão as garantias que podem nos ajudar a vencer nossos temores e nossas falhas: “Posso tornar-vos santos”. “Toda carne está em minha mão.” “Eu estou sempre com os fiéis.” E “aquele que for fiel e perseverar, vencerá o mundo” (Doutrina e Convênios 60:7; 61:6; 62:9; 63:47).



Princípio 1: As escrituras ensinam sobre Jesus Cristo Doutrina e Convênios 60:4; 61:1–2, 36; 62:1


  • Talvez você possa escrever algumas das declarações sobre o Salvador encontradas em Doutrina e Convênios 60–62 em pequenos pedaços de papel. Seus filhos podem então combinar essas declarações com gravuras do ministério terreno de Jesus (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 34 a nº 61) que demonstrem esses atributos. Como Ele Se torna conhecido por nós hoje?


Para crianças menores:


Para crianças maiores: Distribua as peças do quebra-cabeça para as diferentes crianças ou grupos de crianças. Peça que procurem as escrituras e escrevam o que encontrarem na peça do quebra-cabeça. Peça que contem o que encontraram enquanto colocam as peças ao redor de Jesus Cristo.


De 4 anos atrás:

Distribua as figuras em preto e branco para as crianças. Coloque as peças no chão e conte a história (uma de cada vez, sobre como Jesus amou e chorou com as pessoas, ou como incluiu o homem na árvore). Em seguida, (uma de cada vez) pergunte às crianças como podemos incluir ou amar e pergunte quem tem o par enquanto você avança com as figuras e histórias.




O manual sugere fazer algo assim:

Combinar as gravuras do Ministério de Jesus com os versículos de D&C 60-62. É um pouco complicado. Nem tenho certeza se acertei :) No entanto, para uma classe de crianças maiores, esta pode ser uma atividade divertida. Coloque suas escrituras em cartões ou apenas escreva no quadro. Peça as crianças que as combinem com a gravura. Você não precisa usar todas essas gravuras; estas são apenas as que o manual sugere.


Uma página divertida e interativa para colorir. As crianças maiores podem escrever e as menores podem desenhar como podem ser como Cristo.



Princípio 2: O Senhor me perdoará se eu me arrepender. Doutrina e Convênios 60:7; 61:1–2; 62:1


  • Ao ler Doutrina e Convênios 60:7; 61:2 com seus filhos, ajude-os a encontrar palavras que esses versículos têm em comum. Relembre a eles que essas revelações foram dadas a Joseph Smith e a outros líderes da Igreja. O que o Senhor queria que eles soubessem? Você também pode falar sobre como o Salvador Se sente em relação a nós quando cometemos erros e o que significa se arrepender. De acordo com Doutrina e Convênios 62:1, como Jesus pode ajudar quando somos tentados?


Você pode criar alguns cenários de crianças cometendo erros e se arrependendo. Você pode até pedir a ajuda delas para criar essas histórias. Quando elas se arrependerem, as crianças podem cobri-las com um curativo. Como o Salvador se sente a nosso respeito quando cometemos erros? Depois, leia as escrituras. Você pode usar band-aid de verdade para isso, se quiser.


Para crianças maiores:

Segue o discurso da Irmã Tamara W. Runia (1ª Conselheira na Presidência Geral das Moças). Façam a lição prática e simples que ela faz com as mãos (onde está o seu valor? "O nosso valor") enquanto você fala sobre essas escrituras.



Princípio 3: Jesus quer que eu compartilhe Seu evangelho. Doutrina e Convênios 62:3, 9


  • Você pode perguntar a seus filhos o que eles diriam se alguém lhes perguntasse o que eles amam em Jesus Cristo e em Sua Igreja. Cantar juntos uma música sobre compartilhar o evangelho, como “Um missionário já eu quero ser” (Músicas para Crianças, p. 90), pode dar a eles algumas ideias. Você pode ler Doutrina e Convênios 62:3 e pedir a seus filhos que prestem atenção ao que acontece quando prestamos nosso testemunho. Como a promessa no versículo 9 pode nos ajudar se estivermos nervosos?


Coloque todas as figuras na boca do menino e deixe que as crianças as desenhem e digam o que sabem sobre o assunto ou prestem seu testemunho. Explique que Jesus quer que compartilhemos esses testemunhos ou verdades com outras pessoas.





Coloque todas as gotas de chuva no quadro ou no chão. Leia D&C 60: 7; 62: 3.9. Todas as gotas de chuva que são o que as escrituras dizem, ou verdade, coloque no guarda-chuva; as outras são apenas para complicar. Em seguida, analise as “verdadeiras” gotas de chuva e fale sobre como essas bênçãos são excelentes.



Princípio 4: Posso ser reverente. Doutrina e Convênios 63:64


  • Para apresentar Doutrina e Convênios 63:64, você pode cantar uma música sobre reverência com seus filhos, como “Reverência é amor” (Músicas para Crianças, nº 12). Depois, você poderia falar sobre diferentes maneiras de demonstrar reverência ao Pai Celestial e a Jesus Cristo.


  • Você pode ajudar seus filhos a entender o que é reverência conversando com eles sobre um item que seja especial para eles, como um brinquedo, livro ou cobertor favorito. Pergunte como eles cuidam das coisas que são especiais para eles e as protegem. Depois, vocês podem ler juntos Doutrina e Convênios 63:64. Que coisas são especiais — ou sagradas — para o Pai Celestial? (Ver, por exemplo, o versículo 61 e a página de atividades desta semana.) Como devemos tratar essas coisas — com nossas palavras e nossas ações?


Dinâmica: Passe um pedaço de pão pela classe algumas vezes. Deixe as crianças sentar e partirem o pão de qualquer jeito, despedaçando-o. (pode ser útil ter um prato para ajudar a controlar a bagunça). Depois de terem tratado muito mal o pão, segure o pão (ou pedaços de pão) e pergunte quem quer comê-lo. Como você trataria algo que vai comer?

Em seguida, explique que há coisas especiais no evangelho que devem ser tratadas com respeito e amor enquanto lê a escritura. Quais são algumas dessas coisas?



 EXTRA:


Clique na gravura para acessar a página da atividade:

Sugestão para o Berçário:

Clique na gravura para acessar a pasta dos materiais dessa lição.

Clique no link abaixo para acessar a lição no Manual do Berçário.


"Videoaula" da semana:


Atenção: não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio ou/e distribuição para as suas primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso a todos os recursos de nosso site. Os materiais das lições semanais são criados por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

3 comentários


Valeria Gabbai
Valeria Gabbai
15 de jun. de 2025

Gratidão.

Curtir

Nilza Oliveira
Nilza Oliveira
14 de jun. de 2025

Obrigada,amei

Curtir

Glaucia Soares
Glaucia Soares
13 de jun. de 2025

Excelente, obrigada irmã por nos ajudar.

Curtir
bottom of page