top of page

Lição: 16 a 22 de Fevereiro [Gênesis 12–17; Abraão 1–2]

“Ser maior seguidor da retidão”






Nesta semana aprenderemos mais sobre "o pai dos fiéis" e "amigo de Deus", o profeta Abraão. Aprenderemos também, o quanto fazer convênios e cumpri-los é determinante para nosso crescimento espiritual, assim como para a nossa felicidade eterna ao lado do Pai Celestial e Seu Filho Amado, Jesus Cristo. Que tal aproveitar esta lição para refletir se seu coração é de alguém pacificador e cumpridor de promessas?


Para crianças menores:


Para crianças maiores



Princípio1: Jesus Cristo me conduzirá pela mão. Abraão 1:18; 2:8


  • Enquanto você e seus filhos leem Abraão 1:18 e 2:8, peça-lhes que prestem atenção à parte do corpo que é mencionada nos dois versículos. Talvez você possa jogar um jogo em que uma criança fecha os olhos e você a leva a algum lugar pela mão. Depois, você pode falar sobre como é ter Jesus Cristo nos conduzindo pela mão ou nos protegendo.


Para crianças menores:

Um quebra-cabeça que você pode montar e discutir sobre as escrituras:


Para crianças maiores

Segue também um caminho de obstáculos.



Configurar

Crie um pequeno obstáculo:

  • Cadeiras = pedras

  • Linha de fita = caminho estreito

  • Uma criança com os olhos vendados

Rodada 1:

Peça para as crianças olharem para o caminho (fita adesiva) antes de colocarem a venda nos olhos.

Depois de colocarem a venda nos olhos, todos tentam quebrá-la com objetos.

  • Criança caminha sozinha → cambaleante, lenta, insegura

Rodada 2:

  • Mesmo caminho, mas amarrado por uma corda a outra criança.

Em seguida, leia a citação do Élder Renlund fornecida.

Perguntar:

  • O que mudou?

  • O caminho mudou — ou a conexão?




Princípio 2: Posso ser um pacificador. Gênesis 13:5–12


  • Seus filhos podem gostar de encenar a história de Gênesis 13:5–12, fingindo ser Abraão, Ló e os pastores. Como podemos seguir o exemplo de Abraão de ser um pacificador com nossa família ou nossos amigos? Tente encenar as respostas.


Para crianças menores:

Aqui estão algumas máscaras para auxiliar na encenação.


  • Como podemos seguir o exemplo de Abraão de ser um pacificador com nossa família ou nossos amigos? Tente encenar as respostas.


Posicione estas figuras em lados opostos da sala. Leia as situações para as crianças e peça-lhes que escolham qual é o lado correto, movendo-se para o lado da sala.




Traga duas barras de chocolate, uma Almond Joy e uma Kit Kat. Convide duas crianças para a frente da sala e diga que você tem duas barras de chocolate. Pergunte: "Quem quer a Almond Joy? Quem quer a Kit Kat?". Muito provavelmente, ambas vão querer a Kit Kat. Desculpe, Almond Joy, mas as crianças não gostam de você (:

Explique como era a situação da terra na história de Abraão e Ló, e como Abraão, sendo um pacificador, deu a Ló a melhor parte da terra. Depois, corte o Kit Kat em pedaços e compartilhe. Ou traga um Kit Kat para cada criança.



Para crianças menores:



Princípio 3: Deus quer que eu faça convênios com Ele. Gênesis 13:16; Gênesis 15:1–6; 17:1–8; Abraão 2:9–11


  • Você pode mostrar a seus filhos um recipiente com areia, as estrelas no céu noturno ou a gravura no final deste esboço. Isso pode ajudá-los a entender as promessas de Deus em Gênesis 13:16; 15:1–6. Fale sobre como você aprendeu a confiar nas promessas de Deus mesmo quando elas pareciam impossíveis.

  • Para ensinar seus filhos sobre convênios, peça-lhes que contem sobre uma ocasião em que fizeram uma promessa ou quando alguém fez uma promessa a eles. Se for útil, compartilhe alguns exemplos seus — inclusive os convênios que você fez com Deus no batismo ou no templo. Como seus convênios afetaram seu relacionamento com Deus? Escolha algumas frases de Gênesis 15:1–6; 17:1–8; Abraão 2:9–11 para compartilhar algumas das bênçãos que Deus prometeu a Abraão e Sara.


Para crianças menores:



Para crianças maiores

Uma ideia de 4 anos atrás:

Peça às crianças que leiam Gênesis 17:1–8 e Abraão 2:8–11 e façam duas listas: o que foi pedido a Abraão que fizesse e o que o Senhor prometeu em troca. O que aprendemos sobre o Senhor nesses versículos?


  • A fim de ajudar seus filhos a se prepararem para fazer um convênio com Deus quando forem batizados, você pode usar algumas das ideias de atividades sugeridas no apêndice A ou no apêndice B.


Para crianças maiores

Uma ideia de 4 anos atrás:

Mostre uma gravura de alguém sendo batizado (ver Livro de Gravuras do Evangelho, n°s 103 e 104). Peça às crianças que façam uma lista das promessas que uma pessoa faz no batismo e as promessas que Deus faz em troca. Sugira às crianças que leiam Mosias 18:10; Doutrina e Convênios 20:37, 77, 79 para obter ajuda. O que podemos fazer para guardar os convênios que fizemos no batismo?



Clique na imagem para acessar a página do Apêndice B.




Princípio 4: Deus me ouve. Abraão 1:12–17; Gênesis 16:7–11


  • Quando a vida de Abraão estava em perigo, ele clamou a Deus. Quando Agar estava sozinha no deserto, ela aprendeu que Deus a ouviu. Você pode compartilhar estas duas histórias com seus filhos: “Abraão e Sara” e “Agar”, Histórias do Velho Testamento, pp. 28–31, 32–33. O que podemos aprender sobre Deus com essas histórias? Depois, vocês podem compartilhar experiências de quando sentiram que Deus os ouviu. Uma música como “Oração de uma criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7) poderia reforçar esse princípio.






Sugestão para o Berçário: Clique na gravura para acessar a pasta dos materiais dessa lição.



Clique no link abaixo para acessar a lição no Manual do Berçário.


Atenção: não modifique os documentos ou faça venda deles. Este é para uso próprio ou/e distribuição para as suas primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso a todos os recursos de nosso site. Os materiais das lições semanais são criados por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

bottom of page