top of page

Lição: 18 a 24 de dezembro [Natal]

“Novas de grande alegria”











O Natal está chegando essa é a data muito importante e especial do ano, é a mais aguardada por todos. O anjo declarou: “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. (Lucas 2:11). É quando comemoramos com muita alegria, emoção e esperança o nascimento do Salvador do Mundo, Jesus Cristo! Essa semana vamos retornar ao começo do Novo Testamento, para rever esse glorioso evento sagrado. Vamos aprender muito com a humilde história da Natividade e compreender mais da tradição de presentear quando alguém faz aniversário. Quando Jesus nasceu na Terra para ser o nosso Salvador, apareceu uma nova estrela. Mas nem todos entenderam o que ela significava. Os Magos do oriente sabiam o que significava a estrela. Eles foram até ela e adoraram a Jesus. Podemos ser como os Magos. Podemos aprender a respeito de Jesus Cristo e segui-Lo. Isso é o Natal, é quando celebramos o presente que nosso Pai Celestial deu a cada um de nós: o nascimento de Seu Filho, Jesus Cristo. Podemos agradecer por esse presente demonstrando, por meio de nosso exemplo, que nós O seguiremos sempre.





Mostre a gravura contida no esboço desta semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, e peça às crianças que contem o que sabem sobre o nascimento do Salvador.


Princípio 1: Jesus Cristo veio à Terra como um bebê. Mateus 2:1–12; Lucas 2:1–14


As crianças adoram a história do nascimento de Jesus Cristo. Que verdades doutrinárias você vê nessa história que sente que as crianças deveriam compreender?




Atividades sugeridas


  • Leia Lucas 2:1–14 para as crianças ou descreva os eventos desses versículos referindo-se ao “Capítulo 5: O nascimento de Jesus Cristo” (Histórias do Novo Testamento, pp. 13–15, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que façam desenhos desses eventos e usem-nos para contar a história elas mesmas. Por que somos felizes por Jesus Cristo ter nascido?



  • Peça às crianças que contem a história dos reis magos que seguiram a estrela para encontrar Jesus. Se precisarem relembrar a história, vejam Mateus 2:1–12 ou o “Capítulo 7: Os reis magos” (Histórias do Novo Testamento, p. 18, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Esconda uma gravura de Jesus em algum lugar da sala. Desenhe ou recorte uma estrela de papel e a segure no ar. Peça que as crianças finjam ser os magos levando presentes e as guie pela sala para encontrar Jesus. Ajude as crianças a pensar em alguns presentes que podemos ofertar a Jesus.




Se não quiser usar tinta, você pode colocar cartolina amarela na impressora e selecionar impressão em preto e branco.






Você precisará amarrar as máscaras na cabeça, para que os magos possam carregar seus presentes. Podem fazer isso fazendo furos nas laterais das máscaras e amarrando- o barbante nas laterais e na parte de trás da cabeça.




  • Cante alguns hinos ou músicas de Natal com as crianças (ver Hinos, nº 121 a nº 133, e Músicas para Crianças, pp. 20–33). Peça a elas que identifiquem algo ensinado em cada música cujo conhecimento seja importante para elas.



Jesus Cristo veio à Terra como um bebê. Mateus 1:18–25; 2:1–12; Lucas 1:26–38; 2:1–20


Como você vai ajudar as crianças a colocar Jesus Cristo como o ponto central do Natal?


Atividades sugeridas


  • Peça a uma das crianças que leia sobre alguns dos acontecimentos relacionados ao nascimento do Salvador (ver Mateus 1:18–25; 2:1–12; Lucas 1:26–38; 2:1–20). Peça às outras crianças que se revezem fazendo desenhos no quadro referentes às escrituras lidas. O que essas histórias nos ensinam sobre Jesus Cristo?


  • Convide as crianças a escrever em várias tiras de papel coisas que poderiam fazer para ajudá-las a colocar o Salvador como ponto central na época de Natal. (Elas poderão obter ideias assistindo ao vídeo “Novas de Grande Alegria: O Nascimento de Jesus Cristo”, ChurchofJesusChrist.org.) Peça-lhes que compartilhem o que escreveram. Incentive as crianças a levar os pedaços de papel para casa e executar com sua família as sugestões descritas neles.


Podem anexá-lo ao pote, bolsa ou sacola que seus alunos levam para casa (com as tiras de papel mencionadas acima).



  • Cantem canções de Natal sobre o Salvador (ver Músicas para Crianças, pp. 20–33; Hinos, nº 121 a nº 133), e convide as crianças a compartilhar um verso ou uma frase favorita das músicas.



Princípio 2: Jesus Cristo me possibilitou voltar a viver novamente com meu Pai Celestial um dia. João 3:16


Seus alunos compreendem por que Jesus Cristo veio à Terra? Reserve um tempo para ponderar sobre o que o Salvador fez por você individualmente e como você pode ajudar as crianças a compreender o que Ele fez por elas.


Atividades sugeridas


  • Traga para a classe uma caixa ou um embrulho de presente com uma gravura de Jesus Cristo dentro. Inclua um cartão com o versículo “João 3:16” escrito e diga às crianças que ele é uma pista sobre o presente. Leia João 3:16 com as crianças e as convide a adivinhar qual é o presente e a abri-lo. Por que Deus nos enviou Seu Filho?

  • Ajude as crianças a terminar esta frase: “Jesus Cristo veio à Terra para ”. Depois mostre gravuras relacionadas à Expiação, morte e Ressurreição do Salvador (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 56 a nº 59) e fale brevemente sobre esses acontecimentos. Você também pode cantar uma música sobre o motivo de Jesus ter vindo à Terra, como “Ele Mandou Seu Filho” (Músicas para Crianças, pp. 20–21). Preste seu testemunho sobre Jesus Cristo e o que Ele fez por você.



Seria um bom momento para incorporar esta parte da lição da semana passada. Você pode testificar que nos tornar limpos é uma das muitas coisas que Jesus fez por nós. Clique na imgem!



Jesus Cristo me possibilitou voltar a viver novamente com meu Pai Celestial um dia. João 3:16


Como você vai ajudar as crianças a revisar o que aprenderam neste ano e a compreender por que elas precisam de Jesus Cristo em sua vida?


Atividades sugeridas

  • Escreva em um pedaço de papel Quem é Jesus Cristo? e em outro Por que Ele veio à Terra? e os coloque em duas paredes diferentes da sala. Convide cada criança a ler uma das seguintes escrituras: Mateus 16:15–16; João 3:16; 1 Néfi 10:4; Mosias 3:8; Alma 7:10–13; 3 Néfi 27:14–15. Peça às crianças que procurem nas escrituras lidas respostas para as duas perguntas nas paredes. Peça que escrevam suas respostas e as coloquem na parede abaixo da pergunta correspondente. Como podemos demonstrar gratidão pelo que Jesus Cristo fez por nós?




  • Peça às crianças que façam uma lista no quadro com todos os nomes e títulos de Jesus de que elas consigam se lembrar (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Jesus Cristo”). O que esses nomes nos ensinam sobre Jesus Cristo e Sua missão? Por que precisamos de Jesus Cristo em nossa vida? Para ajudar a responder a essa pergunta, mostre o vídeo “Por Que Precisamos de um Salvador — Uma Mensagem de Natal sobre o Nosso Salvador Jesus Cristo” (ChurchofJesusChrist.org).


EXTRA:


Presépio de papel [material original de Didier Martin]

















Diorama de Natal [por Didier Martin]















Segue vídeo da história da Natividade:




Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

1.039 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page