top of page

Lição: 27 de Dezembro a 2 de Janeiro [Moisés1; Abraão 3]

Atualizado: 12 de mai. de 2023

"Esta é minha obra e minha glória”





Estamos tão animadas em estudar "O Velho Testamento"! E aprender desde o princípio como foram os eventos que nos levaram a estar aqui na Terra, saber onde vivíamos e por que estamos aqui. Já que ao vir a Terra passamos por um véu de esquecimento! A lição desta semana começa em Moisés, que diferente do primeiro livro do Velho Testamento, Gênesis, se inicia com "no princípio". Em vez disso, começa com um relato da experiência que Moisés teve sobre a história da criação, porém com mais detalhes! 😉



Às vezes um hino pode ajudar as crianças a lembrar o que estão aprendendo. Toque ou cantarole algumas notas de “Sou um filho de Deus” (Músicas para Crianças, pp. 2–3), e deixe as crianças adivinharem o hino. Ajude as crianças a pensar em como seus pais ou outras pessoas os “[ensinam] e [ajudam] as leis de Deus guardar”.


Princípio 1: Sou filho de Deus.


O que você aprende com Moisés 1:1–4, 6 sobre seu relacionamento com o Pai Celestial? Como você pode ajudar as crianças a saber o que significa ser um filho de Deus?



Atividades sugeridas



  • Leia para as crianças o que Deus disse a Moisés: “Tu és meu filho” (Moisés 1:4). Convide uma criança para ir à frente e peça às outras que repitam com você: “(Nome da criança), você é filho(a) de Deus”. Repita a frase para cada criança da classe.





E estas são as joias da coroa. Você pode fazer uso de papel adesivo na hora de imprimir. Ficará incrível!

  • Mostre várias gravuras de crianças e pergunte para a classe se essas crianças são todas filhas de Deus. Enfatize que todos são filhos de Deus. Deixe as crianças se revezarem olhando-se em um espelho e testifique-lhes que elas também são filhas de Deus.

  • Cante “Sou um filho de Deus” (Músicas para Crianças, pp. 2–3) com as crianças. Deixe as crianças colorirem a página de atividade da semana e use-a para revisar os princípios que essa música ensina.



(Clique no link para baixar o PDF direto do site da Igreja)



Sou filho de Deus e Ele quer me ajudar a retornar a Ele.


Moisés 1:4, 37–39 e Abraão 3:22–28 ensinam princípios preciosos sobre nosso relacionamento com Deus e Seu propósito para nos enviar à Terra. Reflita sobre como você vai ajudar as crianças a aprender esses princípios.


Atividades sugeridas


  • Leia com as crianças Moisés 1:4, 37–39 e Abraão 3:24–25. Dê-lhes oportunidades de fazer perguntas e compartilhar palavras ou frases favoritas desses versículos. O que aprendemos com esses versículos sobre o Pai Celestial e sobre nós mesmos?

  • Mostre às crianças gravuras de algumas das muitas criações do Pai Celestial. Leia Moisés 1:30 e explique-lhes que Moisés perguntou a Deus sobre o propósito dessas criações. Ajude as crianças a encontrar a resposta de Deus no versículo 39. Testifique que o propósito de Deus é ajudar todas as crianças a ganhar a vida eterna.

(Clique no link para baixar o PDF direto do site da Igreja)


  • Ajude as crianças a pensar em situações nas quais elas têm que escolher fazer ou não “todas as coisas que o Senhor seu Deus lhes ordenar” (Abraão 3:25). Deixe-as praticar ou debater possíveis respostas para essas situações. Como o Salvador pode nos ajudar quando fazemos uma escolha errada?






Princípio 2: Eu vivia com o Pai Celestial antes de nascer.


Saber sobre a vida pré-mortal pode nos inspirar a fazer escolhas com base em princípios eternos. Enquanto estuda Abraão 3:22–28, reflita sobre como você vai ensinar as crianças sobre a identidade eterna delas.


Essa atividade foi atualizada para ter um mundo pré-mortal. Ao imprimir, não jogue fora nem doe! Vocês podem usá-lo ao longo deste ano como uma revisão para ensinar o plano de felicidade.








Atividades sugeridas


  • Use “Antes do Velho Testamento” (em Histórias do Velho Testamento) para ensinar as crianças sobre nossa vida pré-mortal. Em seguida, peça às crianças que contem a história novamente para você. Por que o Pai Celestial nos enviou à Terra? Ajude as crianças a encontrar uma resposta ao ler para elas Abraão 3:25.


  • Cante com as crianças um hino sobre o plano de Deus para nós (como “Vou cumprir o plano de Deus”, Músicas para Crianças, pp. 86–87). Ajude-as a entender os princípios eternos ensinados na letra.




Esses versículos descrevendo a visão de Abraão da vida pré-mortal podem ajudar as crianças a responder às perguntas: “De onde vim?” e “Por que estou aqui?” Como você pode ajudá-las a encontrar as respostas?


Atividades sugeridas

  • Escreva perguntas no quadro relacionadas a Abraão 3:22–28, como O que aconteceu em sua vida antes do nascimento? Quem estava lá? Por que a Terra foi criada? Peça às crianças que leiam esses versículos para encontrar respostas.

(Clique no link para baixar o PDF direto do site da Igreja)


  • Se houver um bebê recém-nascido na ala, peça aos pais que o tragam à classe e compartilhem seus sentimentos sobre o acolhimento dessa criança no mundo. (Você também pode mostrar uma fotografia de um bebê recém-nascido.) Converse com as crianças sobre onde o espírito desse bebê estava antes de vir ao mundo. Por que é importante que esse bebê saiba que ele é um filho de Deus?

  • Cante hinos sobre o plano de Deus para nós, como “Eu sei que Deus vive” ou “Vou cumprir o plano de Deus” (Músicas para Crianças, pp. 8, 86–87). Peça às crianças que façam desenhos que se relacionem com as palavras. Deixe-as usar os desenhos para ensinar uns aos outros as verdades dos hinos.



Princípio 3: O Pai Celestial quer que eu viva com Ele novamente.


De que maneira os princípios contidos em Moisés 1:39 abençoaram sua vida? O que você pode fazer para ajudar as crianças a experimentar essas bênçãos também?


Atividades sugeridas

  • Destaque as frases “esta é minha obra” e “vida eterna” em Moisés 1:39 e ajude as crianças a repetir as frases. Fale para as crianças sobre o trabalho que você faz todos os dias. Ensine-as que a obra do Pai Celestial é nos ajudar a ganhar a vida eterna, o que significa nos tornarmos como Ele e viver com Ele novamente.

  • Convide um pai ou uma mãe para vir à classe e falar sobre como ele ou ela se sente quando um filho volta para casa depois de ficar ausente por um tempo (por exemplo, na faculdade ou na missão), ou compartilhe os sentimentos que você teve durante essas experiências. Use esse exemplo para ensinar o quanto o Pai Celestial quer que retornemos a Ele.



Princípio 4: Posso resistir às tentações de Satanás.



Enquanto você estuda Moisés 1:12–26, identifique as coisas que Moisés fez para resistir a Satanás. De que maneira o exemplo de Moisés pode ajudar as crianças quando elas enfrentam tentações?


Atividades sugeridas

  • Resuma a experiência de Moisés que se encontra em Moisés 1:12–26 com suas próprias palavras, ou peça a alguma criança que o faça (ver também o vídeo “Sou um Filho de Deus”, em ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que pesquisem esses versículos para aprender como Moisés conseguiu vencer Satanás. (Se precisarem de ajuda, peça-lhes que abram nos versículos 13, 15, 18, 20–22, 26.)



  • Leve para a classe uma caixa de ferramentas (ou gravuras de ferramentas) e coloque etiquetas em cada ferramenta com uma maneira de resistir à tentação (como orar, cantar um hino, ler as escrituras ou servir ao próximo). Deixe que cada criança pegue uma ferramenta e fale sobre uma situação quando a ação escrita na etiqueta dessa ferramenta poderia nos ajudar a resistir à tentação. Leiam juntos os versículos 25–26 e testifique que Deus nos ajudará quando enfrentarmos tentação.


Aproveite para acessar o cronograma de leitura do Velho Testamento, logo abaixo:



Aqui está o vídeo da historinha da semana, sobre muitas pessoas que estão trabalhando em coisas diferentes! Observem e vejam em que coisas eles estão trabalhando!



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

5.420 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page