Lição: 30 de Junho a 6 de Julho [ D&C 71-75]
- Joelma Bellini
- há 1 dia
- 4 min de leitura
“Arma alguma que se forme contra vós prosperará”

Essa semana, as crianças aprenderão que poderão defender a verdade prestando testemunho, o Senhor não espera que as crianças respondam às críticas contra a Igreja como Ele pediu que Joseph Smith e Sidney Rigdon fizessem. Mas podemos ajudar as crianças a entender que seu simples testemunho da verdade pode ter uma influência poderosa sobre outras pessoas; Que o Senhor chamou um bispo para ajudá-las. As crianças pequenas talvez não saibam muito o que o bispo faz para servir a elas e aos outros membros da ala. Podemos ajudá-las a valorizar o serviço prestado pelo bispo delas e a ser gratas por isso; E que podem dar o melhor delas ao Senhor. Mesmo sendo bem novas, as crianças podem ter alegria em fazer o melhor que podem para guardar os mandamentos do Senhor.
Princípio 1: Posso defender a verdade prestando testemunho. Doutrina e Convênios 71
Você pode usar o cabeçalho da seção de Doutrina e Convênios 71 ou o “Capítulo 25: Joseph Smith e Sidney Rigdon saem em missão” (Histórias de Doutrina e Convênios, p. 96, ou o vídeo correspondente na Biblioteca do Evangelho) para ensinar seus filhos a respeito das circunstâncias que inspiraram a seção 71. Depois, ajude-os a descobrir no versículo 1 o que o Senhor queria que Joseph e Sidney fizessem sobre as “hostilidades” em relação à Igreja. De que maneira Ele disse que os ajudaria? Como podemos ser como Joseph e Sidney?
Aqui está duas atividades para ajudar as crianças a prestarem seus testemunhos de uma forma divertida.


Vocês também podem cantar um hino que inspire seus filhos a serem fiéis ao Salvador, como “Sê fiel” (Músicas para Crianças, p. 81). Ajude seus filhos a praticar como compartilhar o que sabem sobre Jesus Cristo.


Princípio 2: O Senhor chamou um bispo para me ajudar. Doutrina e Convênios 72:2
Ler juntos Doutrina e Convênios 72:2 pode criar uma oportunidade de debater por que o Senhor nos dá bispos (ver também “Capítulo 17: Os primeiros bispos da Igreja”, Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 64–66, ou o vídeo correspondente na Biblioteca do Evangelho). Você e seus filhos podem encontrar gravuras ou objetos que representem as responsabilidades de um bispo. A gravura e a página de atividades no final deste esboço fornecem algumas ideias. Depois, conversem sobre os bispos que conheceram e como o Senhor abençoou sua família por meio do serviço deles.

Para crianças maiores: Faça jogo da venda, pergunte se alguém se voluntariaria para ter os olhos vendados. Prepare a classe para que não digam nada. Depois que eles colocarem a venda, entregue-lhes objetos como estas da imagem abaixo. Elas podem senti-las com as mãos e tentar adivinhar o que são. Diga a classe que esses objetos representam um membro da Ala e veja se elas conseguem adivinhar quem é.
Chaves - as chaves não precisam ser da Igreja. "Elas possuem certas chaves do Sacerdócio para ajudar a Ala."
Gravata - Os pais usam gravatas, "Pai da nossa Ala."
Envelope - Se tiver uma papeleta de dízimo, podem usar. Caso não tenham, um envelope pode representar.

Ajude as crianças a fazerem cartões para entregar ao bispo, agradecendo-lhe pelo que ele faz para ajudar na obra do Senhor.

Jogo online
Princípio 3: Posso dar o melhor de mim ao Senhor. Doutrina e Convênios 75:3
Para falar sobre a diferença entre ser “ocioso” e “[trabalhar] com toda a força”, talvez você possa selecionar alguns atos de serviço ou tarefas domésticas e pedir a seus filhos que demonstrem fazê-los de maneira ociosa e depois com toda a força. Ao ler “não serdes ociosos” em Doutrina e Convênios 75:3, seus filhos podem demonstrar como eles realizariam as tarefas domésticas com preguiça. Quando você lê “mas trabalhardes com toda a força”, eles podem demonstrar como trabalham arduamente. Por que é importante fazer o melhor que podemos ao servir ao Senhor?

Recorte as cartas e coloque-as viradas para baixo. Cole as duas faces em uma moeda grande ou em um botão grande. Deixe a(s) criança(s) escolher uma carta e virar a moeda. Ela(s) pode(m) então demonstrar a tarefa "com preguiça" ou "arduamente", dependendo do que virou.

Em sua mensagem “Dois princípios para quaisquer condições econômicas” (A Liahona, novembro de 2009, p. 55), o presidente Dieter F. Uchtdorf contou duas histórias sobre o trabalho. Talvez você possa compartilhá-las com seus filhos e falar sobre a sensação de saber que trabalhamos duro e demos nosso melhor.
Para crianças maiores: Distribua os cartões com o texto e peça que trabalhem juntos para associar as figuras às passagens. Discuta estes e outros pontos que chamaram sua atenção no discurso.

Não subestimem as crianças, elas são capazes de ajudar e fazer as coisas. Como no exemplo desta historinha de: Bastian o bebê elefante!
EXTRA:
Clique na gravura para acessar a página da atividade:
Sugestão para o Berçário:
Clique na gravura para acessar a pasta dos materiais dessa lição.
Clique no link abaixo para acessar a lição no Manual do Berçário.
"Videoaula" da semana:
Atenção: não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio ou/e distribuição para as suas primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso a todos os recursos de nosso site. Os materiais das lições semanais são criados por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids