top of page

Lição: 28 de Novembro a 4 de Dezembro [Naum; Habacuque; Sofonias]

Atualizado: 29 de nov. de 2022

"Seus caminhos são eternos"




Essa semana no Vem e Segue-Me, aprenderemos com o exemplo dos profetas Naum, Habacuque e Sofonias como buscar ao Senhor e ter alegria mesmo quando as coisas não estão indo bem. O Senhor é nossa fortaleza e se sempre escolhermos Seguí-lo encontraremos paz. No livro de Naum, profeta da Galileia entre 642 e 606 a.C. Relata que a Terra será queimada na Segunda Vinda e menciona a misericórdia e o poder do Senhor. Prediz a destruição de Nínive, um evento que preconiza o que acontecerá nos últimos dias. Já no livro de Habacuque, profeta no reino de Judá, que falou da iniquidade do povo, possivelmente durante o reinado de Joaquim (aprox. 600 a.C.). Mostra uma conversa do Senhor com o Seu profeta, semelhante às que se encontram em Jeremias 12 e Doutrina e Convênios 121. Habacuque estava perturbado porque parecia-lhe que os ímpios prosperavam, o Senhor aconselhou Habacuque a ser paciente — os justos devem aprender a viver pela fé. O livro do profeta Sofonias que viveu durante o reinado de Josias (639–608 a.C.). Fala de um dia futuro que será cheio de indignação e angústia. Ele admoesta o povo de Israel a buscar a justiça e a mansidão. Relata a Segunda Vinda, quando todas as nações estarão reunidas para a batalha. O Senhor, no entanto, reinará no meio delas.



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cuja o tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Princípio 1: Deus sempre cumprirá Suas promessas. Habacuque 2:3


O profeta Habacuque ficou preocupado com a iniquidade que viu no meio do povo de Judá (ver Habacuque 1:2–4). O Senhor assegurou a ele que Suas promessas seriam cumpridas em Seu tempo (ver Habacuque 2:3).


Atividades sugeridas

  • Compartilhe alguns exemplos de coisas que são boas, mas só depois de esperarmos — como frutas que precisam amadurecer ou a massa que precisa ser assada. O que aconteceria se tentássemos comer a fruta ou a massa antes de estar pronta? Fale sobre o profeta Habacuque, que queria saber quando o Senhor acabaria com a iniquidade que ele viu ao seu redor. Leia para as crianças a resposta do Senhor, encontrada em Habacuque 2:3. Enfatize que Habacuque precisava esperar que as promessas do Senhor fossem cumpridas, assim como às vezes precisamos fazer. Conte uma ocasião em que você teve que esperar por uma bênção.

Ao ensinar essa atividade, primeiro coloque os lados dos cartões com as palavras no chão. Então, uma de cada vez , retire um cartão com figuras e peça às crianças que combinem com ele. Leia a história (ou deixe as crianças contarem o que sabem). Se você colocar todos no chão, as crianças ficarão mais interessadas em fazer combinações do que ouvir cada história (:




  • Ajude as crianças a pensarem nas coisas que Deus prometeu — por exemplo, que Jesus Cristo retornará à Terra ou que podemos viver com Deus novamente. Em cada exemplo, peça às crianças que repitam a frase “Espera-o, porque certamente virá”.



Princípio 2: Posso ajudar a encher a Terra com o conhecimento de Jesus Cristo. Habacuque 2:14


Habacuque profetizou sobre o dia em que o mundo inteiro saberia sobre Jesus Cristo. Essa profecia está começando a se cumprir em nossos dias. Pense em como você pode ajudar as crianças a fazerem parte desse cumprimento.


Atividades sugeridas

  • Mostre uma jarra vazia e dê a cada criança um pequeno objeto. Peça a cada criança que compartilhe algo que Jesus fez ou ensinou e, em seguida, coloque o objeto na jarra. Leia Habacuque 2:14 em voz alta e explique que, assim como as crianças encheram a jarra com seu conhecimento do Senhor, também podemos encher o mundo com o conhecimento Dele.


  • Mostre às crianças um mapa-múndi (ver Mapas da História da Igreja, nº 7, “Mapa-múndi”). Ajude-as a encontrar o lugar onde elas moram e onde os missionários que elas conhecem serviram. Preste testemunho de que o Pai Celestial deseja que todas as pessoas da Terra conheçam Jesus Cristo. Como podemos ajudar a ensinar outras pessoas sobre Jesus? Conte às crianças coisas que você as viu fazer que lhe ensinam sobre Jesus Cristo. Ajude-as a pensar em coisas que elas podem fazer.

  • Cantem juntos um hino sobre compartilhar o evangelho, como “Um missionário já eu quero ser” (Músicas para Crianças, p. 90). Como podemos falar com as pessoas sobre Jesus Cristo? Para obter algumas ideias, ver Regras de Fé.






Princípio 3: “Buscai ao Senhor.” Sofonias 2:3


Sofonias ensinou que devemos buscar ao Senhor em épocas de grande iniquidade, como nestes últimos dias. Reflita sobre como você vai incentivar as crianças a buscá-Lo.

Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura de Jesus e leia para as crianças Sofonias 2:3. Convide-as a colocar as mãos fechadas em círculo ao redor dos olhos, como se fossem óculos, e a olhar para a imagem sempre que lerem a palavra “buscar”. Explique que o profeta Sofonias queria que o povo buscasse o Senhor. Como buscamos o Senhor? Onde podemos encontrá-Lo?


Segue esse óculos de papel de uma lição antiga que pode ser usado para essa atividade. Se não quiser perder tempo colorindo, pode imprimi-lo em cartolina colorida.

  • Use a página de atividade desta semana ou pense em outro jogo que incentive as crianças a buscarem ao Senhor. Toque ou cante uma canção relacionada a esse assunto, como “Buscarei cedo ao Senhor” (Músicas para Crianças, p. 67). Debata o que a canção ensina sobre como podemos encontrar Jesus Cristo em nossa vida.



Princípio 4: “O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia.”Naum 1:7


Todos enfrentamos nossos próprios “[dias de] angústia”. Como você ajudará as crianças a se voltarem para o Senhor, a “[confiarem] Nele” e encontrarem segurança espiritual em seus dias de angústia?


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma gravura de uma fortaleza ou um forte. Quais são alguns dos motivos pelos quais as pessoas podem precisar de uma fortaleza? Peça às crianças que leiam Naum 1:7 para descobrir o que o profeta Naum disse ser como uma fortaleza ou um forte para nós. Do que o Salvador pode nos proteger?

Esta foto é de um game, o interessante nessa foto é que ela mostra as duas camadas diferentes de proteção e a guerra, que é muito semelhante ao que nossas crianças estão enfrentando hoje. É muito importante que construam sua fortaleza e proteção, obtenha um relacionamento com nosso Salvador antes dos "dias de angústia".


  • Peça às crianças que façam um desenho delas mesmas e de sua família dentro de uma fortaleza ou de um forte. Incentive-as a escrever palavras ao redor da fortaleza que descrevam algumas das influências malignas do mundo. Peça-lhes que escrevam palavras dentro da fortaleza que descrevam Jesus Cristo. O que Ele pede que façamos para receber Sua força e proteção? (Ver Doutrina e Convênios 35:24.)

As crianças podem construir uma fortaleza com lego, blocos ou fazer a dinâmica abaixo:


Lição prática: Ação de Resistência e proteção familiar


Objetivo: Refletir sobre o cuidado que a família deve ter contra os ataques do inimigo.

Material: Um guarda-chuva ou sombrinha sem defeito, papeis e lápis para cada membro da família, (na Primária, para cada criança), e 01 rolo de fita adesiva.

Procedimento:

Apresentem o guarda-chuva fechado.

Perguntem: Para que usamos um guarda-chuva? (Aguardem as respostas). Espera-se que falem que o guarda-chuva é utilizado para proteger da chuva, do sol ou do vento forte.

Fale: Para que a pessoa fique protegida o guarda-chuva deve estar aberto (agora abram o guarda-chuva).

Fale: Vamos agora refletir sobre o guarda-chuva aberto para proteção com relação a família, que vem sofrendo ataques do inimigo para atingi-la.

Agora, distribuam papel e lápis para todos e peça para que cada um escreva uma palavra (ação) que Satanás usa para atacar a família. (Exemplos: Imoralidade, mentiras, roubos, pornografia, brigas entre os familiares, etc). Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa do guarda-chuva, simbolizando que os ataques são externos, isto é, vem de fora, do mundo em que vivemos. Leia cada palavra e pergunte: O que estes ataques podem causar na família? Aguarde as respostas. (Desunião, afastamento das coisas do Senhor...). Se o guarda-chuva quebrar, significa que ficamos sem proteção! Pergunte: O que a família deve fazer para permanecer firme diante dos ataques do inimigo? (Noite Familiar, leitura das escrituras em família, oração, jejum, frequência a igreja...). Fixe os papéis na parte de dentro do guarda-chuva, dizendo que essas coisas vem de dentro do lar!

Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu um guarda-chuva ou sombrinha? Certamente a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto. Isto nos remete ao aspecto de que a família não pode se esquecer de estar sempre cuidando de sua proteção contra as investidas de Satanás. Assistam o vídeo "Proteger Nosso Ninho".



Princípio 5: Posso ter alegria em Jesus Cristo mesmo quando as coisas não estão indo bem. Habacuque 3:17–19


Habacuque descreveu algumas provações que podem acontecer a seu povo, incluindo árvores ou vinhas que não dão frutos. Ele então disse que, mesmo que essas coisas acontecessem, “todavia eu me alegrarei no Senhor”.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Habacuque 3:17 e identifiquem as provações descritas nesse versículo. Como uma pessoa se sentiria se essas coisas acontecessem? Ajude as crianças a pensar nas provações que podem ocorrer com elas. Em seguida, leiam juntos os versículos 18–19 para aprender como Habacuque disse que se sentiria mesmo se essas coisas acontecessem com ele.

Lição prática


1. Prepare uma esponja e uma tigela com água.

2. Compare a esponja com as crianças, seus testemunhos e espírito.

Estamos passando pela vida, aprendendo o evangelho, orando, construindo um bom relacionamento com Deus e absorvendo muitas coisas boas. (Coloque a esponja na água).

3. Mas então temos momentos realmente difíceis, como em Habacuque 3:17. Isso pode ser comparado a não ter dinheiro ou emprego. Talvez um amor morra? Como reagiremos às provações?

4. Essas provações estão nos pressionando. O que vai sair? As mesmas coisas boas que absorvemos ou raiva e nos afastamos de Deus? Em Habacuque 3:18-19, Quando o aperto foi apenas sobre este homem, o que saiu? Aperte a esponja enquanto alguém lê "Ainda assim me alegrarei no Senhor, me alegrarei no Deus da minha salvação..." Tenho certeza que Habacuque chorou e ficou triste, tudo bem ter dias ruins, mas quando nos voltamos a Deus encontraremos alegria.

Corte essas letras e coloque em um copo ou tigela. Peça as crianças que retirem uma letra e compartilhem algo pelo qual é grata e que começa com aquela letra.




Princípio 6: Aqueles que seguem Jesus Cristo encontrarão paz e alegria. Sofonias 3:14–20


Sofonias 3:14–20 descreve o alegre dia em que Jesus Cristo, “o rei de Israel”, reinará entre Seu povo e “regozijar-se-á em [nós] com júbilo” (versículos 15, 17).


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Sofonias 3:14. Em seguida, peça que cada criança escolha um dos versículos de Sofonias 3:15–20 e o estude, identificando algo que pode ajudar a nos regozijar e alegrar. Peça-lhes que compartilhem o que encontraram.

  • Ajude as crianças a encontrarem hinos ou canções infantis que as ajudem a “[regozijar-se] e [exultar] de todo o coração” (Sofonias 3:14). Cantem algumas músicas juntos e incentive as crianças a falar sobre a alegria que encontram no evangelho de Jesus Cristo.



Segue "videoaula" da semana:



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

6.686 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page