top of page

Lição: 27 de Março a 2 de Abril [Mateus 14; Marcos 6; João 5-6]

"Não tenhais medo"





Este final de semana é de Conferência Geral. Procurem fazer as atividades do Vem, e Segue-Me -Primária com as crianças ao longo da semana! E para os dois dias de Conferência, visite nossa página com uma variedade de atividades para as quatros sessões da Conferência!

(Clique na imagem para ser direcionado para a página)



O que inspirou Pedro a deixar a segurança de seu barco, no meio do mar da Galileia, durante uma forte tempestade? O que o levou a acreditar que, se Jesus podia caminhar sobre a água, ele também poderia? Não podemos saber com certeza, mas talvez Pedro compreendia que o Filho de Deus veio não apenas para realizar coisas maravilhosas para o povo, mas também para conceder poder a pessoas como Pedro para executar prodígios também. Afinal de contas, o chamado de Jesus era: “Vem, segue-me”. Pedro já tinha aceitado esse convite anteriormente e, agora, estava tentando aceitá-lo novamente mesmo que isso significasse se confrontar com seus temores e fazer algo aparentemente impossível. Talvez o Senhor não nos peça para sairmos de um barco andando no meio de uma tempestade ou contribuirmos com nosso suprimento escasso de pão quando milhares precisam se alimentar, mas Ele pode pedir que aceitemos instruções mesmo quando não as compreendamos plenamente. Quaisquer que sejam os Seus convites para nós, algumas vezes podem ser surpreendentes ou mesmo assustadores. Mas os milagres podem acontecer se nós, como Pedro, pudermos deixar de lado nossos temores e nosso entendimento limitado e segui-Lo com fé.



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cujo tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!



Princípio 1: Jesus Cristo conhece minhas necessidades e pode me ajudar. João 5:1–9


Pondere o relato de Jesus em que Ele cura o homem no tanque de Betesda. Como você pode ajudar as crianças a entender o que a história ensina sobre a bondade, o amor e outros atributos de Jesus?


Atividades sugeridas

  • Use a gravura Jesus Cura um Enfermo em Betesda (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 42) para contar às crianças a história em João 5:1–9. Ou mostre o vídeo “Jesus Cura um Homem Coxo no Dia do Senhor” (ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que imaginem que são a pessoa curada por Jesus. Como teriam se sentido quando Jesus as curou?




  • Peça que citem algumas coisas que são difíceis para elas ou as entristecem. Conte-lhes sobre uma ocasião de sua vida em que você recebeu a ajuda do Salvador durante uma provação difícil. Testifique que Jesus conhece todos os nossos problemas e quer nos ajudar.


Princípio 2: Sigo o exemplo de Jesus quando sou bondoso com as pessoas. Mateus 14:13–21


Uma maneira pela qual Jesus demonstrou amor foi alimentando Seus seguidores quando eles estavam com fome. Como você pode ajudar as crianças a aprender a servir ao próximo como Jesus serviu?


Atividades sugeridas


Segue uma atividade da revista Meu Amigo, (clique AQUI para ser direcionado para a página) ou clique na imagem abaixo para o PDF direto.



(Clique AQUI ou na imagem para o PDF)


  • Mostre às crianças um cesto e alguns pães e conte-lhes a história relatada em Mateus 14:13–21. Explique que, embora Jesus tenha procurado um lugar para ficar sozinho, as pessoas queriam estar próximas Dele. Conte o resto da história para as crianças e peça que prestem atenção ao que Jesus fez para demonstrar bondade e amor pelas pessoas.


(Clique AQUI ou na imagem para o PDF)



  • Peça às crianças que contem como alguém foi bondoso com elas. Depois, ajude-as a pensar em coisas que poderão fazer esta semana para serem gentis com as pessoas. Para cada resposta que elas derem, desenhe um pão ou um peixe no quadro. Diga às crianças que, quando elas fazem essas coisas, estão seguindo o exemplo de Jesus quando alimentou as 5 mil pessoas que estavam com fome.


(Clique AQUI ou na imagem para o PDF)



Princípio 3: A fé em Jesus Cristo me ajuda a não temer. Mateus 14:22–33


Pedro demonstrou grande fé quando andou sobre as águas em direção a Jesus. Que lições as crianças podem aprender com essa história?


Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura no esboço desta semana do manual Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar (ver também Livro de Gravuras do Evangelho, nº 43) ao ensinar a história contada em Mateus 14:22–33 com suas próprias palavras. Você pode usar a página de atividades desta semana para ajudar as crianças a contar a história novamente para você. Você também pode trazer uma tigela pequena de água e pedir que as crianças finjam “andar” com os dedos pela superfície da água.

(Clique na imagem para o PDF)


  • Mostre o vídeo “Por Que Duvidaste?” (ChurchofJesusChrist.org) e pergunte às crianças por que Pedro estava com medo. Depois, peça-lhes que falem sobre ocasiões em que sentiram medo e contem o que as ajudou. Ajude-as a perceber que a fé em Jesus Cristo nos ajuda a vencer o medo.


A fé e o medo têm um papel importante na história de quando Jesus e Pedro andaram sobre o mar. O que as crianças podem aprender com essa história?


Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar (ver também Livro de Gravuras do Evangelho, nº 43). Peça às crianças que encontrem frases em Mateus 14:22–33 que descrevam a gravura.

  • Peça-lhes que identifiquem sinais de fé e de medo enquanto leem Mateus 14:22–33. Você pode mostrar a elas o vídeo “Por Que Duvidaste?” (ChurchofJesusChrist.org.) O que significa ter fé em Jesus Cristo? Ajude as crianças a pensar nas ocasiões em que a fé as ajudou a vencer o medo.



Princípio 4: Jesus Cristo me ensina sobre o Pai Celestial. João 5:17–47


Como os ensinamentos de Jesus sobre Seu Pai podem ajudar as crianças a aprender sobre o Pai Celestial?


Atividades sugeridas

  • Faça dois conjuntos de cartões com pares de palavras que Jesus usou para ensinar sobre o Pai Celestial em João 5, como amor, vida e obras (ver João 5:20, 26, 36). Deixe os cartões virados para baixo e peça às crianças que encontrem os pares, virando dois cartões de cada vez. A cada par formado, leia o versículo que contém a palavra e pergunte às crianças o que ele nos ensina sobre o Pai Celestial.

  • Peça às crianças que leiam João 5:30 e completem a frase: “Não busco a minha vontade, mas…”. Como Jesus Cristo fez a vontade do Pai Celestial? Como podemos fazer a vontade do Pai Celestial?

(Clique AQUI ou na imagem para o PDF)


Princípio 5: Minhas pequenas ofertas podem fazer a diferença. João 6:5–14


Foi um rapaz quem providenciou o pão e o peixe que Jesus usou para alimentar as 5 mil pessoas. Como você pode ajudar as crianças a quem ensina a perceber como elas podem contribuir para a obra do Senhor?


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a imaginar uma multidão de 5 mil pessoas. Como seria alimentar essa quantidade de pessoas com cinco pães e dois peixes?

  • Peça a uma criança que conte com suas próprias palavras a história de quando Jesus alimentou as 5 mil pessoas. Ressalte que foi um rapaz quem forneceu o pão e o peixe usados pelo Senhor para realizar aquele milagre. Como podemos ser semelhantes ao rapaz descrito em João 6:9? Peça às crianças que desenhem pães e peixes em uma folha de papel e escrevam algumas coisas que elas podem oferecer ao Senhor para ajudar em Sua obra.

(Clique AQUI ou na imagem para o PDF)


(Clique AQUI ou na imagem para o PDF)


  • Dê às crianças um quebra-cabeça para montar. O que aconteceria se uma das peças do quebra-cabeça se perdesse? Explique que cada um de nós é como uma peça do quebra-cabeça — todos somos importantes e todos precisamos uns dos outros. Ajude as crianças e citar motivos pelos quais elas são importantes na família delas, na classe da Primária, na família de Deus e em outros grupos.

(Clique AQUI ou na imagem para o PDF)



Aqui está filmes em animação para assistir com as crianças:


Assista Jesus andando sobre a água no tempo 18:02 até 20:44!



Assim como a Conferência Geral, domingo 2 de Abril inicia a semana da Páscoa! Segue um vídeo em animação em preparação da semana da Páscoa.

Para acompanhar essa semana, visite nossa página "Semana da Páscoa". Clique na imagem!



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

2.818 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page