top of page

Lição: 9 a 15 de Janeiro [Mateus 2; Lucas 2]

Atualizado: 12 de jan. de 2023

Viemos adorá-Lo




Essa semana é Natal no Vem, e Segue-Me! Mesmo que o Natal já tenha passado vamos retornar para o maior acontecimento e glorioso evento sagrado do nascimento de Jesus. Vamos aprender muito com a humilde história da Natividade e compreender mais da tradição de presentear quando alguém faz aniversário. Quando Jesus nasceu na Terra para ser o nosso Salvador, os magos foram adorá-Lo e deram presentes muito especial para Jesus, ouro, incenso e mirra. Vamos aprender mais o significado desses presentes e quais mais podemos presentear Jesus em nossos dias atuais. Também veremos que esse dia sagrado profetizado pelos profetas desde o Velho Testamento, era aguardado com ansiedade o Messias que traria a salvação de todos nós. E que Jesus desde criança, nos ensina muito e podemos seguir o Seu exemplo.



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cujo tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!



Princípio 1: Jesus nasceu. Lucas 2:1–14


Jesus deixou Seu lar com o Pai Celestial para nascer na Terra e ser nosso Salvador. Como você pode ajudar as crianças a relembrar a história do nascimento de Cristo?


Atividades sugeridas

  • Enquanto lê sobre o nascimento de Cristo, peça às crianças que encenem a história da Natividade, ou use a página de atividades desta semana para recapitulá-la. (Ver também “Capítulo 5: O nascimento de Jesus Cristo”, Histórias do Novo Testamento, pp. 13–15, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org.)


  • Se tiver um presépio, leve-o para a classe e peça às crianças que coloquem as peças nos lugares apropriados enquanto conta a história do nascimento de Jesus Cristo. Você pode mostrar uma gravura da Natividade (ver, por exemplo, o esboço desta semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Aponte para os diferentes personagens da Natividade e peça às crianças que compartilhem o que sabem sobre cada um deles.

Prenda as figuras dos personagens do presépio em rolos de papel higiênico.



  • Cantem juntos os hinos de Natal favoritos das crianças. Enquanto cantam, procure oportunidades de prestar testemunho do Salvador. Convide as crianças a dizer por que elas amam Jesus.




Princípio 2: Posso dar bons presentes para Jesus. Mateus 2:1–12


Os magos presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra. Como você pode usar essa história para ensinar às crianças que elas também podem dar presentes a Jesus — presentes como amor, serviço e obediência?


Atividades sugeridas

Aqui está o vídeo da histórinha da semana sobre os reis magos que trouxeram presentes muito especiais para Jesus Cristo depois que Ele nasceu! Vamos observar e ver por que eles queriam dar esses presentes a Jesus!


  • Embrulhe gravuras ou objetos que representem os presentes que podemos dar para Jesus. Peça às crianças que ajudem a abrir os embrulhos e debata como damos esses presentes para o Salvador.

Coloque as gravuras dentro e deixe as crianças abrirem a caixa e retire as gravuras enquanto fala sobre cada presente que pode dar ao Salvador. Coloque as gravuras de volta na caixa e peça às crianças que o ajudem a escrever o nome de Jesus no rótulo.

Ou e

Separe uma caixa para cada criança, deixe-as escolher que gravuras ou presentes gostariam de dar ao Salvador. (Tenha várias cópias das gravuras) Peça-lhes que fechem a caixa e escrevam Para: Jesus, De: (Nome da criança).

  • Ajude as crianças a desenhar ou fazer uma lista de presentes que podem dar a Jesus, como “ser um bom amigo” ou “orar”. Peça-lhes que compartilhem suas listas com a classe e escolham um “presente” que darão a Jesus hoje.


Os profetas da antiguidade predisseram o nascimento do Salvador. Lucas 2:1–21; Mateus 2:1–12


Por séculos, os profetas e os fiéis aguardaram com ansiedade o nascimento do Salvador. Entender essa verdade pode ajudar as crianças a adquirir uma gratidão profunda pela vida e missão do Salvador.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que falem sobre coisas pelas quais elas anseiam, como o aniversário ou um feriado. Peça que leiam Helamã 14:2–5 para descobrir algo pelo que os profetas ansiavam.

  • Leiam juntos algumas profecias sobre o nascimento do Salvador (ver Isaías 7:14; 9:6; 1 Néfi 11:18; Helamã 14:5). Ajude as crianças a relacionar os detalhes contidos nessas profecias e a encontrar em Lucas 2:1–21 e Mateus 2:1–12como eles se cumpriram.

Faça um gráfico como este exemplo abaixo:

Peça às crianças que leiam as escrituras e preencham os espaços em branco.




  • Peça às crianças que façam um desenho que represente algo contido em Mateus 2:1–12 ou Lucas 2:1–21 e compartilhem por que são gratas pelo nascimento de Jesus.



Princípio 3: Jesus já foi uma criança como eu. Lucas 2:40–52


Aprender sobre a infância do Salvador pode ajudar seus alunos a se relacionar com Ele. Pergunte às crianças o que aprenderam com esses versículos sobre como elas podem ser como Jesus agora mesmo.


Atividades sugeridas

  • Peça a um dos jovens da ala que vá até sua classe e compartilhe a história de quando Jesus era um rapaz e ensinou no templo.

  • Peça com antecedência a várias crianças que tragam fotos de quando eram bebês. Pergunte-lhes como elas cresceram. Compartilhe algumas das maneiras como Jesus cresceu (ver Lucas 2:40, 52). Cante com as crianças “Jesus criança já foi também” (Músicas para Crianças, p. 34) ou outra música sobre o Salvador.


  • Leia Lucas 2:52 e explique o que significa “sabedoria” e “estatura”. Você pode pedir às crianças que façam gestos que mostrem como é crescer em sabedoria e em graça para com Deus e outras pessoas. Por exemplo, elas podem imitar alguém lendo um livro ou ajudando um necessitado.

Os cartões em preto e branco você pode recortar e colocar em uma sacola ou tigela. As crianças podem escolher um e falar se é espiritual, social, físico ou intelectual. Em seguida, use a página de classificação para que elas coloquem o cartão.

Se suas crianças são muito pequenas para entender esse tipo de classificação, você pode usar a imagem como um visual para as crianças representarem as diferentes categorias ou para entendê-las melhor.




Jesus cresceu “em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”. Lucas 2:40, 52


Assim como Jesus, seus alunos precisam se preparar para uma missão importante. O que eles podem aprender com o exemplo de Jesus?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que prestem atenção às coisas que Jesus fez enquanto você lê Lucas 2:40, 52. Peça-lhes que compartilhem em que aspectos elas cresceram desde que eram bem pequenas. Compartilhe sua própria experiência sobre aprender o evangelho aos poucos. Preste testemunho do Salvador.

  • Faça atividades que ilustrem as frases contidas em Lucas 2:40, 52. Você pode, por exemplo, medir a altura de cada criança (“crescia Jesus em […] estatura”) ou pedir-lhes que compartilhem sua escritura favorita (“se fortalecia em espírito”). Ajude as crianças a perceber como elas estão crescendo e peça que compartilhem isso com seus familiares.

  • Depois de examinar Lucas 2:40, 52, pergunte às crianças o que elas pensam sobre como Jesus era quando tinha a idade delas. Como Ele teria tratado Sua mãe? E Seus irmãos e irmãs?


Posso seguir o exemplo de Jesus. Lucas 2:41–52


Mesmo na juventude, Jesus ensinou o evangelho no templo. Da mesma forma, as crianças em sua classe têm muito que ensinar para as pessoas ao redor delas.


Atividades sugeridas

  • Convide uma criança a vir preparada para resumir a história que se encontra em Lucas 2:41–52. Para ajudar as crianças a entender a história, ensine o que significa “tratar dos negócios de meu Pai” (versículo 49). Por exemplo, você pode dizer às crianças onde você ou seus pais trabalham. Qual era o trabalho ou “negócio” de José, o pai terreno de Jesus? (Ver Mateus 13:55.) Qual é o negócio de Seu Pai Celestial? (Ver Lucas 2:46–49; ver também Moisés 1:39.)


  • Leia com as crianças Lucas 2:46–49 e pergunte: “Como Jesus estava tratando ‘dos negócios de [Seu] Pai’?” Ajude as crianças a relacionar, ou desenhar no quadro, maneiras pelas quais podem ajudar também nos negócios do Pai Celestial.

  • Ajude-as a fortalecer a confiança de que, assim como o jovem Jesus, elas podem ensinar o evangelho; ajude-as a praticar ensinando umas às outras um princípio de Para o Vigor da Juventude.


Segue "vídeoaula" dessa semana:


Segue filme em animação para um cineminha com as crianças:



Por favor, não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

9.049 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page