top of page

Lição: 31 de Janeiro a 6 de Fevereiro [Gênesis 6–11; Moisés 8]

Atualizado: 18 de mai. de 2023

“Noé (…) encontrou graça aos olhos do Senhor”






Essa semana veremos uma das histórias especiais e de grandes milagres, a história da Arca de Noé! Veremos que se seguirmos o profeta, todos seremos abençoados e Deus cumprirá as promessas feitas a nós. O único caminho para alcançar o céu é seguindo a Jesus Cristo!



Princípio1: Seguir o profeta abençoará a mim e minha família. (Gênesis 6:14–22; 7–8; Moisés 8:16–30)


À medida que as crianças aprenderem a seguir o profeta, elas serão abençoadas e ficarão seguras espiritualmente, assim como a família de Noé se manteve a salvo do Dilúvio.


Atividades sugeridas

  • Conte a história de Noé e a arca com suas próprias palavras (ver “Noé”, em Histórias do Velho Testamento; ver também “Segue o profeta”, Músicas para Crianças, pp. 58–59, 3ª estrofe). Ajude as crianças a encenarem partes da história. Por exemplo, fingir usar uma ferramenta para construir a arca ou andar como os animais entrando na arca.





Aqui está uma atividade com a música Segue o Profeta!



Olha que divertido para as crianças terem sua própria maleta para levar para casa, e contar aos pais a história da Arca de Noé!

Segue esses conjuntos de animais, para as crianças contarem suas histórias com a maleta.


Aqui segue um jogo da memória, basta imprimir duas vezes!

Clique no link abaixo para o PDF direto do site da Igreja


  • Leia para as crianças Moisés 8:19–20, enfatizando o que o Senhor ordenou que Noé fizesse. Ajude as crianças a entender que Noé era um profeta e que sua família foi salva do Dilúvio porque o seguiu. Pergunte às crianças se elas sabem quem é nosso profeta atual. Mostre uma fotografia dele e ajude as crianças a repetir o nome dele.

Clique no link abaixo para o PDF direto do site da Igreja


  • Leve para a classe gravuras e objetos que representem os ensinamentos do profeta atual, como as escrituras ou uma fotografia de um templo. Deixe que elas se revezem para selecionar um item e dizer o que sabem sobre ele. Explique-lhes o que esse item representa. Incentive-as a fazer um desenho delas mesmas obedecendo ao que o profeta ensinou. Preste testemunho sobre as bênçãos de seguir o profeta.

Antes da aula, você precisa ter certeza de recortar a gravura do profeta e colocá-la por cima da gravura de Jesus. As crianças desenharão nos cartões em branco coisas que o profeta lhes ensinou (templo, escrituras, etc.). Depois de terem colado todos eles ao redor da gravura do profeta, remova a gravura para mostrar o Salvador. Preste testemunho de que o profeta fala pelo Senhor.


As crianças estão crescendo em um mundo iníquo, semelhante de alguma maneira ao mundo durante a época de Noé. A experiência de Noé pode lhes dar confiança de que podem encontrar segurança espiritual ao seguirem o profeta.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a escolher versículos de Gênesis 6:14–22; 7–8 dos quais elas poderiam fazer um desenho. Use os desenhos delas para ensinar a história de Noé. Peça-lhes que contem o que aprenderam com a história.

  • Mostre-lhes uma gravura de Noé (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 7–8) e do profeta atual. Ajude as crianças a pesquisar Moisés 8:16, 19–20, 23–24 para encontrar as coisas que Noé ensinou que nossos líderes da Igreja ainda ensinam hoje. De que modo somos abençoados quando obedecemos a esses ensinamentos?


  • Compartilhe algo que o profeta atual ensinou recentemente. Peça às crianças que escrevam algo que o profeta ensinou em tiras de papel e ajude-as a arrumar as tiras em forma de uma arca. De que maneira esses ensinamentos são parecidos com a arca que Noé construiu?

Aqui está um quebra-cabeça da arca em que as crianças podem escrever coisas no verso antes de montá-lo.



Princípio 2: Deus cumprirá as promessas feitas a nós. (Gênesis 9:15–16)


É importante que as crianças saibam que Deus cumpre Suas promessas, principalmente quando elas se preparam para fazer convênios com Ele quando forem batizadas.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que façam desenhos de arco-íris. Leia para elas Gênesis 9:15–16 e peça-lhes que ouçam as palavras lembrarei e lembrar. Peça-lhes que ergam seu arco-íris quando ouvirem essas palavras. Explique-lhes que o arco-íris é um lembrete das promessas que Deus fez para nós.

  • Converse com as crianças sobre algumas das promessas de Deus — por exemplo, que podemos retornar ao Pai Celestial se seguirmos a Jesus Cristo ou que Deus enviará o Espírito Santo para nos consolar. Preste testemunho de que Deus sempre cumpre Suas promessas.

  • Use gravuras para contar às crianças sobre os convênios que fazemos com Deus, como gravuras de uma criança sendo batizada, do sacramento e de um templo (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 104, 108 e 120).



Precisamos nos lembrar de nossos convênios. (Gênesis 9:15–17)


Quando somos batizados, fazemos convênios com o Pai Celestial de obedecer a Seus mandamentos. Em Gênesis 9:15–17, o arco-íris é identificado como um lembrete do convênio de Deus. Esses versículos podem inspirar as crianças a buscar maneiras de se lembrarem de seus convênios com Deus.


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças alguma que você tem que lembra algo importante em sua vida, como uma aliança de casamento, uma fotografia ou um diário. Deixe as crianças contarem seus próprios exemplos. Leiam juntos Gênesis 9:15–17 (ver também Tradução de Joseph Smith, Gênesis 9:21–25 no Apêndice da Bíblia, pp. 28–29). O que o Pai Celestial quer que pensemos quando vemos um arco-íris?

Clique no link abaixo para o PDF direto do site da Igreja


  • Lembre as crianças dos convênios que fizeram quando foram batizadas e que elas renovam toda vez que tomam o sacramento (ver Mosias 18:8–10; Doutrina e Convênios 20:77, 79). Deixe-as desenharem ou criarem algo que as lembrem de seus convênios.


Princípio 3: O único caminho para alcançar o céu é seguindo a Jesus Cristo. (Gênesis 11:1–9)


O povo de Babel pensava que poderia alcançar o céu construindo uma torre, em vez de viver o evangelho de Jesus Cristo. Como você pode ajudar as crianças a entender que seguir o Salvador é o único caminho para retornar ao Pai Celestial?


Atividades sugeridas

  • Conte a história da Torre de Babel com suas próprias palavras ou leia a história em “A Torre de Babel” (em Histórias do Velho Testamento). Incentive as crianças a ajudá-lo contando o que sabem sobre a história.


  • Deixe as crianças construírem uma torre de blocos ou outros objetos. Depois mostre-lhes uma gravura do Salvador e pergunte-lhes qual é o caminho para voltar ao Pai Celestial — construindo uma torre ou seguindo a Jesus Cristo? Peça-lhes que falem sobre as coisas que podem fazer para seguir ao Salvador.


Embora as pessoas hoje não tentem construir torres para alcançar o céu, muitas tentam encontrar paz e felicidade seguindo caminhos diferentes daquele que Jesus Cristo estabeleceu. De que maneira você pode usar a história da Torre de Babel para ensinar esse princípio?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que contem o que sabem sobre a história da Torre de Babel (ver Gênesis 11:1–9). De acordo com Helamã 6:28, por que o povo de Babel construiu a torre? Por que a construção dessa torre era o caminho errado para alcançar o céu? Que conselhos nós daríamos ao povo de Babel?

Clique no link abaixo para o PDF direto do site da Igreja


  • Peça às crianças que leiam 2 Néfi 31:20–21 e Helamã 3:28 para encontrar o caminho certo para alcançar o céu. Preste seu testemunho do Salvador Jesus Cristo.

Faça um desenho de uma escada no quadro e cole a imagem do Pai Celestial e de Seu filho, Jesus Cristo bem no topo. Distribua as tiras de papel vazias e peça às crianças que procurem as escrituras e acrescentem-nas à escada.




Segue o vídeo da história da semana, que conta a história de Noé! Vamos assistir e ver por qual motivo Deus queria que Noé construísse a Arca.



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

8.352 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page