top of page

Lição: 26 de Setembro a 2 de Outubro [Isaías 50-57]

“Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si”






Esse final de semana é de Conferência Geral, portanto não teremos as Aulas Dominicais. Realizem essas atividades com as crianças durante a semana no lar com a família. A lição dessa semana é uma preparação para a Conferência, ao buscar o Senhor e invocá-lo, vamos entender o que significa "buscar" Jesus durante nossa vida. Compreender o sacrifício expiatório de Jesus Cristo que sofreu por nossos pecados e tomou sobre Si nossas enfermidades e dores por amor a todos nós. Entender que os pensamentos e caminhos do Senhor são superiores aos nossos, vamos confiar mais Nele que nos convida a vestir-se de nossa fortaleza vivendo assim à altura de nosso potencial divino. Segue vídeos com resumo da lição para essa semana:


Segue vídeo explicativo dos capítulos de 49 a 57 parte 2 de 2:



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cuja o tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Incentive cada criança a contar como sabe que Jesus Cristo a ama. Peça-lhes que compartilhem o que estão fazendo para mostrar que amam Jesus.


Para quem não tem como plastificar, podem usar papel contact ou fita adesiva. É só cobrir a imagem com fita adesiva e fazer desenhos com um marcador de apagar a seco. Uma sugestão: desenhar uma das crianças de sua classe da Primária ou para quem for fazer essa atividade no lar, uma das crianças da família. Então desenhe ou escreva dentro do espaço no coração, as maneiras que ela sabe que Deus a ama. Em seguida, limpe-o e faça-o novamente com outra criança.



Princípio 1: Jesus Cristo sofreu por mim porque Ele me ama. Isaías 53:4


Por meio de Seu sacrifício expiatório, Jesus Cristo sofreu por nossos pecados e tomou sobre Si “nossas enfermidades” e “nossas dores”. Como você testificará às crianças sobre a Expiação do Salvador?


Atividades sugeridas

  • Mostre gravuras do Salvador sofrendo na cruz e no Jardim do Getsêmani (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 56 e 57, ou capítulos 51–53 em Histórias do Novo Testamento). Peça que as crianças descrevam o que veem nas gravuras e o que elas sabem sobre o que está acontecendo. Por que Jesus sofreu por nós?

  • Leia Isaías 53:4 para as crianças: “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si”. Mostre às crianças um objeto pesado (ou a gravura de um) e peça a elas que façam de conta que estão levantando algo pesado. Explique que as “enfermidades” e as “dores” (ou tristezas) podem ser pesadas e difíceis de carregar. Testifique que Jesus Cristo nos ajudará a carregar essas coisas porque Ele nos ama.

Cole os cartões em itens pesados. Quando você estiver ensinando isso, coloque esses itens em uma sacola ou mochila, um de cada vez, enquanto as crianças dizem o que as faz se sentirem tristes. Você pode compartilhar sobre alguém que você amou que morreu e explicar que isso se chama "luto". Depois que tudo for acrescentado, toda a nossa tristeza, deixe que as crianças se revezem para carregá-la. Em seguida, leia a escritura Isaías 53:4 e preste testemunho de que nosso Salvador carregou todas essas coisas para saber como nos sentimos e saber como nos consolar. Ele fará essas coisas por nós, porque Ele nos ama.


Esta ideia é da Mitzi em comefollowmekid.com



Jesus Cristo tomou sobre Si meus pecados e minhas enfermidades. Isaías 53:3–9


Como você pode usar as palavras de Isaías para ajudar as crianças a compreenderem mais profundamente o que o Salvador fez por elas?



Atividades sugeridas

  • Mostre várias gravuras que retratam o sofrimento e a morte de Jesus Cristo (ver, por exemplo, Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 56, 57 e 58). Leiam Isaías 53:3–6, 9 juntos e peça às crianças que encontrem frases que descrevam eventos nas gravuras. Testifique que centenas de anos antes de Jesus Cristo sofrer por nós, profetas como Isaías estavam ensinando sobre esses eventos importantes. Por que seria importante que as pessoas soubessem dessas coisas com tantos anos de antecedência? (Ver Alma 39:15–19.)

Segue gravuras em quebra-cabeça para as crianças, montar e visualizar as gravuras.



  • Peça às crianças que leiam Isaías 53:4–7 e encontrem palavras que descrevem o que o Salvador sofreu por nós. Peça-lhes que escrevam essas palavras no quadro. Por que Ele sofreu nossas “enfermidades”, “dores” e “iniquidades”? (Ver também Alma 7:11–12.) Compartilhe com as crianças como o Salvador o ajudou a carregar suas enfermidades e dores. Peça-lhes que compartilhem o que sentem a respeito do Salvador e do que Ele fez por elas.



Princípio 2: Posso buscar ao Senhor e invocá-Lo. Isaías 55:6


Reflita sobre como você pode ajudar as crianças a entender o que significa “buscar” Jesus durante a vida delas.



Atividades sugeridas

  • Esconda uma gravura de Jesus em algum lugar da sala e peça às crianças que a encontrem. Leia as palavras “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar” em Isaías 55:6. Peça às crianças que mencionem algumas maneiras pelas quais podem buscar ao Senhor — o que significa que se esforçam muito para aprender sobre Ele e se aproximar Dele. Cada vez que uma criança der uma resposta, esconda a gravura novamente e peça a ela que a “busque”.


  • Ajude as crianças a aprender a letra da música “Buscarei cedo ao Senhor” (Músicas para Crianças, p. 67) ou outra música sobre como se aproximar do Salvador. Use a página de atividades desta semana para ajudar as crianças a escolher algo que farão para “[buscar] ao Senhor”.


  • Leia a frase “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar” em Isaías 55:6. Como podemos buscar ao Pai Celestial? Peça às crianças que falem sobre o que elas dizem em suas orações. Testifique que o Pai Celestial as ama e as ouve quando oram.

Aqui está marcadores de página com essa escritura:



Os caminhos do Senhor são mais elevados do que os meus. Isaías 55:7–9


Quando entendemos que os pensamentos e caminhos do Senhor são superiores aos nossos, fica mais fácil confiar Nele.



Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças a quem elas procurariam se estivessem tendo um problema difícil e por quê. Leia com as crianças Isaías 55:8–9 e peça a elas que ouçam por que devemos buscar a orientação do Senhor quando precisamos de ajuda.

  • Desenhe no quadro o céu e o solo e os identifique como Céus e Terra. Em seguida, peça às crianças que leiam Isaías 55:9 para descobrir o que o Senhor comparou aos céus e à Terra, e peça a elas que acrescentem esses outros rótulos aos desenhos. O que significa que os caminhos e pensamentos do Senhor são “mais altos” do que os nossos? Por que é importante saber disso?

  • Debata com as crianças alguns dos caminhos do Senhor que são mais elevados do que os nossos. Por exemplo, qual é Sua maneira de tratar os pecadores? (Ver Marcos 2:15–17.) Qual é Sua maneira de liderar as pessoas? (Ver Mateus 20:25–28.) Como os caminhos Dele são diferentes dos de outras pessoas? Conte às crianças como você aprendeu a confiar nos caminhos e pensamentos mais altos do Senhor.



Princípio 3: O Senhor me convida a “[vestir-me da minha] fortaleza”. Isaías 51–52


Em Isaías 51 e 52, o Senhor usou expressões como “desperta-te”, “levanta-te” e “veste-te” para inspirar Seu povo a viver à altura de seu potencial divino. Pense em como essas frases podem abençoar as crianças a quem você ensina.



Atividades sugeridas

  • Antes da aula, escreva no quadro várias frases de Isaías 51–52 que expressem as ações que o Senhor queria que Seu povo fizesse, como “Levantai os vossos olhos”, “Desperta”, “Levanta-te”, “Sacode-te do pó” e “Clamai cantando” (Isaías 51:6, 17; 52:2, 9). Peça às crianças que se revezem encenando uma dessas frases enquanto o restante da classe tenta adivinhar que ação está sendo representada. Depois de cada jogada, mostre às crianças a frase das escrituras e debata com elas o significado espiritual da frase. O que o Senhor pede que façamos? Como podemos fazer cada uma dessas coisas?


  • Peça às crianças que leiam Isaías 51:1, 4, 7 e identifiquem com quem o Senhor está falando e o que Ele deseja que façam. O que significa “ouvir” ao Senhor? Para ilustrar, peça a uma das crianças que dê instruções simples que as outras devem seguir. Por que às vezes é difícil ouvir e obedecer ao Senhor? Como podemos mostrar ao Senhor que vamos “ouvi-Lo”?


Sugira às crianças que estabeleçam uma meta que pode ajudá-las a se aproximarem de Jesus Cristo, com base em algo que aprenderam na aula de hoje. Peça-lhes que mostrem essa meta a alguém da família.


Extra!


Sugestão do Vem, e Segue-Me - Estudo Pessoal e Familiar, podem usar na reunião familiar por exemplo, uma roleta com palavras de hinos da Primária!


Depois de ler esse versículo, vocês poderiam “clamar cantando” um hino do hinário ou de Músicas para Crianças que lhes traga alegria. Que promessas em Isaías 52 fazem vocês “exultarem”?




Segue o vídeo da história da semana sobre algumas formigas! Se você ouvir atentamente, as formigas nos ensinarão algo sobre Jesus Cristo! Vamos assistir e ver o que as formigas podem nos ensinar sobre Jesus Cristo!



Aqui está atividades para a Conferência Geral nesse final de semana. (Clique na imagem para acessar a página e baixar as atividades)!



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

1.283 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page