top of page

Lição: 25 a 31 de Outubro [D&C 124-125]

Atualizado: 26 de out. de 2021

“Uma casa a meu nome”




Princípio 1: Jesus fica feliz quando me esforço para fazer o bem.


Na revelação registrada na seção 124, o Senhor expressou Sua aprovação por Hyrum Smith e George Miller estarem se esforçando para segui-Lo. Como você ajudará as crianças a reconhecer que o Senhor Se agrada quando elas se esforçam para fazer o bem?


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a pensar nas coisas boas que elas podem fazer. Mostre gravuras para dar algumas ideias (você pode encontrar gravuras com ideias no Livro de Gravuras do Evangelho ou nas revistas da Igreja). Peça às crianças que indiquem essas coisas boas. Leia para as crianças Doutrina e Convênios 124:15 e peça-lhes que ouçam como o Senhor Se sentiu quando Hyrum Smith escolheu fazer o bem. Como Jesus Se sente quando nos esforçamos para fazer o bem?


  • Dê às crianças corações de papel e peça-lhes que desenhem a si mesmas fazendo coisas boas. Peça-lhes que mostrem à classe o que desenharam. Como nos sentimos quando fazemos algo bom? Preste testemunho de que Jesus fica feliz quando nos esforçamos para fazer o que é certo.


  • Cantem uma música sobre fazer o que Jesus quer que façamos, como “Brilhando, brilhando” (Músicas para Crianças, pp. 38–39).


Cartões das Escrituras:



O Senhor Se alegra quando sou fiel. Crianças maiores (Valorosos)


Na seção 124, o Senhor elogiou vários santos por serem fiéis. As palavras Dele podem ajudar as crianças a identificar as qualidades que elas devem desenvolver.


Atividades sugeridas

  • Escolha algumas das boas qualidades mencionadas em Doutrina e Convênios 124:12–21, e as escreva no quadro ao redor da gravura do Salvador. Peça às crianças que leiam os versículos 12–21 e encontrem essas qualidades. Ajude-as a entender as palavras que talvez não conheçam. De acordo com esses versículos, como o Senhor Se sente a respeito das pessoas que desenvolvem essas qualidades?

  • Escreva no quadro a palavra “integridade”. Peça às crianças que encontrem o que o Senhor ensinou sobre a integridade em Doutrina e Convênios 124:15, 20. Para ajudar as crianças a compreenderem o que é integridade leia essa declaração: “Integridade significa pensar e fazer o que é certo o tempo todo, sejam quais forem as consequências” (Para o Vigor da Juventude, p. 19). Você também pode contar exemplos de crianças que você conhece que demonstraram integridade ou contar histórias das revistas Meu Amigo ou Liahona. Desafie as crianças a estabelecerem uma meta para agir com mais integridade nesta semana.


Princípio 2: Jesus ordena a Seu povo que construa templos.


Os templos sempre fizeram parte do plano do Pai Celestial para Seus filhos. Essa compreensão ajudará as crianças a quem você ensina a sentir maior reverência pelo templo.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a entender que, quando os santos encontraram um novo lar em Nauvoo, o Senhor lhes disse para construir um templo (ver o “Capítulo 50: Os santos em Nauvoo”, Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 183–184, ou mostre o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que façam de conta que estão construindo um templo.


  • Leia com as crianças essa frase: “Meu povo sempre recebe ordem de construir [templos] a meu santo nome” (Doutrina e Convênios 124:39). Deixe que as crianças segurem uma gravura de um templo da antiguidade (ver o Livro de Gravuras do Evangelho, nº 52, ou a página de atividades desta semana) e uma fotografia do templo mais próximo de sua área. Explique-lhes que o Pai Celestial e Jesus Cristo sempre ordenaram que Seu povo construísse templos — nos tempos antigos e em nossos dias. Fale palavras ou frases de Doutrina e Convênios 124:28–29 que ajudem as crianças a entender por que o Senhor deseja que Seu povo construa templos.


  • Peça às crianças que preencham a página de atividades desta semana para ajudá-las a entender que somos o povo de Deus e que o povo de Deus sempre foi ordenado a construir templos.



Sugestão do mesmo princípio para crianças maiores (Valorosos)


As crianças que você ensina em breve terão idade suficiente para ir ao templo e participar de suas ordenanças. O que você pode fazer para ajudá-las a se prepararem?


Atividades sugeridas

  • Cubra uma gravura ou um desenho do templo. Peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 124:38–41 para conseguir as pistas sobre o que está na gravura. Deixe que as crianças retirem a cobertura da gravura e conversem sobre o que esses versículos nos ensinam a respeito dos motivos de o Senhor querer que construamos templos.


Podem usar uma fotografia de seu Templo local ou pode usar esta gravura abaixo:


  • Peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 124:28–30 e identifiquem os motivos que o Senhor deu a Joseph Smith para construir o Templo de Nauvoo. Compartilhe seus sentimentos sobre o templo e quaisquer experiências que tenha tido ao fazer batismo pelos mortos. Ajude as crianças a calcular quanto tempo levará até que tenham idade suficiente para fazerem batismos pelos mortos no templo.

  • Se você tiver uma recomendação para o templo, mostre-a às crianças ou peça a um rapaz ou uma moça da ala que mostre às crianças a recomendação dele ou dela. Fale para as crianças por que uma recomendação para o templo é importante e o que precisamos fazer para obter uma. Incentive-as a começar a se prepararem agora para obter sua própria recomendação.



Princípio 3: Uma bênção patriarcal pode me dar orientação inspirada.


Se você recebeu uma bênção patriarcal, leia-a antes de ensinar às crianças sobre essa bênção. Por que você é grato por sua bênção patriarcal? Como pode inspirar as crianças a se prepararem para receber a delas?


Atividades sugeridas

  • Peça a uma das crianças que leia Doutrina e Convênios 124:91–92 e peça à classe que identifique qual foi o chamado que o Senhor fez a Hyrum Smith. O que as crianças sabem a respeito de bênção patriarcal? Se você tem uma bênção patriarcal, mostre às crianças como ela é. (Lembre-se de que o conteúdo específico de sua bênção patriarcal é sagrado.) Explique-lhes que a bênção patriarcal é uma bênção especial que recebemos do patriarca. Essa bênção pode nos ajudar a aprender mais sobre nós mesmos e o que o Pai Celestial deseja que façamos.


  • Você pode convidar os pais ou os irmãos de uma das crianças que você ensina para contar à classe por que eles são gratos por terem recebido uma bênção patriarcal. Peça-lhes que contem como decidiram que queriam receber uma bênção patriarcal. Preste seu testemunho a respeito da bênção patriarcal.

Segue um lindo marcador de escrituras.




Nosso Pai Celestial nos ama incondicionalmente. Ele nos ama em e por meio de todas as coisas. Mas podemos encontrar muitos exemplos nas escrituras em que Deus está "satisfeito" com Seu povo, e também casos em que Ele "não está satisfeito". Deus fica satisfeito quando fazemos boas escolhas e não fica satisfeito quando fazemos escolhas erradas, mas Ele sempre nos ama!

Segue o vídeo da historinha da semana, de um menino que tem cinco cachorrinhos! O menino sempre adora seus filhotes. Às vezes, os filhotes fazem coisas que deixam o menino triste. E às vezes os cachorrinhos fazem coisas que deixam o menino feliz! Observe e veja que tipo de coisas os filhotes fazem que deixam o menino feliz!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

3.490 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page