top of page

Lição: 27 de Fevereiro a 5 de Março [Mateus 8; Marcos 2-4; Lucas 7]

Atualizado: 28 de fev. de 2023

"A tua fé te salvou"





Uma das mensagens mais claras do Novo Testamento é que Jesus Cristo cura. Muitos são os relatos do Salvador curando os doentes e os aflitos — como o de uma mulher que tinha febre e o de uma viúva cujo filho estava morto. Por que a ênfase na cura física? Quais mensagens podem existir para nós nesses milagres? Certamente uma mensagem óbvia é a de que Jesus Cristo é o Filho de Deus, com poder sobre todas as coisas, incluindo nosso sofrimento físico e nossas imperfeições. Mas outro significado pode ser encontrado em Suas palavras aos escribas céticos: “Pois para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados” (Marcos 2:10). Portanto, quando você lê a respeito de um cego ou leproso sendo curado, pode pensar na cura — tanto física como espiritual — que você pode receber do Salvador e ouvi-Lo declarar: “A tua fé te salvou” (Lucas 7:50). (Vem, e Segue-Me Estudo Pessoal e Familiar). Essa semana veremos o poder que Jesus tem de realizar milagres, aprenderemos que Jesus pode realizar milagres em nossa vida quando temos fé Nele. Aprenderemos a demonstrar amor aos outros como Jesus fez, que quando estamos com medo ou em perigo, Jesus pode nos ajudar a sentir paz, porque Jesus nos ama mesmo quando pecamos e quer nos ajudar a nos arrepender. Veja um vídeo em animação com o resumo da aula dessa semana:


OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cujo tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!

Baixe os arquivos em PDF clicando em "BAIXE AQUI" logo abaixo de cada imagem representativa da atividade. Ao abrir o PDF pelo computador (PC) tem a opção no canto superior de fazer o download (baixar) ou imprimir. Pelo celular basta clicar em "BAIXE AQUI" e em seguida verificar sua pasta de download que o arquivo estará lá!


Princípio 1: Jesus tem o poder de realizar milagres. Mateus 8; Marcos 2–3; Lucas 7


Enquanto você lê sobre os milagres de cura do Salvador, pondere sobre quais milagres deve compartilhar. Como você pode ajudar as crianças a quem ensina a compreender o papel da fé nos milagres realizados por Jesus?


Atividades sugeridas

  • Conte o relato do homem paralítico que se encontra em Marcos 2:1–12. Como recurso auxiliar, veja o “Capítulo 23: O homem que não andava” (Histórias do Novo Testamento, pp. 57–58, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Explique que o homem paralítico não podia andar. Ajude-as a reconhecer que aquele homem foi curado pelo Salvador.


Aqui está um livreto para colorir que fala sobre as curas e milagres de Jesus.



  • Peça às crianças que falem sobre uma ocasião em que estavam doentes. Conte um dos relatos em que Jesus curou os doentes, como em Mateus 8:1–4, 5–13, 14–15; Marcos 3:1–5; Lucas 7:11–16. Peça às crianças que recontem a história com suas próprias palavras. Testifique que o poder de Jesus pode nos curar, abençoar e consolar.


Jesus pode realizar milagres em minha vida quando tenho fé Nele. Mateus 8; Marcos 2–3; Lucas 7


Jesus realizou muitos milagres durante Seu ministério mortal. Como você pode ajudar as crianças a ficarem atentas aos milagres que acontecem hoje em dia?


Atividades sugeridas


  • Peça às crianças que demonstrem como se sentem quando estão doentes, tristes, com medo ou preocupadas. Como Jesus nos ajuda quando temos esses sentimentos? Testifique que Jesus pode ajudá-las em todas essas situações.

  • Peça às crianças que contem experiências de quando elas ou alguém que conhecem receberam uma bênção do sacerdócio. Como a pessoa foi curada ou abençoada?



Princípio 2: Posso demonstrar amor aos outros como Jesus fez. Mateus 8; Marcos 2–3; Lucas 7


Jesus demonstrou grande amor ao curar os enfermos e aflitos. Pondere sobre como você pode ensinar as crianças a demonstrar bondade pelas pessoas necessitadas.


Atividades sugeridas

  • Escolha um ou mais relatos de Jesus em que Ele demonstrou amor a alguém necessitado, como os encontrados em Mateus 8:1–4, 5–13, 14–15; Marcos 2:1–12; 3:1–5; Lucas 7:11–16. (Ver também o vídeo “A Viúva de Naim” em ChurchofJesusChrist.org.) Fale sobre uma ocasião em que alguém lhe demonstrou amor em momentos de necessidade e como você se sentiu. Peça às crianças que relatem suas próprias experiências.



Segue o hino "Eu Quero Ser como Cristo" para ensinar às crianças o que significa andar nos passos de Jesus. Você pode dispô-los e cantar a música enquanto cada criança tem a oportunidade de dar os passos. (Clique AQUI para acessar a página e imprimir as pegadas!)




  • Mostre o vídeo “Gordon Hinckley: Lições Que Aprendi Quando Jovem” ou “O Casaco” (ChurchofJesusChrist.org). Como as crianças no vídeo seguiram o exemplo de Jesus? Peça às crianças que compartilhem outras situações em que alguém possa estar necessitado. O que podemos fazer para ajudar?




(Clique AQUI para acessar a página para imprimir a música "A Bondade por Mim Começará".)



Princípio 3: Quando estou com medo ou em perigo, Jesus pode me ajudar a sentir paz. Marcos 4:35–41


O relato de Jesus acalmando a tempestade pode ajudar as crianças a saber que Ele lhes dará paz quando sentirem medo.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a imaginar que estão no barco enquanto você lê Marcos 4:35–41. (Ver também o “Capítulo 21: Jesus acalma a tempestade”, Histórias do Novo Testamento, p. 53, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org.) Peça às crianças que descrevam como teriam se sentido se tivessem estado lá. Quando as crianças ficaram com medo? Como elas encontraram consolo?




(Clique AQUI para acessar a página de atividade da semana.)


  • Peça às crianças que façam os sons de uma tempestade e parem quando alguém disser: “Cala-te, aquieta-te”. Testifique que, assim como Jesus pode acalmar uma tempestade, Ele pode nos dar paz quando não estamos nos sentindo bem.

As crianças podem agitar as garrafas de água para fazer o som da tempestade, em seguida, parem de agitar a garrafa quando alguém disser "Cala-te, aquieta-te!"


  • Ensine as crianças a fazer gestos para acompanhar a terceira estrofe de “Conta-me histórias de Cristo” (Músicas para Crianças, p. 36) e cantem a estrofe juntos enquanto reproduzem os gestos.



Quando estou com medo ou em perigo, Jesus pode me ajudar a sentir paz. Marcos 4:35–41


As crianças precisam saber que o Salvador pode lhes dar paz quando enfrentarem as tempestades da vida — agora e no futuro.


Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que use Marcos 4:35–41 e a gravura Jesus Acalma a Tempestade (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 40) para contar a história de Jesus acalmando a tempestade. Peça às crianças que descrevam como teriam se sentido se tivessem estado lá.


  • Peça às crianças que contem experiências em que sentiram paz depois de orar por ajuda. Lembre-lhes de que essa paz vem do Salvador.

(Tem uma página para colorir da revista Meu Amigo.)

  • Dê a cada criança uma nuvem de papel e peça-lhes que escrevam nela uma provação que podemos ter. Coloque todas as nuvens no quadro, cobrindo uma gravura do Salvador. Peça a uma criança que remova uma das nuvens e sugira maneiras de ajudar alguém com essa provação a encontrar paz. Quando todas as nuvens forem removidas, testifique do poder do Salvador de acalmar as tempestades em nossa vida.


Aqui está uma gravura para cobrir com as nuvens.



Princípio 4: Jesus nos ama mesmo quando pecamos e quer nos ajudar a nos arrepender. Marcos 2:15–17; Lucas 7:36–50


Os relatos de Marcos 2:15–17 e Lucas 7:36–50 podem ajudar as crianças a entender que Jesus Cristo nos ama mesmo quando pecamos. Ele quer nos ajudar a nos arrependermos e a nos achegar mais a Ele.


Atividades sugeridas

  • Escreva no quadro Como Jesus Se sente em relação ao pecado? e Como Jesus Se sente quando pecamos? Peça às crianças que reflitam sobre essas perguntas enquanto leem juntas Marcos 2:15–17 e, depois, compartilhem as respostas delas. (Como sugestão, leiam juntos “Publicano” no Guia para Estudo das Escrituras [scriptures.ChurchofJesusChrist.org].) Por que é importante saber que Jesus nos ama apesar de não sermos perfeitos? Como o conhecimento dessa verdade nos ajuda quando precisamos nos arrepender?

  • Alguns dias antes da lição, convide uma das crianças e um familiar dela para virem à aula preparados a fim de compartilharem o relato de Lucas 7:36–50. Eles podem desenhar gravuras retratando partes da história para apresentar à classe. Debata com as crianças o que o Senhor deseja que aprendamos com essa história.



Segue filminho em animação para um cineminha com as crianças:


Aqui "videoaula" da semana:



Por favor, não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para o Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português). Muito em breve em Español e Italiano, aguardem! Muy pronto en Español, ¡estén atentos! Molto presto in italiano, restate sintonizzati!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

8.807 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page