top of page

Lição: 21 a 27 de Fevereiro [Gênesis 24-27]

Atualizado: 28 de mar. de 2023

O convênio é renovado






Nesta semana aprenderemos muito com o exemplo de Rebeca e por que não dizer, a heroína Rebeca? Encontraremos a bondade, a coragem e a fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo em seus atos. Foi uma mulher "fazedora", que não perdia tempo com os braços cruzados. Também conheceremos seus filhos, Esaú e Jacó! Estes moços nos ensinarão lições valiosas a respeito das coisas mais importantes, as sagradas e eternas. Esta lição é um convite para refletir se seu coração tem sido bondoso e se está mais preocupado com as coisas eternas do que com as temporais.



Baixe os arquivos em PDF clicando em "BAIXE AQUI" logo abaixo de cada imagem representativa da atividade. Ao abrir o PDF pelo computador (PC) tem a opção no canto superior de fazer o download (baixar) ou imprimir. Pelo celular basta clicar em "BAIXE AQUI" e em seguida verificar sua pasta de download que o arquivo estará lá!


Embaixo da cadeira de cada criança, coloque uma pergunta sobre um acontecimento ou princípio de Gênesis 24–27. Deixe que as crianças respondam às perguntas se conseguirem ou peça-lhes que fiquem atentas às respostas durante a aula.


Princípio 1: Posso ser bondoso com as pessoas. Gênesis 24:10–21


O servo de Abraão ficou impressionado com a admirável bondade que Rebeca demonstrou oferecendo água não apenas para ele, mas também para seus dez camelos. O exemplo dela pode ser um lembrete para as crianças sempre serem bondosas com as pessoas.


Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura de Rebeca na página de atividade desta semana. Chame a atenção para os detalhes na gravura enquanto você resume a história em Gênesis 24:10–21, na qual Rebeca demonstrou bondade ao servo de Abraão. Enfatize que suas palavras e seu ato de bondade foram o sinal de que Rebeca era aquela que Deus queria que se casasse com Isaque, filho de Abraão. Peça às crianças que finjam ser o servo chegando com seus camelos ou Rebeca levando água para eles. Dê-lhes frases das escrituras para recitarem, como “Deixa-me beber um pouco de água” (versículo 17) e “Tirarei também água para os teus camelos” (versículo 19). Por que é importante sermos bondosos com as pessoas?

Segue esta história interativa. Com muitas mãos torcendo e girando enquanto você conta essa história realmente bem legal.




  • Conte uma história sobre como o Salvador demonstrou bondade a alguém. Convide algumas crianças para contar suas próprias experiências de demonstrar bondade.



  • Mencione várias situações nas quais uma criança pode demonstrar bondade, como brincando com amigos ou conhecendo alguém novo na escola. Pergunte-lhes o que poderiam fazer para serem bondosas nessas situações.

  • Cante com as crianças uma música sobre bondade, como “A bondade por mim começará” ou “Eu quero ser como Cristo” (Músicas para Crianças, pp. 83, 40–41). Peça às crianças que ouçam as palavras “bondade” e “bondoso” e se levantem quando as ouvirem.






Clique na imagem abaixo para acessar e baixar a atividade de música, "A Bondade por Mim Começará"!



  • Como podemos demonstrar bondade às pessoas? A página de atividade desta semana pode ajudar com esse debate.



Princípio 2: Posso escolher as coisas que são mais importantes. Gênesis 25:29–34


Como Esaú era o filho mais velho da família, ele deveria receber responsabilidades e privilégios especiais, chamado de direito de primogenitura. Um dia, quando Esaú estava com fome, ele trocou a primogenitura com seu irmão, Jacó, por um pouco de comida. Essa história pode ensinar às crianças que devemos escolher as coisas duradouras em vez dos prazeres temporários.


Atividades sugeridas

  • Leve para a sala de aula alguns objetos que possam ajudar a contar a história de Esaú vendendo sua primogenitura, como uma tigela e uma gravura de alguém recebendo uma bênção do sacerdócio. Peça às crianças que usem os objetos enquanto contam a você o que sabem sobre a história. “Jacó e Esaú” (em Histórias do Velho testamento) pode ajudar. Leiam juntos Gênesis 25:34 e explique-lhes que a pessoa que tivesse a primogenitura teria privilégios e responsabilidades especiais para cuidar do resto da família.


  • Mostre duas gravuras às crianças: uma de grande valor espiritual (como um templo) e uma de algo que traz apenas felicidade temporária (como um jogo, um brinquedo ou uma guloseima). Peça-lhes que escolham qual coisa nos ajudará mais a voltar ao Pai Celestial. Repita a atividade com outras gravuras.

Aqui vai uma atividade de classificação, da Sopa Eterna e Sopa Temporal.


  • Cante uma música com as crianças sobre fazer boas escolhas, como “Escolhendo o que é certo” (Músicas para Crianças, p. 82). Preste testemunho de que somos abençoados e felizes quando escolhemos o que é certo.



Princípio 3: Serei abençoado quando agir com fé e demonstrar bondade às pessoas. Gênesis 24:1–28


O servo de Abraão demonstrou fé ao confiar na orientação de Deus para encontrar uma esposa para Isaque. Rebeca demonstrou bondade na maneira como tratou o servo de Abraão. Como você pode ajudar as crianças de sua classe a seguirem o exemplo de Rebeca e do servo de Abraão?


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Gênesis 24:1–28 e ajude as crianças a identificar exemplos de fé e bondade (ver, por exemplo, os versículos 12–14 e 17–20). De que maneira Rebeca e o servo de Abraão foram abençoados ao demonstrarem fé e bondade? Escreva no quadro Podemos demonstrar fé quando… e Podemos demonstrar bondade quando… e convide as crianças a sugerirem maneiras de completar as frases.

  • Em tiras de papel, escreva coisas que o servo de Abraão disse ou fez e coisas que Rebeca disse ou fez em Gênesis 24:1–28. Peça às crianças que escolham uma tira de papel e trabalhem juntas para adivinhar quem disse ou fez essas coisas (elas podem olhar as escrituras se precisarem de ajuda). O que essa história nos ensina sobre bondade? O que ela nos ensina sobre fé? Outros exemplos de bondade e fé se encontram em Gênesis 24:29–33, 58–61.

Distribua os cartões e peça às crianças que procurem nas escrituras para descobrir quem disse o que está no cartão. Em seguida, peça-lhes para alinhá-los sob a pessoa que disse isso.




  • Peça às crianças que pensem em um ato de bondade que tenham visto. Peça-lhes que o escrevam e contem para a classe ou para a família em casa. Como nos sentimos quando alguém é bondoso conosco?



Princípio 4: Darei mais valor às coisas eternas do que às coisas temporais. Gênesis 25:21–34


Esaú escolheu trocar algo de grande valor, sua primogenitura, por algo de menor valor, um pouco de pão e uma tigela de sopa. Ao ler esses versículos, pondere sobre como você pode ajudar as crianças a priorizar o que é eternamente importante.


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos a história de Jacó e Esaú em Gênesis 25:21–34. Enquanto leem, peça às crianças que escolham algo da história para desenhar. Depois peça-lhes que usem o desenho para contar a história com suas próprias palavras. Se precisarem de ajuda para entender o que é uma primogenitura, incentive-as a ler “Primogenitura” no Guia para Estudo das Escrituras (ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que imaginem que Esaú pediu nosso conselho para saber se ele deveria trocar sua primogenitura pelo prato de lentilhas. O que diríamos a ele?

  • Conte-lhes sobre uma ocasião em que teve que sacrificar algo bom por outra coisa de maior valor. Ou mostre o vídeo “Prosseguir com Paciência” (ChurchofJesusChrist.org). De que maneira sua história ou a história do vídeo se relaciona à escolha que Esaú fez em Gênesis 25:29–34? Ajude as crianças a pensar sobre as bênçãos que o Pai Celestial quer conceder a elas (como um testemunho mais forte, as bênçãos do templo ou a vida eterna com Ele). Incentive-as a pensar sobre as coisas que estariam dispostas a sacrificar a fim de receberem essas bênçãos valiosas.


Segue o vídeo da semana sobre uma mulher muito gentil chamada Rebeca! Ela viu alguém no poço que estava com sede, e lhe deu de beber de sua água quando ele pediu. Ela também procurou pistas e encontrou outra coisa que poderia fazer para demonstrar bondade. Vamos ver o que ela fez!



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

8.215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page