top of page

Lição: 23 a 29 de Maio [Josué 1-8; 23-24]

Atualizado: 9 de ago. de 2022

“Sê forte e corajoso”




Josué é o líder que sucede o profeta Moisés. Ele nasceu no Egito antes do êxodo dos filhos de Israel (Núm. 14:26–31). Ele e Calebe estavam entre os doze espias enviados a Canaã. Eles foram os únicos que fizeram um relato positivo sobre o lugar visitado (Núm. 13:8, 16–33; 14:1–10). Ele morreu com a idade de 110 anos (Jos. 24:29). Josué foi um grande exemplo de um dedicado profeta e guerreiro. O livro de Josué descreve a conquista de Canaã; a divisão das terras por parte das tribos de Israel e contêm os conselhos finais de Josué. Dois versículos notáveis no livro de Josué que veremos nessa lição são: o mandamento do Senhor a Josué de meditar sobre as escrituras (Jos. 1:8) e a exortação de Josué ao povo para que fosse fiel ao Senhor (Jos. 24:15). Todos os dias por meio de nossas ações, podemos escolher o Salvador. Essas escolhas simples de Seguí-Lo diariamente, constroem uma vida inteira de discipulado!




Faça um desenho no quadro de uma das histórias registradas em Josué 1–8; 23–24 e veja se as crianças conseguem descobrir qual é a história. Por exemplo, você pode desenhar um rio ou a muralha de uma cidade.



Princípio 1: Posso pensar nas escrituras dia e noite. Josué 1:8


O Senhor disse a Josué que, se meditasse sobre as escrituras e seguisse o conselho delas, ele teria sucesso ao conduzir os israelitas à terra prometida. O que você pode fazer para ensinar às crianças as grandes bênçãos que advêm das escrituras?


Atividades sugeridas

  • Dê a cada criança uma gravura ou um desenho do Sol e da Lua. Leia para eles Josué 1:8: “Medita [nas escrituras] dia e noite”. Explique que meditar significa pensar profundamente a respeito de algo. Repita a frase várias vezes e peça que as crianças segurem o sol quando você disser “dia” e a lua quando você disser “noite”. Ajude as crianças a repetir a frase com você.

  • Peça às crianças que mencionem o que fazem durante o dia e o que fazem à noite. Diga a elas que Josué foi instruído a pensar nas escrituras dia e noite. Ajude-as a pensar em histórias ou ensinamentos das escrituras em que poderiam pensar dia e noite. Peça-lhes que façam um desenho de si mesmas ou de sua família estudando as escrituras. Por que gostam de estudar as escrituras? De que modo elas são abençoadas quando o fazem?



Posso meditar sobre as escrituras dia e noite. Josué 1:8


Uma maneira pela qual o Senhor ajudou Josué a se preparar para os desafios que enfrentou foi incentivando-o a “meditar” nas escrituras “dia e noite”. De que forma esse conselho pode abençoar as crianças a quem você ensina?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que escrevam quanto tempo gastam em um dia normal em várias atividades. Em seguida, peça-lhes que leiam Josué 1:8 e identifiquem algo que todos nós precisamos fazer todos os dias e todas as noites. Peça-lhes que encontrem palavras e frases nesse versículo que nos ensinem a respeito das bênçãos de estudar as escrituras. De que maneira meditar a respeito das escrituras nos ajuda a ter sucesso nas outras coisas que fazemos todos os dias?

Pinte os triângulos para: a quantidade de sono que você dorme, alimentação, escola e trabalho, tempo de TV, escrituras e rotule-os. Como a meditação nas escrituras nos ajuda a ter sucesso nas outras coisas que fazemos todos os dias?



Princípio 2: Preciso ser batizado para entrar no reino dos céus. Josué 3


A história de quando Josué conduziu os israelitas através do rio Jordão até a terra prometida oferece uma oportunidade de ensinar às crianças que devemos ser batizados para entrar no reino dos céus.


Atividades sugeridas

  • Revise alguns detalhes da história de quando os filhos de Israel cruzaram o rio Jordão para entrar na terra prometida (ver “Josué, o profeta” em Histórias do Velho Testamento). Em seguida, mostre uma gravura de Jesus sendo batizado e diga às crianças que Ele foi batizado no mesmo rio. Peça às crianças que falem outras coisas que sabem sobre o batismo de Jesus.


  • Cante uma música sobre o batismo com as crianças, como “Batismo” (Músicas para Crianças, p. 54). Ajude-as a identificar o que essa música nos ensina sobre por que Jesus foi batizado e por que devemos seguir Seu exemplo. Peça que as crianças compartilhem o que sentem sobre serem batizadas. Fale sobre o que as crianças podem fazer agora a fim de se prepararem para o batismo quando tiverem 8 anos.


Esta é uma atividade de quando estávamos aprendendo sobre D&C, mas é muito bom consultar as escrituras de outros livros para aprender mais sobre o tema do batismo.


Esta é uma folha inferior à qual você pode adicionar velcro, se desejar.



Princípio 3: “Sê forte e corajoso.” Josué 1–4; 6


Depois que Josué se tornou o líder dos israelitas, o Senhor o encorajou dizendo: “Sê forte e corajoso” (Josué 1:6). O que as crianças podem aprender com Josué sobre como ser fortes e corajosos por Cristo?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que encontrem a frase que se repete em Josué 1:6, 9 e 18 e escreva-a no quadro (ver também versículo 7). Ajude as crianças a pensarem nos motivos pelos quais podemos precisar dessa mensagem, assim como Josué. Examine com a classe algumas das histórias de Josué 1–4; 6 (ver também “Josué”, em Histórias do Velho Testamento) e peça às crianças que identifiquem como as pessoas nessas histórias mostraram coragem e força.



  • Peça às crianças que falem sobre alguém que conhecem que seja forte e corajoso por Jesus Cristo. Incentive-as a escrever algo que gostariam de fazer para ser mais fortes e corajosas por Cristo.



Princípio 4: Posso escolher servir a Jesus Cristo. Josué 24:15


A mensagem final de Josué ao seu povo foi que eles tinham a escolha de continuar a servir ao Senhor ou abandoná-Lo. Com o mesmo amor que Josué tinha por seu povo, você pode incentivar as crianças a quem você ensina a escolherem servir ao Senhor “hoje”.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que falem sobre algumas das escolhas que fizeram hoje. Leia Josué 24:15 para as crianças: “Escolhei hoje a quem sirvais (…); porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Como as crianças decidiram servir ao Senhor hoje? Quais são algumas das maneiras pelas quais podemos escolher servir ao Senhor todos os dias?


  • Como nos sentimos quando escolhemos servir a Jesus Cristo? Peça às crianças que desenhem a si mesmas fazendo algo para servir ao Senhor. Conte uma história de sua vida ou de uma revista da Igreja sobre escolher servir ao Senhor.



Entre as palavras finais de Josué aos israelitas, estava um apelo: “Escolhei hoje a quem sirvais”. Pense em como esse conselho também pode abençoar as crianças a quem você ensina.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que criem um cartaz usando algumas das palavras e frases-chave de Josué 24:15. Deixe-as compartilhar seus cartazes e explicar por que escolheram essas palavras. Como podemos demonstrar a Deus que escolhemos servi-Lo?

  • Peça às crianças que sugiram situações em que talvez tenham que decidir escolher a Deus em vez de outras coisas. Peça-lhes que compartilhem o que fariam em cada situação. Por que é importante “escolher hoje”, em vez de esperar que a situação surja? Como seremos abençoados por fazermos a escolha certa?


Segue o vídeo da semana, sobre um jardineiro. Um ano, o jardineiro precisou plantar suas flores dentro de um galpão em vez de plantá-las do lado de fora. Quando ele colocou uma luz no galpão para as flores, descobriu algo muito interessante! Vamos assistir e ver o que o jardineiro descobriu!


Para uma sessão de cinema com as crianças, segue esse vídeo em animação.


Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

10.649 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page