top of page

Lição: 25 de Abril a 1° de Maio [Êxodo 24; 31-34]

Atualizado: 9 de ago. de 2022

“Irá a minha presença contigo”




Enquanto Moisés se preparava para conduzir os filhos de Israel à terra prometida, o Senhor disse: “Irá a minha presença contigo” (Êxodo 33:14). Havia motivos para ter esperança de que os filhos de Israel permaneceriam fiéis a Deus depois que Ele lhes revelou Sua lei. Deus, então, chamou Moisés à montanha e o instruiu a construir um tabernáculo para que Ele pudesse “[habitar] no meio deles”. Enquanto Moisés estava no alto da montanha os israelitas estavam no pé da montanha moldando um ídolo de ouro para adorar. Mesmo depois de terem prometido que “não [teriam] outros deuses”, no entanto “se [desviaram] depressa” dos mandamentos de Deus. Nessa semana iremos ver que honrar o Dia do Senhor é um sinal de nosso amor por Ele. Que devemos sempre colocar o Senhor em primeiro lugar em nossa vida. Defendendo sempre a retidão, mesmo que outros nos digam para não o fazer! Ao buscarmos a presença do Senhor em nossa vida, é encorajador saber que o Senhor não desistiu da antiga Israel e não desistirá de nós, pois Ele é “misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em benevolência e bondade”.




Princípio 1: Honrar o Dia do Senhor é um sinal de meu amor por Ele. Êxodo 31:12, 17


O Senhor disse a Moisés que, quando os filhos de Israel santificavam o Dia do Senhor, eles mostravam a Ele que desejavam ser Seu povo.


Atividades sugeridas

  • Desenhe um coração no quadro e pergunte às crianças o que esse símbolo pode significar. Ajude-as a pensar em outras coisas que podem ser um sinal de amor, como um abraço ou um ato de serviço. Leia Êxodo 31:13 para elas. Ajude-as a compreender que, quando santificamos o Dia do Senhor, damos um sinal ao Senhor de que O amamos.

Coloque esses corações em duas paredes opostas na sala. Corte as tiras de papel e coloque-as em uma tigela ou saco. Depois de ensinar sobre Êxodo 31:13, peça às crianças que se revezem desenhando um pedaço de papel e lendo-o para a classe. Se é uma maneira de mostrarmos amor ao Senhor no Dia santificado, então faça com que eles fiquem sob o coração feliz. E vice-versa.

  • Fale às crianças sobre algumas das maneiras pelas quais você tenta mostrar amor ao Senhor no Dia do Santificado. Deixe-as compartilhar como elas e a família fazem isso. Peça-lhes que usem a página de atividades desta semana para compartilhar mais ideias.

Peça às crianças que coloquem os olhos, os pés, a boca, as orelhas e as mãos no menino enquanto falam sobre as coisas que podemos fazer com essas partes do corpo para santificar o Dia do Senhor.



Santificar o Dia do Senhor pode ser mais fácil — e mais alegre — para as crianças quando perceberem que é um sinal de seu compromisso com o Senhor.

  • Faça às crianças algumas perguntas para ajudá-las a entender o que é um sinal — por exemplo, “Quais sinais informam que a primavera está chegando ou que você está pegando um resfriado?” Peça-lhes que leiam Êxodo 31:13, 16–17 e encontrem a palavra “sinal”. O que o Senhor disse que é um sinal entre nós e Ele? Por que esse sinal é tão importante?

  • Peça às crianças que se revezem explicando por que decidiram honrar o Dia do Senhor.



  • Peça às crianças que escrevam todas as coisas em que possam pensar, as quais podem fazer no domingo para mostrar ao Senhor que O amam. Incentive-as a compartilhar algumas coisas que estejam em sua lista. Peça-lhes que levem sua lista para casa, compartilhem-na com a família e consultem-na sempre que precisarem de ideias sobre o que fazer no Dia do Senhor.



Princípio 2: Posso colocar o Senhor em primeiro lugar em minha vida. Êxodo 32:1–8, 19–24


Enquanto Moisés estava no monte Sinai conversando com o Senhor, os filhos de Israel escolheram adorar a um ídolo de ouro em vez de adorar ao Senhor. Essa história pode lembrar às crianças que não devemos deixar outras coisas se tornarem mais importantes para nós do que o Senhor.


Atividades sugeridas

  • Reveja brevemente os Dez Mandamentos com as crianças, enfatizando os dois primeiros (ver Êxodo 20:3–6). Use “Moisés no Monte Sinai” (em Histórias do Velho Testamento) para compartilhar com elas a história de Êxodo 32:1–8, 19–24. Se possível, deixe as crianças ajudarem você a contar a história. Ajude as crianças a verem o que os israelitas fizeram de errado nessa história (você pode lembrar às crianças os dois primeiros dos Dez Mandamentos). O que os israelitas deveriam ter feito em vez disso?

(Clique na imagem para ser direcionado para a página)


  • Mostre uma gravura de Jesus Cristo, com gravuras de outras coisas com que as crianças possam passar o tempo, como brinquedos, jogos e assim por diante. Peça às crianças que encontrem a gravura que mostra o que deve ser mais importante para nós. Compartilhe com as crianças como você é abençoado por colocar o Senhor em primeiro lugar em sua vida — mesmo antes de outras coisas que sejam boas.

Vire as cartas sobre o chão ou na mesa e diga às crianças que estamos procurando algo que é a coisa mais importante em nossas vidas. Dê a cada uma delas uma vez para virar uma carta.


Uma mensagem do relato em Êxodo 32 é a importância de guardar os dois primeiros dos Dez Mandamentos — não adorar ninguém nem nada que não seja o Senhor.

  • Peça às crianças que contem tudo o que sabem sobre a história de quando Aarão fez um bezerro de ouro para os israelitas adorarem. Se precisarem de ajuda, indique Êxodo 32:1–8, 19–24 ou compartilhe com eles “Os Dez Mandamentos” (em Histórias do Velho Testamento). Por que era errado que os israelitas adorassem um ídolo? (Você pode indicar às crianças os dois primeiros dos Dez Mandamentos em Êxodo 20:3–6.)


  • Ajude as crianças a pensarem em exemplos de coisas que as pessoas podem ser tentadas a adorar em vez do Senhor — coisas que desviam nossa atenção Dele. Em seguida, peça-lhes que compartilhem exemplos de coisas que as ajudam a se concentrarem no Salvador e adorá-Lo.

Lição com objetos!


Princípio 3: O Senhor conversou face a face com Moisés. Êxodo 33:11


Depois de Moisés ter destruído o bezerro de ouro, “falou o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo”. Saber disso pode edificar a fé das crianças de que o Senhor é uma pessoa real que as ama.


Atividades sugeridas

  • Diga às crianças como você se sente ao conversar com um bom amigo e pergunte a elas como se sentem. Leia para elas a primeira frase de Êxodo 33:11. Pergunte às crianças como acham que o profeta Moisés deve ter se sentido. Conte às crianças sobre ocasiões em que você se sentiu perto do Senhor, mesmo que não O tenha visto com seus olhos.

  • Cantem juntos um hino que expresse como o Pai Celestial ou Jesus Se sentem a nosso respeito, como “O melhor amigo é Jesus” (Músicas para Crianças, p. 37). Mostre gravuras do Salvador demonstrando amor pelas pessoas (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 36, nº 41, nº 42, nº 43, nº 46 e nº 47). Peça às crianças que digam o que sentem em relação ao Pai Celestial e a Jesus.



Princípio 4: Posso defender a retidão. Êxodo 32:1–5, 21–24


Quando os israelitas pediram a Aarão que fizesse um ídolo de ouro, ele concordou em fazê-lo embora isso fosse errado (ver Deuteronômio 9:20). Pense em como você pode incentivar as crianças a defenderem a retidão mesmo quando outros as pressionam a não o fazer.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Êxodo 32:1–5, 21–24 individualmente ou em duplas e compartilhem o que acham que Aarão deveria ter feito quando os israelitas lhe pediram que fizesse um bezerro de ouro. Como Aarão poderia ter ajudado as pessoas?

  • Ajude as crianças a pensar em situações que podem enfrentar quando outras pessoas lhes pedirem que façam algo que sabem ser errado. Peça às crianças que compartilhem ideias umas com as outras sobre o que fazer nessas situações.


Segue o vídeo da historinha da semana sobre uma garota chamada Sofia! Sofia tira fotos de animais de estimação para ganhar dinheiro, mas ela não tira fotos de animais de estimação aos domingos. Vamos assistir e descobrir o porquê!



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

7.048 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page