top of page

Lição: 18 a 24 de março [2 Néfi 31–33]

Atualizado: 22 de mar.

“Este é o caminho”






Entre as últimas palavras que Néfi registrou, encontramos a seguinte declaração: “Assim me ordenou o Senhor e devo obedecer”. Este é um bom resumo da vida de Néfi. Ele se esforçou para entender a vontade de Deus e corajosamente obedeceu, mesmo que isso significasse arriscar sua vida para pegar as placas de latão de Labão, construir um navio para atravessar o mar ou ensinar fielmente a doutrina de Cristo com clareza e poder. Néfi conseguia ser persuasivo ao falar da necessidade de “prosseguir com firmeza em Cristo” e seguir o “caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna”, pois esse é o caminho que ele seguia. Ele sabia, por experiência, que esse caminho, embora exigisse muito às vezes, era um caminho de alegria, e que “não há qualquer outro caminho ou nome debaixo do céu pelo qual o homem possa ser salvo no reino de Deus”.



Princípio 1: Quando sou batizado, sigo a Jesus Cristo. 2 Néfi 31:4–13


  • Há uma gravura de Jesus sendo batizado no final deste esboço. Seus filhos podem usá-la para contar o que sabem sobre esse evento (ver também Mateus 3:13–17). Por que Jesus quer que sejamos batizados como Ele foi? Peça a seus filhos que identifiquem as razões ao lerem juntos partes de 2 Néfi 31:4–13. Convide uma pessoa que foi recentemente batizada a contar a experiência que teve.


Para as crianças menores, podem ler 2 Néfi 31:5 enquanto elas fazem experiências com o copo (já montado). Depois pergunte-lhes por que acham que Jesus foi batizado e por que precisa ser batizado?



Para as crianças maiores, distribua as peças do quebra-cabeça e peça aos alunos que procurem as escrituras e as leiam em ordem, enquanto completam o quebra-cabeça.




Princípio 2: Jesus Cristo me ensinou como voltar a viver com o Pai Celestial. 2 Néfi 31


  • A fim de ajudar seus filhos a visualizar os ensinamentos de 2 Néfi 31, peça a eles que tracem um caminho que guie a uma gravura de Cristo. Você poderia ajudá-los a encontrar ou desenhar gravuras que representem passos nesse caminho, como a fé em Cristo, o arrependimento, o batismo, o dom do Espírito Santo e a perseverança até o fim. Peça que apontem para as gravuras ao ler 2 Néfi 31:17–20 juntos.


Aqui estão alguns passos em branco nos quais os alunos podem fazer desenhos e colocá-los no quadro-negro (Seu caminho) ou no chão.



Aqui está uma atividade extra, se não tiver muito tempo ou espaço em sua sala. As crianças ainda poderão encontrar as pegadas se optar ocultá-las.



Para as crianças maiores, pode distribuí-los e ver quem será o primeiro a agarrá-lo quando for mencionado nas escrituras.




Princípio 3: Posso me banquetear com as palavras de Cristo. 2 Néfi 32:3–5


  • Para ensinar sobre “banquetear-se” com as palavras de Cristo, você pode pedir a seus filhos que representem como eles se banqueteariam com sua comida favorita. Em 2 Néfi 32:3, com o que Néfi disse que devemos nos banquetear? Como banquetear-se com a palavra de Deus é diferente de apenas lê-la? Seus filhos podem gostar de encenar as diferenças. Conte a seus filhos as bênçãos que você recebeu ao se banquetear com as escrituras.


Para imprimir grande:





Princípio 4: O Pai Celestial quer que eu ore sempre. 2 Néfi 32:8–9


  • Depois de ler 2 Néfi 32:8–9, converse com seus filhos sobre por que Satanás não quer que oremos. Por que o Senhor quer que “oremos sempre”? Peça a seus filhos que façam uma lista ou desenhem situações nas quais poderiam orar. Em seguida, cante uma música que ensine sobre a oração, como “Com fervor fizeste a prece?” (Hinos, nº 83). Você poderia substituir algumas das palavras da canção pelas palavras de suas listas. De que modo Deus nos abençoa quando oramos sempre?







Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

9.901 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page