top of page

Lição: 16 a 22 de agosto [D&C 89-92]

Atualizado: 15 de ago. de 2021

“Um princípio com promessa”



Princípio 1: Serei abençoado ao obedecer à Palavra de Sabedoria.


Ensine às crianças que o corpo é uma dádiva do Pai Celestial e que Ele deseja que cuidemos bem dele.


Essa atividade pode ser impresso em preto e branco e distribuído no final da aula como uma página para colorir.




Atividades sugeridas

  • Para ajudar as crianças a entender os mandamentos do Senhor que se encontram em Doutrina e Convênios 89:10–17, desenhe ou mostre gravuras de coisas boas que podemos comer ou fazer para manter o corpo saudável (ver a página de atividades desta semana). Também ajude as crianças a entender que bebidas alcoólicas, fumo, chá, café e outras drogas prejudiciais causam danos a nosso corpo e que o Senhor nos advertiu a não usá-las. Peça às crianças que escolham algo que podem fazer nesta semana para manter o corpo saudável.






Aqui está um gráfico de manutenção de metas para ter um corpo saudável.



  • Peça às crianças que se revezem desenhando no quadro algo que represente uma coisa ensinada na Palavra de Sabedoria. Deixe as outras crianças adivinharem o que está sendo desenhado. Converse a respeito do mandamento do Senhor que se encontra na seção 89 e se relaciona ao desenho.

Corte e coloque em um saquinho ou pote para as crianças pegarem.

  • Use o seguinte exemplo, ou outros que você lembrar, para mostrar como somos abençoados por obedecermos à Palavra de Sabedoria (ver Doutrina e Convênios 89:18–21). Façam juntos um exercício simples, como caminhar ou correr sem sair do lugar, e depois finjam estar “cansados” ou “desfalecidos” (versículo 20). Testifique das promessas do Senhor.

  • Mostre às crianças a fotografia de um templo e peça às crianças que descrevam o que estão vendo. Use um hino sobre saúde física, como “O Senhor deu-me um templo” (Músicas para Crianças, p. 73), para ensinar às crianças que nosso corpo é como um templo para nosso espírito e Deus deseja que mantenhamos o corpo saudável. Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais podemos cuidar do corpo e deixe que as crianças encenem isso.




  • Crie uma declaração com espaços em branco para completar tirada de Doutrina e Convênios 89, como "__________________ são indicados para uso do homem e dos animais” ou “E ___________________ e não desfalecerão” (versículos 14, 20). Peça às crianças que formem duplas para descobrir as respostas na seção 89. As crianças devem ordenar as declarações nas seguintes categorias: coisas boas para nosso corpo, coisas ruins para nosso corpo, e bênçãos.

Se desejar podem usar novamente ou quem não usou, tem a oportunidade de assistir ao vídeo da semana passada para complementar esse princípio!



Princípio 2: Deus nos dá profetas para nos guiar e nos proteger.


Ajude as crianças a entender como os profetas do Senhor podem nos ajudar a encontrar segurança para as tempestades da vida.


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças gravuras de antigos profetas e conte como eles advertiram o povo de sua época. (Para ideias, veja “Segue o profeta”, Músicas para Crianças, pp. 58–59.)



  • Por que devemos ouvir os profetas de Deus? Mostre uma fotografia do profeta atual e conte algumas coisas que ele ensinou ou sobre as quais nos advertiu recentemente. Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais podemos seguir o profeta. Preste seu testemunho das verdades ensinadas em Doutrina e Convênios 90:5. (Observe que a palavra “oráculos” significa revelações ou os profetas que as recebem.)


As instruções dadas pelo Senhor sobre a Primeira Presidência em 1833 (Joseph Smith, Sidney Rigdon e Frederick G. Williams) podem ajudar a fortalecer o testemunho que as crianças têm da Primeira Presidência de hoje.

  • Peça às crianças que examinem Doutrina e Convênios 90:14–16 e anotem algumas coisas que o Senhor pediu que a Primeira Presidência fizesse. Mostre às crianças uma gravura da Primeira Presidência atual e conte alguma coisa a respeito deles. (Você pode ler a biografia deles em “Profetas vivos e líderes da Igreja” em ChurchofJesusChrist.org.) Preste testemunho do chamado divino deles e das bênçãos que você recebeu por seguir seus conselhos.

  • Analise com as crianças algo que um membro da Primeira Presidência ensinou. Depois, leiam juntos Doutrina e Convênios 90:5. Saliente que “oráculos” são revelações ou os profetas que as recebem. O que significa “[receber] os oráculos (…) [e os menosprezar]”? Como podemos mostrar que os profetas e as coisas que eles ensinam são importantes para nós?


Princípio 3: O Espírito pode me ajudar a saber o que é verdade.


Ao ler o que o Senhor disse a Joseph Smith sobre os apócrifos, pense em como esse conselho pode ajudar as crianças a discernir a verdade do erro que encontrarão ao longo da vida.


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos o cabeçalho da seção 91 de Doutrina e Convênios para ajudar as crianças a entender o que são os apócrifos (ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Apócrifos, livros”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Ajude as crianças a pensar em outros lugares, como a mídia, onde podemos encontrar “muitas coisas (…) que são verdadeiras” e “muitas coisas (…) que não são verdadeiras” (versículos 1–2). Depois, peça às crianças que leiam a seção 91 para aprender o que o Senhor disse que podemos fazer para discernir a verdade do erro.

  • Leiam juntos Doutrina e Convênios 91:4–6 e pergunte às crianças o que esses versículos ensinam sobre o Espírito Santo. Peça às crianças que contem uma experiência pessoal na qual “o Espírito [manifestou] a verdade” para elas. Compartilhe também suas próprias experiências. De que outro modo o Espírito pode nos ajudar?


Nos primeiros dias da igreja, os irmãos usavam fumo de mascar nas reuniões e faziam uma grande bagunça! Joseph Smith perguntou ao Senhor sobre o uso do fumo, e a resposta de Deus foi a revelação conhecida como “A Palavra de Sabedoria” encontrada em D&C 89.

Essa revelação foi dada para nos orientar a fazer uma boa escolha sobre os alimentos e substâncias que colocamos em nosso corpo. O Senhor criou nossos corpos e Ele sabe o que é melhor para nossos corpos! Pode ser um mandamento difícil de cumprir! Existem tantos alimentos disponíveis que não nutrem nossos corpos. Cada um de nós, por meio de revelação pessoal e aderindo à Palavra de Sabedoria, pode descobrir como melhor curar, nutrir e fortalecer nosso corpo com o que consumimos. As bênçãos prometidas para guardar a Palavra de Sabedoria são incríveis! "E todos os santos que se lembrarem de guardar e fazer estas coisas, obedecendo aos mandamentos, receberão saúde para o umbigo e medula para os ossos; E encontrarão sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, sim, tesouros ocultos; E correrão e não se cansarão; e caminharão e não desfalecerão." (D&C 89: 18-20)


Segue um vídeo de animação com histórias das escrituras para as crianças, sobre A Palavra de Sabedoria. Veja se você consegue se lembrar de três coisas que o Pai Celestial disse que são boas para nosso corpo!




Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

1.707 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page