top of page

Lição: 24 a 30 de Janeiro [Moisés 7]

Atualizado: 18 de mai. de 2023

“O Senhor chamou seu povo Sião”






Nesta semana aprenderemos várias verdades imutáveis! Nosso Pai Eterno nos ama infinitamente e importa-se com cada um de Seus filhos, individualmente. Também aprenderemos que se andarmos ao lado do Senhor nesta Terra, obedecendo aos mandamentos e seguindo a orientação dos profetas verdadeiros, seremos abençoados e estaremos seguros, mesmo vivendo em um mundo decaído. Veremos quão poderosa é a União dos Santos e o que ela pode proporcionar à nossa vida, nossa família e a nossa comunidade. Existe poder na união e na pureza! Conheceremos o legado de Enoque, profeta dedicado que consagrou sua vida convidando todas as pessoas a se aproximarem do "Homem de Santidade" e do "Filho do Homem". (Moisés 7:35) Este "Filho do Homem" é Nosso Salvador que voltará para governar pessoalmente na Terra.



Princípio 1: Deus quer que nos amemos uns aos outros. Moisés 7:18


Esses versículos descrevem características do povo de Sião. Como você pode ajudar as crianças a começar a desenvolver essas características?


Atividades sugeridas

  • Conte a história do povo de Enoque em “Enoque” (nas Histórias do Velho Testamento ou deixe as crianças contarem a história com suas próprias palavras usando a gravura de Enoque do esboço desta semana, no Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Você também pode cantar com as crianças a segunda estrofe de “Segue o profeta” (Músicas para Crianças, pp. 58–59) para rever a história.




  • Ajude as crianças a pensar em ações relacionadas à frase “unos de coração e vontade” (Moisés 7:18). Explique-lhes que essa frase significa que existia amor e bondade entre o povo de Enoque. Peça-lhes que usem a página de atividade desta semana para fazer um desenho de uma maneira pela qual elas podem demonstrar amor.

Clique no link abaixo para o PDF direto do site da Igreja.


  • Cantem um hino sobre amar uns aos outros, como “Com amor no lar” (Hinos, nº 188). Leve gravuras que ilustrem as palavras importantes do hino para ajudar as crianças a aprender as palavras. Peça-lhes que citem maneiras de demonstrar amor umas às outras na Primária e no lar. Deixe-as encenar suas ideias.


Este é um quebra-cabeça muito legal da revista O Amigo (Setembro/2004).


Podemos ser unidos como era o povo de Sião. Moisés 7:18–21, 62–63, 68–69


Ao ler sobre Sião, pense em exemplos de união que você viu. Como você pode ajudar as crianças a aprender a ser unidos, como foi o povo de Enoque?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que identifiquem palavras que descrevam o povo de Enoque, também conhecido como Sião, enquanto leem Moisés 7:18. Escreva essas palavras como títulos no alto do quadro e peça às crianças que escrevam, abaixo de cada título, coisas que podem fazer para ser como o povo de Enoque. Depois de escreverem, pergunte-lhes como elas podem tornar seu lar mais semelhante a Sião. Elas podem encontrar mais ideias em 4 Néfi 1:15–18.

  • Peça às crianças que contem quantas vezes a palavra “Sião” aparece em Moisés 7:18–21, 62–63, 68–69. Cada vez que a palavra aparecer, ajude as crianças a identificar o que o versículo diz sobre Sião (ver também o Guia para Estudo das Escrituras, “Sião”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Como podemos ser mais semelhantes às pessoas descritas nesses versículos?

  • Use a página de atividade desta semana para ajudar as crianças a pensar em maneiras de ser “unos de coração e vontade” (ver Moisés 7:18).

Clique no link abaixo para o PDF direto do site da Igreja.



Princípio 2: Deus Se importa com Seus filhos. Moisés 7:28–33


Você pode ajudar as crianças a entender que o Pai Celestial e Jesus Cristo Se importam conosco e com o que fazemos.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a pensar em coisas que fazem o Pai Celestial feliz. Leia Moisés 7:28 com as crianças e explique-lhes que o Pai Celestial estava triste porque havia muita maldade entre as pessoas (ver versículos 32–33).

  • Deixe as crianças desenharem um rosto feliz em um lado de uma folha e um rosto triste no outro. Cite algumas ações boas, como fazer oração e algumas negativas, como contar uma mentira, e peça às crianças que levantem o rosto feliz ou o rosto triste para mostrar como o Pai Celestial e Jesus Cristo Se sentem com cada escolha.

Deixe as crianças escolherem uma boa ou uma má ação do saco ou tigela, depois peça-lhes para ajustar o rosto e mostrar como Jesus se sente quando fazemos estas escolhas.





  • Convide as crianças para brincar de um jogo no qual elas representem as coisas que podem fazer para deixar o Pai Celestial feliz. Peça às demais que adivinhem o que elas estão fazendo. Conte para cada criança algo que você a viu fazer que deixa o Pai Celestial feliz.


Deus chora por Seus filhos. Moisés 7:28–37


Como você pode ajudar as crianças a descobrir que Deus Se importa conosco e com o que fazemos?


Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças o que pode fazer com que Deus chore (ver Moisés 7:28–31). Peça-lhes que procurem as respostas em Moisés 7:32–33, 37. O que esses versículos nos ensinam sobre como Deus Se sente a respeito de Seus filhos? Como sabemos que Deus nos ama? Preste seu testemunho do amor de Deus por nós.

  • Jogue um saquinho com feijões ou uma bola para uma criança. Peça-lhe que termine a frase “Posso deixar Deus feliz quando…” e depois jogue o saquinho ou a bola para outra criança. Repita até todas as crianças terem participado.



Princípio 3: Jesus retornará à Terra. Moisés 7:59–67


Em sua visão, Enoque viu os últimos dias, inclusive a Segunda Vinda do Salvador. Como você pode ajudar as crianças a aguardarem ansiosamente a Segunda Vinda?



Atividades sugeridas

  • Diga às crianças que imaginem que um convidado especial está vindo visitá-las. O que elas fariam para se preparar para a visita? Compartilhe as palavras do Senhor para Enoque em Moisés 7:60: “Virei nos últimos dias”. De que maneira podemos nos preparar para a vinda de Jesus?

  • Mostre gravuras de ocasiões em que o Salvador apareceu às pessoas (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 60, 82, 83 e 84). O que as pessoas estão fazendo nas gravuras? Como as pessoas se sentiram quando se encontraram com Jesus? Deixe as crianças compartilharem como se sentem sobre ver Jesus quando Ele voltar.

Esta é uma página de flip (invertida), que é uma maneira divertida de ajudar a ensinar a dinâmica.


  • Cante uma música sobre a Segunda Vinda do Salvador, como “Quando Jesus voltar” (Músicas para Crianças, pp. 46–47) e pergunte-lhes como acham que será quando Jesus voltar.


Jesus Cristo voltará novamente nos últimos dias. Moisés 7:60–67


Ao ler sobre a Segunda Vinda em Moisés 7:60–67, pense num modo de ensinar isso às crianças de um jeito alegre.


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Moisés 7:60–67 e ajude as crianças a identificar as coisas que o Senhor diz que acontecerão nos últimos dias. Pergunte a elas qual desses acontecimentos elas aguardam ansiosamente e por quê.

  • Peça-lhes que falem sobre uma ocasião em que esperaram que alguém as visitasse ou voltasse para casa. Como as crianças se sentiram? O que fizeram para se preparar? Como nós podemos nos preparar para ver Jesus de novo?

  • Mostre uma gravura da Segunda Vinda do Salvador (por exemplo, ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 66). Deixe as crianças fazerem desenhos da Segunda Vinda com base no que leram em Moisés 7:60–67.


Segue o vídeo da história da semana, sobre formigas e gafanhotos! Vejam quais insetos trabalham juntos em retidão e quais estão divididos e vivem brigando.



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

6.337 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page