top of page

Lição: 25 a 31 de dezembro [Apocalipse 15–22]

“Quem vencer herdará todas as coisas”







Essa semana estudaremos os capítulos finais de Apocalipse. Os capítulos 15–16 também descrevem a retidão dos santos em meio ao mal, pouco antes da Segunda Vinda de Cristo. Os capítulos 20–22 falam do Milênio, da bela cidade de Nova Jerusalém e dos acontecimentos finais da história da Terra.


Princípio 1: Posso louvar a Deus cantando. Apocalipse 15:2–4


Os santos descritos por João em Apocalipse 15:2–4 cantavam louvores a Deus por Sua bondade. Que músicas de louvor podem ajudar as crianças a expressar seu amor pelo Pai Celestial e por Jesus Cristo?


Atividades sugeridas


  • Enquanto você lê em voz alta partes de Apocalipse 15:2–4, peça às crianças que finjam estar tocando uma harpa ou regendo um coro. Como nos sentimos quando cantamos músicas sobre Jesus?


Seria super divertido os alunos terem instrumentos para tocar algumas músicas da Primária. Aqui estão algumas idéias.


  • Peça às crianças que digam quais são algumas de suas músicas favoritas sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo. Cantem algumas músicas juntos e ajude as crianças a entender o que essas músicas nos ensinam sobre o Pai Celestial e o Salvador.


Aqui estão alguns cartões da música Sou um Filho de Deus, que você pode misturar e pedir aos alunos que coloquem na ordem correta. Testifique que esse hino ensina sobre o Pai Celestial e Jesus.




Aqui está outra música principal. Os alunos podem colorir e você pode dobrá-lo e cantar a música juntos, com eles segurando suas figuras.






Princípio 2: Posso me preparar para a Segunda Vinda de Jesus Cristo escolhendo o que é certo. Apocalipse 19:7


Como você pode ajudar as crianças a entender que a Segunda Vinda será um acontecimento alegre para nós se seguirmos os mandamentos de Jesus?


Atividades sugeridas


  • Pergunte às crianças se elas já foram a um casamento. Como foi? Por que as pessoas se sentem felizes em um casamento? Mostre a gravura da Segunda Vinda do Salvador no esboço desta semana, em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, e leia Apocalipse 19:7. Explique às crianças que “as bodas do Cordeiro” representam a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Por que vamos nos regozijar quando o Salvador retornar? Ajude as crianças a comparar a alegria de um casamento com a alegria da volta do Salvador.

  • Diga às crianças por que você está ansioso pela Segunda Vinda de Jesus. Cantem uma música sobre a Segunda Vinda, como “Quando Jesus voltar” (Músicas para Crianças, pp. 46–47).


Esta é a lição de outubro sobre preparação para a segunda vinda. Clique na imagem para ser direcionado para essa página.



  • Peça às crianças que digam o que fazem a fim de se preparar para ir à igreja aos domingos. Por que fazemos essas coisas antes de ir à igreja? Por que devemos nos preparar para a Segunda Vinda de Cristo? Peça às crianças que desenhem na página de atividades desta semana o que elas podem fazer a fim de se preparar para a Segunda Vinda.






Posso me preparar para a Segunda Vinda de Jesus Cristo escolhendo o que é certo. Apocalipse 19:7–8


Como você pode ajudar as crianças a compreender que a Segunda Vinda de Jesus Cristo será um acontecimento jubiloso para os justos?


Atividades sugeridas


  • Leiam juntos Apocalipse 19:7–8 e ajude as crianças a entender o simbolismo nesses versículos — o casamento é a Segunda Vinda do Salvador, o Cordeiro é o Salvador e Sua esposa é a Igreja (ou todos nós). O que podemos fazer a fim de nos preparar para quando o Salvador voltar?





  • Leia e memorize Regras de Fé 1:10 com as crianças. Explique a elas que essa regra de fé descreve eventos empolgantes e gloriosos que acontecerão quando Jesus voltar. Exponha a gravura da Segunda Vinda de Jesus de Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar e peça às crianças que desenhem como elas acham que será a Segunda Vinda de Jesus.





Princípio 3: O Pai Celestial quer que eu viva com Ele no reino celestial. Apocalipse 21:1, 3–4, 22–27; 22:1–2


Nos dois últimos capítulos de Apocalipse, João usou uma bela linguagem para descrever a glória celestial que os fiéis desfrutarão.


Atividades sugeridas


Às vezes, as crianças precisam de ajuda para entender. Acho que seria uma boa ideia pedir para elas que abrissem um desses pequenos corações, espiassem dentro e contassem para as outras crianças o que viram, e depois dassem a oportunidade a outro amigo. Elas terão uma ideia melhor do que desejam extrair de seus frutos. Monte essa dinâmica antes das crianças chegarem.




  • Ajude as crianças a desenhar no quadro a árvore descrita em Apocalipse 22:2. Explique-lhes que essa árvore é a árvore da vida, e seus frutos representam o amor de Deus (ver 1 Néfi 11:21–22). Dê às crianças pedaços de papel em formato de fruta, e peça-lhes que desenhem no papel algo que as ajude a sentir o amor do Pai Celestial. Explique a elas que quem ama e obedece ao Pai Celestial vai morar com Ele no reino celestial.




  • Mostre para as crianças algumas imagens ou detalhes que João usou para descrever a glória celestial (ver Apocalipse 21:1, 3–4, 22–27; 22:1–2) e peça a elas que desenhem essas coisas.

  • Cantem uma música que ensine sobre como podemos nos preparar para retornar à presença de Deus, como “Vou cumprir o plano de Deus” (Músicas para Crianças, pp. 86–87). Peça às crianças que identifiquem o que elas podem fazer para viver com o Pai Celestial novamente.




O Pai Celestial quer que eu viva com Ele no reino celestial. Apocalipse 21:1, 3–4, 22–27; 22:1–2, 17


Ao ler a descrição da glória celestial feita por João em Apocalipse 21–22, o que lhe chama a atenção? O que você se sente inspirado a compartilhar com as crianças de sua classe?


Atividades sugeridas


  • Peça às crianças que procurem nos versículos a seguir algumas palavras ou frases que João usou para descrever a glória celestial: Apocalipse 21:1, 3–4, 22–27; 22:1–2. Deixe que escolham algo nesses versículos que gostariam de desenhar. Depois, elas podem falar sobre seus desenhos com a classe. Incentive-as a mostrar o desenho a seus familiares em casa.

  • Leiam juntos Apocalipse 22:17 e explique-lhes que a esposa que diz “Vem” é a Igreja. Como membros da Igreja, quem gostaríamos de convidar a “vir”? (Ver Morôni 10:30–33.) Do que as pessoas ao nosso redor têm “sede”? Quais são algumas boas maneiras de convidar as pessoas a “vir”?


Princípio 4: Serei julgado por Deus. Apocalipse 20:12–13


Todos nós um dia estaremos diante de Deus para ser julgados. Você pode ajudar as crianças a entender que o julgamento de Deus será justo, imparcial e misericordioso.


Atividades sugeridas


  • Escreva no quadro Como será o dia do julgamento? Peça às crianças que procurem respostas para essa pergunta em Apocalipse 20:12–13 e em “Juízo final” no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org). O que o Salvador fez para que o dia do julgamento seja uma ocasião feliz? (Ver Regras de Fé 1:3–4.) O que podemos fazer para que seja um dia feliz para nós?

  • Leve um caderno para a aula representando o “livro da vida” (Apocalipse 20:12) e escreva nele alguns dos atributos cristãos e boas obras das crianças de sua classe. Leia para as crianças o que você escreveu e as convide a falar sobre qualidades cristãs que elas reconheceram umas nas outras. Testifique que Jesus Cristo nos ajuda a ser mais parecidos com Ele e nos dá meios para nos arrependermos e vencermos o pecado.


Aqui está uma arte que você pode colocar na frente do caderno. Opcional para imprimir em papel adesivo.



Para exemplares menores.




Aqui está videoaula dessa semana:





Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

5.511 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page