top of page

Lição: 22 a 28 de Agosto [Salmos 102–103; 110; 116–119; 127–128; 135–139; 146–150]

“Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor”




Na lição desta semana, aprenderemos que a palavra de Deus é como uma luz! Essa luz que nos persuade a fazer o bem e nos guia ao Salvador Jesus Cristo. É a palavra de Deus que nos mantêm no caminho seguro nos preparando para voltar ao lar Celestial. Nesta terceira parte dos estudos dos Salmos compreenderemos um pouco mais o Grandioso AMOR que Nosso Pai Celeste e Nosso Redentor tem por cada um de Seus Filhos. Eles nos conhecem como ninguém mais conhece, é um conhecimento perfeito sobre nossa essência e todo o nosso ser, por meio da expiação podemos nos aperfeiçoar e nos tornarmos como Eles um dia! Louvar ao Senhor é demonstrar gratidão e amor! Quando cantamos na reunião sacramental, na primária, nas noites familiares devemos fazê-lo com ânimo e vontade, pois é um momento de demonstrar nossos sentimentos por meio das canções, das palavras ditas! Não estamos cantando para o nada ou para o vazio, estamos agradecendo por todas as bênçãos, nos rejubilando e adorando Nosso Deus. O Élder Oaks disse certa vez: "O canto dos hinos é uma das melhores formas de se aprender a doutrina do evangelho restaurado." (Adoração por meio da Música)



Mostre a gravura do esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar e peça às crianças que descrevam o que elas veem nas gravuras. Ajude-as a ver as conexões entre essas gravuras e o que estão aprendendo no livro de Salmos.



Princípio 1: A palavra de Deus é como uma luz. Salmos 119:105


As crianças a quem você ensina estão no caminho de volta ao nosso Pai Celestial. A palavra de Deus pode ajudar a mantê-las nesse caminho agora e por toda a vida.


Atividades sugeridas

  • Mostre as gravuras mencionadas em Salmos 119:105 e peça às crianças que as coloquem em ordem à medida que você lê o versículo. Peça às crianças que repitam as frases do versículo enquanto você aponta para as figuras.




Você pode utilizar esta página abaixo para colorir entre outras do site: https://truewaykids.com

  • Peça às crianças que falem sobre como se sentem quando ficam no escuro. O que é difícil de fazer no escuro? Você pode pedir que uma criança tente fazer algo com os olhos fechados, como um desenho. Por que essas coisas são mais fáceis de fazer quando há luz? Ajude as crianças a compreenderem como a palavra de Deus, conforme encontrada nas escrituras e nas palavras dos profetas vivos, ilumina nosso caminho de volta ao Pai Celestial.

Varetas Luminosas


Você também poderá fazer a lâmpada de papel com os pequenos para fixar o princípio. Decore como desejar, use sua criatividade. Assista o vídeo abaixo:



Princípio 2 : O Pai Celestial e Jesus Cristo me amam e me conhecem. Salmos 139:1–3, 23


Ao longo de nossa vida, precisamos de lembretes de que o Pai Celestial e Jesus nos conhecem pessoalmente. Salmos 139 pode ajudá-lo a ensinar às crianças que Eles as conhecem e as amam.


Atividades sugeridas

  • Faça uma pequena lista de coisas que você sabe sobre cada criança. Ao ler as listas, uma de cada vez, peça às crianças que adivinhem quem você está descrevendo. Leia Salmos 139:1–3 e ajude as crianças a compreenderem as palavras que talvez não conheçam. Testifique que o Pai Celestial e Jesus as conhecem muito bem — Eles sabem o nome delas, o que as deixa felizes e tristes e as coisas que elas fazem bem.

Você pode fazer com que as crianças completem estes e, em seguida, reúna-os e leia-os pedindo-lhes que adivinhem quem é essa criança.

  • Leia Salmos 139:23 e peça que as crianças coloquem a mão no coração quando você disser “coração” e que toquem a cabeça quando você disser “pensamentos”. Conte uma ocasião em que você sentiu que Deus conhecia seu coração e seus pensamentos.



Princípio 3: Posso louvar ao Senhor. Salmos 146:1; 5–9


Louvar ao Senhor significa expressar nossa gratidão e nosso amor por Ele. Ajude as crianças a aprenderem que O louvamos quando fazemos coisas como cantar, orar e obedecer a Seus ensinamentos.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que contem experiências em que alguém as elogiou ou disse que fizeram um bom trabalho. Compartilhe algumas das coisas boas descritas em Salmos 146:6–9 que o Senhor fez; peça às crianças que falem sobre outras coisas que Ele faz por nós. Ajude-as a pensar em maneiras pelas quais elas podem louvá-Lo por essas coisas.

Isso é de algumas semanas atrás, mas acho que é uma boa ideia da Revista Meu Amigo fazer com que as crianças escrevam seu próprio poema ou música, sobre as coisas que Deus fez por elas sobre as coisas que elas veem. Click na imagem abaixo para encontrar o link.

Você pode produzir instrumentos musicais caseiros com seus pequenos, siga as dicas abaixo:

Estes são muito brancos, seria ótimo decorá-los com adesivos!




  • Cantem juntos uma música de louvor, como “Em tudo há beleza” (Músicas para Crianças, p. 144). Explique que, para os israelitas há muito tempo, os salmos eram como as canções que cantamos hoje para adorar e louvar a Deus.



Princípio 4: O Senhor me oferece consolo e esperança. Salmos 102:1–2; 103


Deus conhece nossas provações e tristezas e deseja nos consolar e encorajar. Ajude as crianças a edificarem a fé Nele a fim de que se voltem para Ele nos momentos de necessidade.


Atividades sugeridas

  • Peça a uma das crianças que leia Salmos 102:1–2 em voz alta. Como o Senhor nos ajuda a perseverar nos momentos de dificuldade? Como pedimos a ajuda Dele? Conte uma experiência em que você sentiu que Deus ouviu suas orações em um momento em que você estava necessitado; peça às crianças que compartilhem suas experiências e seu testemunho.

  • Peça às crianças que encontrem palavras de consolo e esperança em Salmos 103. Como essas palavras podem ajudar as pessoas que enfrentam dificuldades? Incentive as crianças a escreverem frases que consideraram significativas para lembrá-las de que o Senhor pode ajudá-las nas dificuldades.



Princípio 5: A palavra de Deus me ajuda a seguir Seu caminho. Salmos 119:105


Embora o mundo possa parecer sombrio às vezes, a palavra de Deus pode iluminar nosso caminho e nos ajudar a retornar a Ele.


Atividades sugeridas

  • Desenhe no quadro a gravura de um objeto relacionado à luz (como uma lâmpada) e uma gravura das escrituras. Peça às crianças que leiam Salmos 119:105. Como a luz nos ajuda? Como a palavra de Deus nos ajuda? Peça às crianças que escrevam suas respostas no quadro, ao lado das gravuras. De que modo a palavra de Deus é como a luz? Como ela nos ajuda a permanecer no caminho que leva de volta ao Pai Celestial?



Apague as luzes e, possivelmente, cubra as janelas para que haja pouca luz. Distribua as escrituras e peça às crianças que as procurem com lanternas. Depois, peça-lhes que se revezem segurando uma luz e prestando seu testemunho sobre o que aprenderam.



  • Divida as crianças em duplas e dê a cada dupla uma das seguintes passagens das escrituras: Salmos 119:47–48; Salmos 119:105; 1 Néfi 11:25; 2 Néfi 31:20. Peça-lhes que leiam as passagens e identifiquem o que o Pai Celestial nos deu para nos ajudar a permanecer no caminho de volta a Ele. Peça às crianças que ponderem e compartilhem o que foram inspiradas a fazer devido ao que aprenderam hoje.

  • Cante uma música sobre seguir o caminho de Deus, como “Quero andar com Cristo” (ChurchofJesusChrist.org). O que podemos aprender com essa música sobre permanecer no caminho correto?



Princípio 6: O Pai Celestial e Jesus Cristo podem me ajudar a saber como me aperfeiçoar. Salmos 139:23–24


Salmos 139 ensina que Deus sabe tudo sobre nós, incluindo nossos pontos fortes e fracos. Se nos voltarmos a Deus, Ele pode nos ensinar o que precisamos fazer para sermos mais semelhantes a Ele.


Atividades sugeridas

  • Escreva Salmos 139:23–24 no quadro e peça às crianças que sublinhem as palavras que descrevem as coisas que Deus pode fazer por nós. Por que queremos que Deus faça essas coisas? Como podemos convidá-Lo a “[guiar-nos] pelo caminho eterno”?

  • Incentive as crianças a “buscarem” em sua própria vida maneiras de se tornarem melhores nas quatro áreas de enfoque do programa para Crianças e Jovens — espiritual, social, física e intelectual. Lembre-as de que o Senhor sabe como elas podem melhorar em cada uma dessas áreas e as incentive a buscar a orientação Dele.


Escreva suas metas nas formas e pinte-as depois de praticá-las diariamente. Você pode incentivar as crianças com mimos, como por exemplo, balinhas coloridas. Se você quiser pode imprimir isto:

  • Cante uma música sobre como o Pai Celestial pode nos ajudar a ser melhores, como a segunda estrofe de “Faze-me, ó Pai, perdoar” (Músicas para Crianças, p. 52). Compartilhe como o Pai Celestial e Jesus Cristo ajudaram você a se tornar melhor.


Aqui está o vídeo da história da semana sobre quatro ciclistas que fizeram um longo passeio de bicicleta nas montanhas! Mas depois de um tempo, o sol se pôs e começou a escurecer. Vamos assistir e ver o que eles fizeram para voltar para casa com segurança!


Segue "videoaula" para as crianças:





Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

8.661 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page