top of page

Lição: 9 a 15 de agosto [D&C 88]

Atualizado: 11 de ago. de 2021

“Estabelecei (…) uma casa de Deus”


Conte às crianças que o Pai Celestial e Jesus querem que continuemos a aprender por toda a vida. Depois, peça-lhes que contem algo que estão aprendendo em casa, na escola ou na Igreja.


Princípio 1: Deus quer que eu fique perto Dele.


O que você pode fazer para ajudar as crianças que você está ensinando a sentir a presença de Deus na vida delas?


Atividades Sugeridas:


  • Ao ler Doutrina e Convênios 88:63, peça às crianças que encenem algumas das palavras que ouvirem. Elas podem, por exemplo, fingir que estão procurando algo ou batendo na porta de alguém.


  • Peça a uma criança que segure uma gravura de Jesus na frente da sala enquanto as outras crianças ficam de pé no fundo da sala. Peça às crianças que deem um passo à frente toda vez que você disser algo que as aproxime do Salvador, e um passo atrás, toda vez que você disser algo que as distancie do Salvador. Preste testemunho de que, quando procuramos nos achegar ao Senhor, Ele Se aproxima de nós.



Aproxime-se de mim e eu irei me aproximar de você, D&C 88:63



Então faça esta atividade:




Peça a uma ou todas as crianças que fiquem de pé contra a parede, com a gravura de Jesus do outro lado da sala. Você poderia dizer:




“Se você fez uma oração hoje, dê um passo gigante à frente.”




“Se você compartilhou com alguém hoje, dê um passo médio à frente.”




“Se você brigou com alguém na semana passada, dê um passo gigante para trás.”




“Se você tomou o sacramento hoje (ou vai tomar o sacramento), dê um passo médio à frente.”




“Se você mentiu para alguém esta semana, ou não ajudou seus pais quando eles perguntaram pela primeira vez, dê um passo atrás.”




“Se você foi batizado ou planeja ser batizado, dê um grande passo à frente.”




Continue até que todos cheguem à imagem de Jesus.




Princípio 2: O Pai Celestial quer que eu aprenda.


“A educação é uma parte importante do plano do Pai Celestial para ajudar você a tornar-se mais semelhante a Ele. (…) A educação que adquirir será valiosa para você na mortalidade e no mundo vindouro” (Para o Vigor da Juventude, p. 9).


Atividades Sugeridas:

  • Mostre a gravura de uma escola ou desenhe uma no quadro e peça às crianças que expliquem o que é uma escola e o que acontece ali. Conte sobre a escola que Joseph Smith criou (ver “Capítulo 31: A Palavra de Sabedoria”, Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 119–122).


  • Mostre às crianças a gravura de uma casa, de uma igreja e de um templo e pergunte como esses lugares se assemelham a uma escola.





  • Cante uma música sobre aprender, como “Ler, ponderar e orar” (Músicas para Crianças, p. 66). Pergunte às crianças o que elas gostam de aprender.





  • Leia Doutrina e Convênios 88:118 e saliente a frase “ensinai-vos uns aos outros”. Compartilhe alguma sabedoria que aprendeu com cada uma das crianças de sua classe e convide-as a compartilharem a sabedoria que elas aprenderam.


  • Explique-lhes que o Senhor quis que Seu povo fosse santificado antes de poderem entrar no templo. Você pode convidar um rapaz ou uma moça que tenha a recomendação para o templo a visitar a classe. Peça-lhe que mostre às crianças como é uma recomendação, conte o que faz para ser digno dela e conte por que é importante ter uma recomendação para o templo mesmo que não moremos perto de um templo.


  • Escreva no quadro O que, Por que, e Como. Peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 88:77–79 em duplas e façam uma lista de o que o Senhor deseja que aprendamos. Depois, peça-lhes que examinem o versículo 80 para descobrir por que Ele deseja que aprendamos. Elas podem então examinar o versículo 118 para descobrir como devemos aprender. O que podemos aprender com esses versículos sobre como o Senhor vê os estudos e o aprendizado?

Monte os dados. Leia D&C 88: 77-79 e, em seguida, revise-o jogando os dados com a classe e respondendo às perguntas.



  • Mostre um mapa do mundo e leiam juntos Doutrina e Convênios 88:79. Por que é importante aprendermos sobre outros países e outras culturas? Se você ou as crianças que você está ensinando já visitaram outro país ou moraram em outro país, mostre coisas que representem a cultura e conte coisas que aprendeu ali.



Princípio 3: O templo é a casa de Deus.


Pense em como você vai ajudar as crianças a sentir amor pelo templo e o desejo de adorar ao Senhor ali quando estiverem prontas.


Atividades Sugeridas:

  • Mostre às crianças como fazer a “torre” de um templo erguendo os braços e fazendo a ponta dos dedos se tocarem. Leia Doutrina e Convênios 88:119 e peça-lhes que façam uma torre toda vez que você disser a palavra “casa”. Explique-lhes que o Pai Celestial quis que Joseph Smith e os santos construíssem um templo, ou uma “casa de Deus”. Mostre a gravura de um templo próximo ao falar sobre as diferenças que existem entre um templo e uma capela da Igreja.


  • Preste seu testemunho do templo e cantem juntos um hino sobre o templo, tal como “Eu gosto de ver o templo” (Músicas para Crianças, p. 99). Peça às crianças que façam um desenho delas mesmas indo ao templo.




  • Peça às crianças que escolham sete palavras que descrevam sua casa ou outra que visitaram. Depois, peça a elas que leiam Doutrina e Convênios 88:119 e procurem sete palavras usadas pelo Senhor para descrever Sua casa. Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais elas poderiam tornar seu lar uma “casa de Deus”.


  • Entregue a cada criança uma frase de Doutrina e Convênios 88:119–126 para desenharem. Quando elas mostrarem umas às outras seus desenhos, deixe que examinem os versículos para adivinharem qual frase representa cada desenho.


  • Escreva no quadro Fazer e Não fazer. Peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 88:119–126 e façam uma lista das coisas que o Senhor queria que os santos fizessem ou que não fizessem a fim de se prepararem para aprender no templo. Elas podem consultar um dicionário para saber o significado das palavras difíceis. Peça às crianças que escolham algo que começarão a fazer ou que vão parar de fazer.





Princípio 4: Jesus Cristo me ajuda a ficar limpo do pecado.


Sermos santificados significa nos tornarmos limpos e puros. Como você pode ajudar as crianças que você está ensinando a entender que elas podem ser santificadas se seguirem Jesus Cristo?


Atividades Sugeridas:

  • Peça a uma criança que leia Doutrina e Convênios 88:68 em voz alta e a outra que leia o versículo 74. Peça às crianças que identifiquem uma frase que aparece nos dois versículos. Como é que nos “santificamos”? (Se necessário, ajude as crianças a consultarem o verbete “Santificação” no Guia para Estudo das Escrituras.) Faça no quadro o desenho de um coração, uma mão e um pé. Ajude as crianças a pensar no que significa “purificar” e “lavar” o coração, as mãos e os pés. Como o Salvador nos ajuda a fazer isso? Como podemos usar o coração, as mãos e os pés para nos tornarmos mais semelhantes a Jesus?




  • Explique-lhes que o Senhor quis que Seu povo fosse santificado antes de poderem entrar no templo. Você pode convidar um rapaz ou uma moça que tenha a recomendação para o templo a visitar a classe. Peça-lhe que mostre às crianças como é uma recomendação, conte o que faz para ser digno dela e conte por que é importante ter uma recomendação para o templo mesmo que não moremos perto de um templo.




Peça, busque, bata. Essas são as palavras que o Senhor descreve em D&C 88 para chegar mais perto Dele. Essas palavras são ativas, não passivas. Nossa jornada para nos aproximar de Deus é algo que exige esforço de nossa parte. Ele está sempre pronto para nos responder, encontrar-nos onde quer que estejamos e abrir portas para nós. "A historinha dessa semana é sobre uma garotinha que deseja se aproximar do Salvador!"




Com amor,

Vem e Segue-me Kids

1.921 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page