top of page

Lição: 20 a 26 de Fevereiro [Mateus 6-7]

Atualizado: 25 de fev. de 2023

"[Ele] os ensinava como tendo autoridade"






O Sermão da Montanha é um dos discursos mais conhecidos do cristianismo. O Salvador ensinou usando imagens reais, tais como uma cidade sobre o monte, os lírios do campo e lobos disfarçados de cordeiros. Mas o Sermão da Montanha é mais do que um pronunciamento bonito. O poder dos ensinamentos do Salvador a Seus discípulos pode mudar nossa vida, especialmente quando vivemos por eles. Então Suas palavras Se tornam mais do que palavras, constituem-se em um alicerce seguro para a vida que, como a casa do homem sábio, pode suportar os ventos do mundo e a chuva (ver Mateus 7:24–25). (Vem, e Segue-Me Estudo Pessoal e Familiar). Nessa semana aprenderemos que podemos orar ao Pai Celestial como Jesus orou; O Pai Celestial nos ouvirá e responderá quando orarmos; Devemos tratar as pessoas como queremos ser tratados; Podemos buscar tesouros eternos em vez de tesouros terrenos e a edificar um alicerce firme ao seguir Jesus.



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cujo tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Baixe os arquivos em PDF clicando em "BAIXE AQUI" logo abaixo de cada imagem representativa da atividade. Ao abrir o PDF pelo computador (PC) tem a opção no canto superior de fazer o download (baixar) ou imprimir. Pelo celular basta clicar em "BAIXE AQUI" e em seguida verificar sua pasta de download que o arquivo estará lá!



Princípio 1: Posso orar ao meu Pai Celestial como Jesus orou. Mateus 6:5–13



As crianças aprendem a orar ouvindo outras pessoas orando. Como você pode ajudá-las a aprender com a oração de Jesus Cristo nesses versículos?


Atividades sugeridas




  • Use a página de atividades desta semana para ajudar as crianças a lembrar os diferentes passos da oração.


Segue outro passos da oração:

  • Desenhe a mão de cada criança numa folha. Fale a respeito do que devemos fazer com os braços e as mãos quando oramos. Em cada mão desenhada, escreva algo que fazemos para demonstrar reverência quando oramos (por exemplo, abaixar a cabeça, fechar os olhos, etc.).

  • Cante uma música sobre oração com as crianças, como “A cabecinha abaixarei” (Músicas para Crianças, p. 18b), e preste testemunho do poder da oração. Convide as crianças a compartilhar suas experiências com a oração.



O Pai Celestial me ouvirá e responderá quando eu orar. Mateus 6:5–13; 7:7–11


Ao estudar Mateus 6:5–13; 7:7–11, o que você sente que as crianças precisam entender sobre oração?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Mateus 6:9–13 em voz alta e citem as coisas que o Salvador disse em Sua oração. Como podemos seguir Seu exemplo quando oramos?

Aqui de lições anteriores:


  • Cante um hino sobre oração com as crianças, como “Com fervor fizeste a prece?” (Hinos, nº 83.) Ajude as crianças a encontrar na letra motivos para orarmos e as bênçãos que vêm da oração.


  • Ajude as crianças a memorizar Mateus 7:7, fazendo o seguinte jogo: Uma criança fala a primeira palavra ou frase de um versículo e depois joga uma bola para outra criança, que fala a próxima palavra ou frase.

(Se desejarem podem imprimir em cartolina colorida para adicionar cor)

  • Encene Mateus 7:9–10 com as crianças usando objetos simples. Peça às crianças que digam o que isso nos ensina sobre a oração.

  • Conte uma experiência em que suas orações foram atendidas.


Princípio 2: Devo tratar as pessoas como quero ser tratado. Mateus 7:12


O ensinamento de Jesus em Mateus 7:12 — também conhecido como Regra de Ouro — fornece um guia simples de como tratar as pessoas. O que vai ajudar seus alunos a viver esse princípio?


Peça às crianças que montem o quebra-cabeça da régua grande enquanto você fala sobre esse princípio que Jesus ensinou. Cole-o junto. Em seguida, coloque-as no chão ao lado da Régua de Ouro, com a cabeça para cima. Marque com uma caneta onde seus pés estavam. Escreva seu nome e como elas podem tratar alguém da maneira que gostariam de ser tratados.








Segue etiquetas para dar de lembrancinha para as crianças, um presente da Crystal Wallace (nossa criadora desses belos e criativos materiais) em agradecimento a todos pelo apoio e carinho! Se encontrar régua amarela será bem melhor.



Atividades sugeridas

  • Leia Mateus 7:12 e parafraseie o texto usando palavras simples que as crianças entendam. Ajude as crianças a pensar em várias maneiras de completar a seguinte frase: “Gosto quando alguém _________________ para mim”. Depois de cada frase, peça a elas que repitam com você: “Então, devo ________________________ para os outros”.

  • Cante com as crianças uma música que, em sua opinião, reforce Mateus 7:12, como “Ama sempre ao teu irmão” (Músicas para Crianças, p. 39). Faça gestos simples para acompanhar a música. Pergunte às crianças o que elas aprenderam com o exemplo do Salvador sobre como devemos tratar as pessoas.


  • Peça às crianças que citem coisas que seus pais ou outros membros da família fazem por elas. Leia Mateus 7:12 e peça às crianças que citem coisas bondosas que elas podem fazer por seus familiares.

Recorte e monte os dados. Pode ser que esse seja um conceito muito difícil para crianças muito pequenas entenderem. Ao ensinar faça com que as crianças joguem os dados, digamos que caia na vovó. Faça algumas perguntas como: "Como podemos demonstrar amor pela vovó?" "Isso é muito bom, se você estivesse sozinho com a vovó, isso não seria algo que o faria feliz?" Continue repetindo perguntas semelhantes e, em seguida, resuma a escritura novamente dizendo. "Quando amamos os outros da maneira que gostaríamos de ser amados, estaremos fazendo o que Jesus ensinou."


Segue o vídeo da história da semana sobre alguns robôs trabalhando juntos! Vamos observar se eles escolhem ser como um espelho quando algo ruim acontece, ou se eles escolhem pensar por si mesmos e amar uns aos outros.



Princípio 3: Posso edificar um alicerce firme ao seguir Jesus. Mateus 7:24–27


Usar a parábola do Salvador a respeito de edificar uma casa sobre a areia ou sobre a rocha pode ser uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre a importância de aplicar o que aprendemos.


Atividades sugeridas

  • Cante com as crianças “O sábio e o tolo” (Músicas para Crianças, p. 132) e faça gestos para acompanhar as palavras.




  • Use Mateus 7:24–27 para ensinar sobre as diferenças entre o sábio e o tolo. Peça às crianças que finjam estar construindo uma casa. Como podemos ser como o sábio?


Você pode repetir com areia, se quiser mostrar às crianças uma fundação em ruínas. Aqui está uma atividade de lições anterioresde.

  • Deixe que as crianças desenhem a parábola do sábio e do tolo.



Princípio 4: O Sermão da Montanha contém mensagens para mim. Mateus 6–7


Esses capítulos têm muitas mensagens que podem ser aplicadas a seus alunos. Ao lê-los, pense nas crianças. O que se destaca para você?



Atividades sugeridas

  • Lembre às crianças que elas estão aprendendo sobre o que Jesus ensinou durante o Sermão da Montanha. Que verdades elas se lembram de ter aprendido na semana passada?

  • Escreva no quadro algumas frases do Sermão da Montanha e outras frases que não tenham sido tiradas das escrituras. Peça às crianças que identifiquem quais frases estão no Sermão da Montanha. Peça a elas que compartilhem o que aprenderam com esses ensinamentos.

Recorte todas as citações e misture-as em uma pilha no chão ou em uma tigela. Quando as crianças lerem um que elas acham que é uma escritura, peça-lhes que encontrem o versículo da escritura que corresponda à gravura de Jesus. Tem uma em branco para você adicionar frases que são as suas favoritas.


  • Escolha vários versículos de Mateus 6–7 que você sente serem significativos para as crianças. Escreva as referências dessas escrituras em cartões e os esconda pela sala. Deixe que as crianças os encontrem, leiam os versículos e expliquem por que esses ensinamentos são importantes para elas.

  • Compartilhe uma de suas passagens favoritas de Mateus 6–7 e explique por que você gosta dela. Se as crianças tiverem uma passagem favorita, peça-lhes que digam por que gostam dela e o que aprenderam com ela.

  • Cante com as crianças uma música sobre o Salvador e Seus ensinamentos, como “Eu quero ser como Cristo” (Músicas para Crianças, pp. 40–41). Pare a música quando encontrar uma frase relacionada a um dos princípios ensinados em Mateus 6–7. Ajude as crianças a associar aquilo que têm aprendido com esses capítulos.



Princípio 5: Posso buscar tesouros eternos em vez de tesouros terrenos.Mateus 6:19–21


Como você ajudará seus alunos a dar mais valor às coisas eternas do que às coisas terrenas?



Atividades sugeridas

  • Traga um “baú do tesouro” cheio de objetos ou gravuras que representem coisas de valor terreno, como, por exemplo, dinheiro ou brinquedos. Leiam Mateus 6:19–21 juntos e depois peça às crianças que ajudem você a pensar em tesouros celestiais que poderiam substituir as coisas materiais no baú.



Aqui uma atividade de lições anteriores.


Aqui estão alguns em branco para as crianças desenharem alguns tesouros.

  • Peça às crianças que citem ou desenhem coisas que elas poderiam fazer para “[ajuntar] tesouros no céu” (Mateus 6:20).

"Videoaula"


Segue um filminho para assistir com as crianças:



Por favor, não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

9.418 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page