top of page

Lição: 2 a 8 de Maio [Êxodo 35–40; Levítico 1; 16; 19]

Atualizado: 9 de ago. de 2022

“Santidade ao Senhor”




O Pai Celestial queria tornar Seu povo santo como Ele é: “Santos sereis, porque Eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Levítico 19:2). Para isso, Ele ordenou que criassem um lugar de santidade ao Senhor — um tabernáculo no deserto. Deu-lhes convênios e leis para orientar suas ações e, por fim, mudar o coração. E, quando falharam em seus esforços para guardar essas leis, Ele ordenou que fizessem sacrifícios de animais para simbolizar a expiação por seus pecados. Tudo isso era feito para direcionar a mente, o coração e a vida deles ao Salvador e à redenção que Ele oferece. Ele é o verdadeiro caminho para a perfeição, tanto para os israelitas quanto para nós. Todos passamos algum tempo no cativeiro do pecado e todos somos convidados a nos arrepender. A lição dessa semana nos ensinará como sentir a presença de Deus em lugares santos, nos mostrará que podemos ajudar na obra do Senhor através dos dons que Deus nos deu, que podemos nos tornar mais semelhantes a Jesus Cristo e ao Pai Celestial, e que por intermédio da Expiação de Jesus Cristo, podemos ser perdoados. Nos ensinará tudo isso através dos símbolos!




Princípio 1: Posso ajudar na obra do Senhor. Êxodo 36:1


Crianças pequenas têm dons que podem usar para contribuir com a obra do Senhor na Terra. Como você pode ajudar as crianças a sentirem o desejo de compartilhar o que o Senhor deu a elas?


Atividades sugeridas

  • Leia Êxodo 36:1 para as crianças e peça a elas que identifiquem o que o Senhor deu a Bezalel e Aoliabe para ajudá-los a construir o “santuário” (tabernáculo). Conte a cada criança sobre um dom que ela possui (pode ser útil perguntar antes aos pais). Testifique que Deus deu dons a cada um de Seus filhos.

Entrem em contato com os pais e pergunte quais dons eles veem em seus filhos. Escreva-os dentro desses pequenos envelopes de presente e coloque seus nomes na frente. Você pode abri-los e ajudá-los a ler o que é dito.

  • Diga às crianças por que você quer ajudar na obra do Senhor. Ajude-as a pensar em maneiras pelas quais também podem participar (como aprender sobre um antepassado, contar a alguém sobre Jesus ou servir a um membro da família). Escreva as ideias em tiras de papel, coloque-as em um recipiente e peça a cada criança que pegue uma e encene a ação descrita na tira de papel.


Aqui vai tags para lembracinha. Para as crianças compartilhar com sua família.




Princípio 2: Posso sentir a presença de Deus em lugares santos. Êxodo 40:17–34


O Senhor ordenou aos filhos de Israel que construíssem o tabernáculo para que Ele pudesse “[habitar] no meio deles” (Êxodo 25:8). Você pode ajudar as crianças a aprenderem sobre os lugares santos que Deus nos deu hoje para nos ajudar a sentir Sua presença.


Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura do tabernáculo antigo (ver o esboço desta semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Peça às crianças que encontrem diferentes partes do tabernáculo na gravura, como o castiçal ou os altares, e explique que essas coisas foram feitas para ajudar os israelitas a pensarem no Senhor (para mais informações sobre o tabernáculo, ver Êxodo 40:17–34). Que lugares santos temos hoje que nos ajudam a pensar no Senhor?

Aqui está um quebra-cabeça simples para as crianças o montarem, e falarem sobre as diferentes partes do tabernáculo.

  • Mostre a gravura de um templo e leia Êxodo 25:8 para as crianças. Explique que, em nossos dias, Deus nos deu lugares santos onde podemos estar perto Dele. Ajude as crianças a listar alguns desses lugares. Pergunte às crianças como se sentem quando pensam nesses lugares santos. Diga a elas que também podemos nos sentir próximos de Deus quando oramos, não importa onde estejamos.

Aqui está um livro de atividades para colorir "Lugares Santo".



  • Complete a página de atividades com as crianças. Ao fazê-lo, cantem juntos uma música sobre o templo, como “Eu gosto de ver o templo” (Músicas para Crianças, p. 99).




Princípio 3: Deus me deu dons para ajudar em Seu trabalho. Êxodo 35:20–29; 36:1


Cada um dos filhos do Pai Celestial tem algo a contribuir para Seu trabalho. As crianças a quem você ensina podem precisar de sua ajuda para reconhecer como podem usar seus dons para ajudar na obra de Deus.


Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura do tabernáculo (ver o esboço desta semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Pergunte às crianças que materiais podem ter sido necessários para construir o tabernáculo. Leia com as crianças Êxodo 35:20–29 e peça a elas que identifiquem como os materiais necessários foram obtidos. Testifique que cada uma das crianças tem algo com que contribuir para a obra do Senhor.


Aqui está um quebra-cabeça para as crianças montarem em conjunto, você pode apontar que cada uma delas teve algo a contribuir para a construção do quebra-cabeça. Certifique-se de registrar esse momento, para que eles possam ver depois.

  • Peça às crianças que leiam Êxodo 36:1 e identifiquem o que o Senhor deu àqueles que foram chamados para ajudar a construir o tabernáculo. Peça às crianças que compartilhem o que sentem que o Senhor lhes deu para ajudar a edificar Seu reino (dê sugestões se necessário). Como podemos usar essas coisas para abençoar outras pessoas?



Princípio 4: Posso me tornar mais semelhante a Jesus Cristo e ao Pai Celestial. Êxodo 40:17–33


O tabernáculo não apenas permitia que os filhos de Israel tivessem a presença de Deus com eles, mas também lhes ensinava coisas que poderiam fazer para se tornarem mais semelhantes a Deus.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Êxodo 40:17–33, identifiquem coisas que faziam parte do tabernáculo e encontrem algumas delas em uma gravura do tabernáculo antigo (ver o esboço desta semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Peça às crianças que façam seus próprios desenhos do tabernáculo. Fale sobre como cada parte do tabernáculo pode ensinar sobre o Salvador ou o Pai Celestial. Por exemplo, a arca do testemunho pode nos lembrar dos mandamentos de Deus; o altar pode nos lembrar do sacrifício de Jesus Cristo; o castiçal pode nos lembrar que o Salvador é a Luz do Mundo, e assim por diante.


  • Peça às crianças que leiam Êxodo 25:8 para descobrir por que o Senhor queria que os filhos de Israel construíssem um “santuário” (ou tabernáculo). Ajude as crianças a fazer uma lista dos lugares e das situações em que podemos sentir a presença do Senhor. De que maneira esses locais nos ajudam a nos tornarmos mais semelhantes ao Pai Celestial e a Jesus Cristo?



Princípio 5: Por intermédio da Expiação de Jesus Cristo, posso ser perdoado. Levítico 1:1–4


Os sacrifícios de animais realizados no Velho Testamento tinham o objetivo de ensinar aos filhos de Israel sobre o perdão que se tornou possível por meio da Expiação de Jesus Cristo.


Atividades sugeridas

  • Mostre gravuras de Jesus Cristo no Getsêmani (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 56 e nº 57). Explique que o Senhor ordenou aos filhos de Israel que fizessem sacrifícios para ensiná-los que poderiam ser perdoados de seus pecados por meio da Expiação de Jesus Cristo. Leia com as crianças Levítico 1:1–4 e peça a elas que procurem palavras ou frases que façam com que se lembrem do sacrifício de Jesus Cristo.

  • Mostre gravuras de Jesus Cristo visitando o povo nas Américas (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 82). Explique que, depois que Jesus Cristo foi crucificado e ressuscitou, Ele ensinou ao povo da América por que eles não precisavam mais sacrificar animais. Leiam juntos 3 Néfi 9:19–20 e pergunte às crianças o que devemos sacrificar em vez disso. O que significa oferecer em sacrifício um coração quebrantado e um espírito contrito? Para ajudá-los a responder essa pergunta, sugira que pesquisem “Coração quebrantado” no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Peça-lhes que ponderem como podem oferecer um coração quebrantado e um espírito contrito ao Senhor.



Segue o vídeo da história da semana, sobre os símbolos do tabernáculo! Veja se você consegue lembrar o que alguns dos símbolos significam!



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor, Vem e Segue-Me Kids

6.443 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page