top of page

Lição: 29 de Maio a 4 de Junho [Mateus 26; Marcos 14; João 13]

Atualizado: 2 de jun. de 2023

“Em memória”






No dia anterior à Sua morte, Jesus deu aos discípulos algo para que se lembrassem Dele. Ele “tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E tomando o cálice, e dando graças, deu-o a eles, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue” (Mateus 26:26–28). Isso aconteceu há cerca de 2 mil anos, hoje em dia, todos os domingos portadores do sacerdócio autorizados para agir em nome de Jesus Cristo fazem aquilo que um dia Ele fez. Eles tomam o pão e a água e os abençoam, e os dão a cada um de nós, Seus discípulos. Trata-se de um gesto simples. Pode existir algo mais simples e mais fundamental do que comer pão e tomar água? No entanto, esse pão e essa água são sagrados para nós porque nos ajudam a lembrar Dele. Este é o convênio que fizemos e renovamos ao partilhar do Sacramento. Jesus Cristo é a luz do mundo! Ele é a videira verdadeira! Ele é o cordeiro de Deus e Ele é o bom pastor! Os emblemas do pão e da água carregam um duplo significado. Jesus a água viva e o pão da vida. Mas esses emblemas também nos lembram do sacrifício expiatório do Senhor. A ordenança do sacramento, o meio pelo qual o Senhor nos instruiu a “lembrar-se sempre Dele”.




Mostre gravuras dos acontecimentos nesses capítulos, como as do Livro de Gravuras do Evangelho, nº 54 e nº 55, e peça às crianças que digam o que está acontecendo nelas.



Princípio 1: O sacramento me ajuda a pensar em Jesus. Mateus 26:26–29; Marcos 14:22–24


Ajude as crianças a entender que tomar o sacramento é uma oportunidade de lembrar o que Jesus fez por nós.


Atividades sugeridas

  • Resuma o relato de quando Jesus instituiu o sacramento. Você pode usar o “Capítulo 49: O primeiro sacramento” (Histórias do Novo Testamento, pp. 124–126, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Por que tomamos o sacramento? Ajude as crianças a compreender que nos lembramos de Jesus durante o sacramento.



  • Mostre às crianças um pedaço de pão e um copo de água. Pergunte se elas sabem o que o pão e a água do sacramento representam. Explique que esses emblemas nos ajudam a lembrar que Jesus morreu por nós e levantou-Se dos mortos.




  • Peça que fechem os olhos e pensem em alguém que amam; depois, peça que contem um pouco sobre essa pessoa. Peça que fechem os olhos novamente, pensem no Salvador e depois contem o que sabem sobre Ele. Incentive-as a pensar no Salvador durante o sacramento toda semana.

Aqui está uma atividade para revisar as promessas feitas durante o sacramento.



  • Peça às crianças que mostrem a você o que elas podem fazer para se lembrar de Jesus e ser reverentes durante o sacramento. Ajude as crianças a fazer o livreto descrito na página de atividades desta semana e a usarem-no para ajudá-las a pensar em Jesus durante o sacramento. Se preferir, peça que elas procurem gravuras de Jesus em algumas revistas da Igreja e criem uma colagem para a qual possam olhar durante a reunião sacramental.

Aqui está um livreto e gravuras.







Aqui estão algumas fotos que você pode adicionar ou pode pedir às crianças que recortem algumas das revistas Meu Amigo.



Clique no link para a página de atividade da Igreja:



O sacramento me ajuda a lembrar de Jesus Cristo e de Seu sacrifício por mim. Mateus 26:26–29; Marcos 14:22–24


Como você pode ajudar as crianças a ter uma experiência mais significativa com o sacramento?



Atividades sugeridas


Esconda-os pela sala, peça às crianças que os encontrem e, com as dicas, desembaralhe as letras para formar a palavra sacramento. Depois que as crianças descobrirem, diga a elas que é isso que estamos aprendendo hoje.



Imprima em cartolina colorida, para adicionar um pouco de cor.


  • Pergunte o que elas fazem para pensar em Jesus durante o sacramento. Ajude-as a encontrar escrituras ou palavras dos hinos sacramentais para ler durante o sacramento e, depois, escrevê-las em um cartão que possam consultar na próxima vez que tomarem o sacramento. Cante alguns desses hinos com as crianças (ver Hinos, nº 99 a nº 117).

Que tal listá-los em um marcador? (:

  • Escreva frases-chave das orações sacramentais no quadro e ajude as crianças a memorizá-las. O que significam essas frases? Por que é importante renovar nossos convênios batismais todas as semanas?

  • Convide um portador do Sacerdócio Aarônico para falar às crianças sobre a experiência dele preparando, abençoando ou partilhando o sacramento. O que o ajuda a se preparar para o sacramento? Como ele se sente ao fazer isso? Como o pão e a água o lembram do Salvador?

  • Peça às crianças que já são batizadas que contem o que elas se lembram do batismo. Como elas se sentiram? Que convênios elas fizeram? (Ver Mosias 18:8–10.) Diga-lhes que toda semana quando partilhamos do sacramento é como se fossemos batizados de novo — podemos ser perdoados de nossos pecados e renovar nossos convênios.



Princípio 2: Posso amar as pessoas como Jesus amou. João 13:34–35


Jesus demonstrou Seu amor ao cuidar das pessoas ao Seu redor. Que oportunidades seus alunos têm de demonstrar amor pelas pessoas?


Atividades sugeridas

  • Exiba gravuras de histórias que as crianças aprenderam este ano, nas quais Jesus demonstrou Seu amor pelas pessoas (ver esboços anteriores em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Leia João 13:34–35 e ajude as crianças a repetir a frase “Como eu vos amei a vós, que também vós uns a outros vos ameis”. Como podemos demonstrar amor por nossa família e nossos amigos?

Distribua as peças em preto e branco do quebra-cabeça entre as crianças. Colocando as peças coloridas no chão, conte as histórias (uma de cada vez, de como Jesus amou e chorou com as pessoas, ou como incluiu o homem que estava na árvore). Depois, pergunte às crianças (uma de cada vez) como podemos incluir ou amar as pessoas e pergunte quem tem o par enquanto avança com as gravuras e histórias.


  • Peça a uma criança que segure uma gravura do Salvador enquanto a classe canta uma música sobre o amor do Salvador, como “Amai-vos uns aos outros” (Músicas para Crianças, pp. 74–75). Dê corações de papel às crianças e peça que desenhem uma gravura delas mesmas fazendo algo que demonstre seu amor por outra pessoa.





Segue uma atividade com a música Amai-vos Uns aos Outros:






Os discípulos de Jesus Cristo amam as pessoas como Ele amou. João 13:34–35


Quando somos batizados, fazemos convênios de nos tornarmos discípulos de Jesus Cristo. Em João 13:34–35, o Salvador descreveu como podemos demonstrar que somos Seus discípulos.


Este filme resumi tudo nesta lição: Sacramento (última ceia), Lava-pés e convidar seus discípulos a amar uns aos outros.


Atividades sugeridas

  • Escreva no quadro Que vos -------------- uns aos outros, como eu vos -------------- a vós (João 13:34). Peça às crianças que consultem a escritura e preencham as lacunas. Que outras coisas podemos fazer para demonstrar que somos discípulos de Cristo? As crianças podem pensar em outras palavras que poderiam completar a sentença no quadro, como sirvais e servi ou ensineis e ensinei.

  • Peça às crianças que leiam João 13:35 e pensem em pessoas que elas conhecem e que são exemplos de discípulos de Jesus Cristo. Peça a elas que contem como essas pessoas demonstram amor pelos outros assim como o Salvador o fez.

Aqui está um cartão que as crianças podem dar a alguém que elas sentem ser um discípulo de Jesus Cristo.




Princípio 3: Jesus Cristo me mostrou como servir ao próximo. João 13:1–17


O relato de quando o Salvador lavou os pés dos discípulos pode inspirar as crianças a servir com amor às pessoas ao redor delas.


Atividades sugeridas

  • Com alguns dias de antecedência, convide uma das crianças a ler João 13:4–9 e compartilhar esse relato com a classe a partir do ponto de vista de Pedro. O que o Salvador estava tentando ensinar a Pedro e aos demais apóstolos? As crianças podem falar sobre o que aprenderam com essa história a respeito de Jesus Cristo. O que aprendemos sobre servir as pessoas?

Recorte os pedaços e peça às crianças que coloquem por cima depois que a escritura for lida. A imagem conta uma história e esse tipo a coloca em ordem.


  • Leiam juntos João 13:12–17. Peça que cada criança escreva sobre uma ocasião em que o Salvador serviu a outra pessoa. Incentive-as a escrever também sobre algo que aprenderam com o exemplo Dele. Se precisarem de ajuda, elas poderão buscar exemplos no vídeo “Atributos Cristãos” (ChurchofJesusChrist.org). Peça-lhes que mostrem à classe o que escreveram.



Segue "videoaula" dessa semana:



Para cineminha com as crianças:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids


6.739 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page