top of page

Lição: 19 a 25 de Setembro [Isaías 40–49]

“Consolai o meu povo”





Nesta semana no Vem e Segue-Me Kids, aprenderemos um pouco mais sobre a importância de ser uma testemunha do Senhor após fazermos o convênio do batismo. Vamos relembrar também formas de ser uma testemunha do Senhor e compartilhar com todas as pessoas tudo o que temos visto no evangelho Dele. Quando recebemos um testemunho de que Jesus Cristo é o nosso Salvador, o único que pode nos resgatar do pecado e da morte, temos mais vontade de servi-lo e fazer o bem a todas as pessoas. No Salvador nós podemos confiar sempre! Veremos que quando somos obedientes aos Seus mandamentos temos paz em nossa mente, somos mais felizes e mais seguros de nosso potencial divino e da força espiritual que temos para sobrepujar todas as provações que nos refinarão nesta vida. Ele estará conosco a cada passo, sem nos esquecer e O ajudaremos a preparar a Terra para Sua Segunda Vinda. Estes vídeos abaixo ajudarão você entender um pouco mais a lição desta semana:


Segue vídeo explicativo por capítulo, parte 2:




OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cuja o tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Leia Isaías 40:9 com as crianças e peça a elas que façam de conta que estão escalando um “monte alto” e depois se revezem para falar em voz alta a fim de compartilhar algo que aprenderam nas escrituras recentemente — em casa ou na igreja.


Princípio 1: Posso ser uma testemunha do Senhor. Isaías 43:10


O Senhor lembrou aos israelitas que eles haviam testemunhado muitas coisas importantes que Ele havia feito por eles. Ele queria que eles fossem Suas testemunhas (assim como todos nós), ajudando outras pessoas a saberem sobre Seu poder e Sua bondade.


Atividades sugeridas

  • Conte às crianças algo que você testemunhou. Ajude-as a pensar em coisas que experimentaram e sobre as quais podem contar umas às outras ou ser uma “testemunha” — por exemplo, uma comida deliciosa que provaram, um lugar que visitaram ou uma pessoa que conhecem. Leia para as crianças em Isaías 43:10: “Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e o meu servo a quem escolhi”. Diga às crianças que, quando somos batizados, prometemos ser uma testemunha de Jesus Cristo (ver Mosias 18:9). O que significa ser uma testemunha do Senhor?

Nossa querida irmã Crystal costuma sentar no chão com sua turma, para fazer quebra-cabeças como esse. Se desejarem fazer o mesmo, é só imprimir ou enviar para uma gráfica para imprimir tamanho pôster. (Ela deu permissão para ampliar seus materiais).


Aqui está uma mensagem do Élder Quentin L. Cook Do Quórum dos Doze Apóstolos da revista Meu Amigo de Agosto de 2015.

  • Peça às crianças que contem o que sabem sobre Jesus Cristo e Seu evangelho. Mostre-lhes gravuras para que tenham ideias (por exemplo, gravuras da Ressurreição do Salvador, do Livro de Mórmon, do templo e do profeta vivo). Peça-lhes que falem sobre o que poderiam compartilhar com outras pessoas como testemunhas do Senhor.

Aqui está a atividade da semana do manual.



Princípio 2: “Além de mim não há Salvador.” Isaías 43:11


Jesus Cristo é o único que pode nos salvar do pecado e da morte. Reflita sobre como você vai inspirar as crianças a confiarem Nele.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que imaginem uma situação em que possam precisar de ajuda (como ficarem doentes ou serem apanhadas por uma tempestade). Mostre vários objetos (ou gravuras de objetos); alguns que as ajudariam na situação e outros que não. Por exemplo, um guarda-chuva ajudaria em uma tempestade, mas um copo de água e um lápis não. Peça às crianças que escolham o objeto que ajudaria nessa situação. Mostre gravuras do Salvador para ajudar as crianças a falarem sobre como Ele nos ajuda.

  • Leia Isaías 43:11 para as crianças e peça a elas que apontem para uma gravura de Jesus ao ouvirem a palavra “Salvador”. Testifique-lhes que, por Jesus Cristo ter sofrido, morrido por nós e ressuscitado, Ele é o único que pode nos salvar de nossos pecados e da morte.



Princípio 3: A obediência aos mandamentos de Deus traz paz. Isaías 48:18


O Senhor promete paz como “um rio” e justiça como “as ondas do mar” para aqueles que guardam Seus mandamentos.


Atividades sugeridas

  • Leia Isaías 48:18 para as crianças. Peça-lhes que movimentem as mãos e os braços como um rio e ondas. Fale sobre como guardar os mandamentos de Deus o ajudou a se sentir em paz como um rio ou forte como uma onda.


  • Desenhe um rio no quadro. Ajude as crianças a pensar nos mandamentos que o Pai Celestial lhes deu. Escreva esses mandamentos em folhas de papel (ou faça desenhos simples deles) e deixe as crianças se revezarem para fixarem os mandamentos ao rio no quadro. Ajude as crianças a aprenderem como o fato de guardar os mandamentos traz paz.



Aula prática mostrando como os mandamentos nos trazem paz porque somos protegidos por eles.


  • Cantem juntos um hino sobre os mandamentos, como “Guarda os mandamentos” (Músicas para Crianças, pp. 68–69). O que essa música ensina sobre por que devemos guardar os mandamentos de Deus?

Esta lição começa com foco no batismo. Seria bom terminar com isso também, já que guardar os mandamentos é um dos convênios que fazemos no batismo. Aqui está uma atividade para montar e preservar, é ótima ter sempre à mão.





Princípio 4: Posso ajudar a preparar “o caminho do Senhor”. Isaías 40:3–5


Ajudamos a cumprir a profecia de Isaías 40:3–5 ao ajudar outras pessoas a receber o Senhor em sua vida.


Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que leia Isaías 40:3 enquanto as outras crianças leem uma das seguintes passagens e procuram palavras e frases semelhantes: Marcos 1:3–4 (João Batista); Alma 7:9 (Alma); Doutrina e Convênios 33:10–11 (missionários da Igreja). Ajude-as a identificar quem está preparando “o caminho do Senhor” em cada passagem. Como essas pessoas ajudam a preparar o caminho do Senhor? O que podemos fazer para ajudar?


  • Desenhe um caminho no quadro e leia com as crianças Isaías 40:3–5. Peça às crianças que façam uma lista de obstáculos que podem impedir as pessoas de seguir o Salvador e peça a elas que desenhem os obstáculos no caminho. Deixe que elas apaguem os obstáculos enquanto você fala sobre as maneiras como podemos ajudar as pessoas a superá-los.



Princípio 5: O Senhor está comigo durante minhas provações. Isaías 41:10; 43:1–5; 48:10


Quando fazemos convênios com o Senhor, Ele promete estar conosco — mesmo durante nossas provações. Ajude as crianças a se verem como parte do povo do convênio do Senhor e como recebedoras de Suas promessas.


Atividades sugeridas

  • Escreva no quadro: Eu sou… e vou… Peça às crianças que leiam Isaías 41:10 e Isaías 43:1–5 para descobrir quem o Senhor diz que Ele é e o que Ele diz que fará. Quais outras frases são repetidas nesses versículos? Como essas mensagens podem nos dar consolo e esperança durante tempos difíceis?



  • Leiam juntos Isaías 48:10 e conversem sobre o que é uma fornalha e as diferentes maneiras como ela é usada. Explique-lhes que os metais são purificados em uma fornalha. Por que uma fornalha é uma boa maneira de descrever a aflição? Como nossas aflições podem nos purificar? (Ver Alma 62:41.)

Assista o vídeo antes para ver se não é demais para a idade de suas crianças. Você pode apenas se concentrar no processo dos metais entrando no fogo e sendo esticados e moldados para se tornarem algo bonito. Depois, deixe que as crianças lhe digam como isso se aplica à nossa vida e às nossas provações.



Princípio 6: O Senhor nunca vai Se esquecer de mim. Isaías 49:14–16


Quando nos sentimos distantes do Senhor por causa do pecado, das provações ou qualquer outro motivo, a mensagem de Isaías 49:14–16 pode nos trazer consolo.


Atividades sugeridas


  • Peça às crianças que leiam Isaías 49:14. O que pode fazer as pessoas se sentirem esquecidas ou abandonadas? Como podemos ajudar outras pessoas a saber que o Senhor não as esqueceu? Como sabemos que Ele não Se esqueceu de nós?


  • Peça que as crianças contem sobre alguém que conhecem e que nunca esquecerão, como um parente ou amigo. Debatam sobre como uma mãe amorosa se sente a respeito de seus filhos e como o Senhor Se sente a nosso respeito. Peça às crianças que leiam Isaías 49:15–16. De acordo com esses versículos, por que o Senhor nunca Se esquecerá de nós? Convide as crianças a compartilhar o que sentem sobre Jesus Cristo.


Agora vamos assistir ao vídeo da semana sobre algumas crianças que estão andando de ônibus para fazer uma longa viagem. Vamos assistir e ver o que aconteceria se elas não tivessem uma estrada!


Segue "vídeoaula":



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

7.458 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page