top of page

Lição: 17 a 23 de Janeiro [Gênesis 5; Moisés 6]

Atualizado: 12 de mai. de 2023

"[Ensine] estas coisas liberalmente a teus filhos"






Essa semana vamos conhecer as gerações de Adão, Eva e Noé, a família de Adão e Eva fez um livro de recordações. Eles escreveram sobre Jesus Cristo e o plano do Pai Celestial. Vamos conhecer o Profeta Enoque e a grande obra que ele realizou. Veremos sobre o grande domínio de Satanás, mas também de pais que ensinavam aos filhos os caminhos de Deus e de pregadores de retidão que falavam e profetizavam. Esses pais e pregadores ensinavam: fé, arrependimento, batismo e recebimento do Espírito Santo. Foi dado um encargo sagrado aos pais, de ensinar seus filhos sobre Jesus Cristo e seu evangelho!




Princípio 1: Deus pode me ajudar a fazer coisas difíceis. (Moisés 6:27, 31–34)


Quando Enoque foi chamado para pregar o evangelho, ele teve receio de falhar. Mas Deus o ajudou a fazer coisas grandiosas.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que comentem sobre uma ocasião em que foram solicitadas a fazer algo difícil ou assustador para elas. Conte a história do chamado de Enoque para ser profeta que se encontra em Moisés 6:27, 31–34 (ver também “Enoque” em Histórias do Velho Testamento). Enfatize que apesar de Enoque não se sentir pronto para ser um profeta, Deus prometeu ajudá-lo. Ajude as crianças a entender algumas maneiras pelas quais Deus nos ajuda quando somos chamados para fazer coisas difíceis.





  • Compartilhe alguns exemplos das escrituras de quando Deus ajudou pessoas a fazer coisas difíceis — por exemplo, Noé construindo a arca, Davi lutando contra Golias, Amon defendendo os rebanhos do rei ou Samuel, o Lamanita, pregando. (Para gravuras e referências de escritura, ver Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 7, 19, 78 e 81.) Conte uma experiência em que o Senhor o ajudou a fazer algo difícil.


Corte e faça furos ema cada um. À medida que você revisa/conta as histórias, peça às crianças que amarrem em alguns fios, para que possam compartilhar as histórias com suas famílias. Complete um colar.



Deus pode me ajudar a fazer coisas difíceis. (Moisés 6:26–34)


Ainda que Enoque se sentisse inadequado, Deus o ajudou a cumprir seu chamado de profeta. Deus também pode ajudar as crianças de sua classe a fazer coisas difíceis.


(Clique na imagem para acessar ao joguinho)


Atividades sugeridas



  • Peça às crianças que mencionem algumas coisas difíceis que as crianças da idade delas às vezes fazem (como fazer uma lição de casa, ser gentil com alguém que não é gentil ou dizer a verdade quando cometeram um erro). Ajude as crianças a encontrar frases em Moisés 6:32–34 que possam ajudá-las. Peça-lhes que contem sobre uma ocasião em que Deus as ajudou a fazer algo difícil. Conte também suas próprias experiências.



Princípio 2: O evangelho me ensina como voltar ao Pai Celestial. (Moisés 6:52)


Deus ensinou a Adão o que é preciso fazer para retornar a Ele — ter fé, arrepender-se, ser batizado e receber o dom do Espírito Santo. Como você pode ajudar as crianças a aprender mais sobre essas coisas?


Atividades sugeridas

  • Encontre gravuras ou faça desenhos que representem a fé, o arrependimento, o batismo e o dom do Espírito Santo (ver a página de atividade desta semana). Coloque as gravuras em fila levando à gravura de Jesus Cristo. Leia Moisés 6:52 para as crianças e peça-lhes que fiquem em pé ao lado da gravura correta quando ouvirem as palavras que a gravura representa (nesse versículo, a palavra “creres” é usada para “fé”).

Essas são pedras, que levam ao Pai Celestial.






(Clique no link para baixar a página de atividade do site da Igreja)







A fé, o arrependimento, o batismo e o dom do Espírito Santo me preparam para retornar a Deus. (Moisés 6:50–62)


Adão e Enoque ensinaram a seu povo os primeiros princípios e ordenanças do evangelho: fé, arrependimento, batismo e o recebimento do dom do Espírito Santo (ver também Regras de Fé 1:4). O que você pode fazer para ajudar as crianças a entender a importância desses princípios e dessas ordenanças na vida delas?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Moisés 6:52, 57 para identificarem os princípios e as ordenanças do evangelho mencionados na quarta regra de fé.


  • Escreva a quarta regra de fé no quadro e peça às crianças que a leiam. Depois, apague uma palavra ou duas e peça-lhes que a leiam novamente, completando as palavras que faltam de memória. Repita esse processo até que as crianças tenham aprendido a regra de fé.


Segue essa atividade extra passada anteriormente em outra lição, e essa semana ajude as crianças na memorização da 4ª Regra de Fé!


  • Convide-as a escrever um breve discurso sobre fé, arrependimento, batismo ou o dom do Espírito Santo — algo que elas poderiam compartilhar com a família. Cada discurso poderia incluir uma escritura, uma experiência e um testemunho. O discurso também pode explicar como o princípio nos ajuda a voltar ao Pai Celestial.



Princípio 3: O Pai Celestial quer que os pais ensinem seus filhos. (Moisés 6:58)


Desde o tempo de Adão e Eva, os pais receberam o mandamento de ensinar o evangelho aos filhos. Como você pode incentivar as crianças a ouvirem e seguirem os ensinamentos corretos de seus pais?


Atividades sugeridas

  • Leia Moisés 6:58 para as crianças e mostre a gravura da família de Adão e Eva no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Ajude as crianças a repetirem a frase “[ensine] estas coisas liberalmente a teus filhos”. Explique-lhes que Deus quer que todos os pais sigam o exemplo de Adão e Eva e ensinem seus filhos sobre Jesus Cristo e Seu evangelho. Pergunte às crianças o que elas podem fazer quando seus pais ou outras pessoas lhes ensinarem o evangelho.

  • Ajude as crianças a combinar fotos delas às de seus pais ou gravuras de animais bebês a animais adultos. Como os pais ajudam seus filhos? O que eles lhes ensinam? Peça às crianças que façam um desenho de sua família em momentos em que os pais ensinam os filhos, como lendo as escrituras, orando juntos ou fazendo uma refeição juntos.




Os pais são responsáveis por ensinar seus filhos. (Moisés 6:57–58)


Deus confiou aos pais a tarefa de serem os principais professores do evangelho na família. Como você pode incentivar as crianças a apoiarem os pais nessa função?


Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que leia Moisés 6:58. Que mandamento o Pai Celestial dá aos pais nesse versículo? Mostre uma gravura de Adão e Eva ensinando seus filhos (ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar) e deixe as crianças falarem sobre o que elas veem na gravura. Incentive-as a falar sobre os princípios importantes do evangelho que aprenderam com seus familiares.

(Clique no link para baixar atividade do site da Igreja)


  • Ajude as crianças a escrever notas de agradecimento a seus pais ou planeje outras maneiras simples de expressarem gratidão por seus pais. Cante uma música sobre famílias, como “Fala-se com amor” (Músicas para Crianças, pp. 102–103). Como podemos ajudar nossos pais a criar uma atmosfera de amor em nosso lar?



Segue o vídeo da histórinha da semana, sobre algumas coisas que os novos bebês aprendem com seus pais! Enquanto assistem, vejam se conseguem se lembrar de algumas das coisas que o novo bebê aprende!



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

7.526 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page