top of page

Lição: 15 a 21 de Dezembro [A Família: Proclamação ao Mundo]

“A família é essencial ao plano do Criador”


ree




Em 1995, a Primeira Presidência lançou a Proclamação da Família. Suas verdades profundas, ditas por um Profeta vivo, nunca foram tão oportunas e necessárias. Nos últimos 30 anos, este documento foi o padrão para o plano do Senhor para as famílias e continua a ser uma luz para nos guiar em um mundo cada vez mais escuro e confuso. A lição desta semana discute a importância da família, os papéis dentro da família e quais princípios podemos aplicar que nos ajudam em nossos esforços para edificar uma família forte e bem-sucedida. O Pai Celestial deseja que vivamos em família e nos ensinou muitas coisas que podemos fazer para construir uma família forte.




Princípio 1: As famílias são importantes no plano do Pai Celestial.


  • Ajude seus filhos a pensar em coisas muito importantes que eles gostariam de contar a todas as pessoas. Mostre aos filhos uma cópia de “A Família: Proclamação ao Mundo” e explique-lhes que os profetas e apóstolos a escreveram para dizer a todos nós o quanto as famílias são importantes para o Pai Celestial. Por que as famílias são tão importantes para Ele? (Ver também o vídeo “What Is the Purpose of Family?”, ChurchofJesusChrist.org).


ree

ree



  • Compartilhe com seus filhos algo sobre a proclamação que você sente que todos precisamos saber. Convide as crianças a falar o que sentem sobre essas verdades. Como nossa vida seria diferente se nós não soubéssemos essas coisas? Vocês podem cantar juntos um hino que se relacione com as verdades encontradas na proclamação, como “Vou cumprir o plano de Deus” (Músicas para Crianças, pp. 86–87).



  • Na seção IV de sua mensagem “O plano e a proclamação” (A Liahona, novembro de 2017, p. 30), o presidente Dallin H. Oaks descreveu como a proclamação sobre a família foi escrita. Talvez você e seus filhos possam examinar essa descrição juntos e falar sobre por que são gratos pelo Senhor ter inspirado Seus servos a nos ensinar essas verdades sobre a família.


Avançar para o tempo 7:48 do vídeo acima!


  • Você também pode mostrar aos seus filhos gravuras (ou convidá-los a fazer desenhos) que retratem as verdades encontradas na proclamação da família. Pode ser a gravura de um templo, de uma família orando ou brincando junta ou de um casal se casando. Depois, seus filhos podem encontrar frases na proclamação da família que se relacionem com as gravuras. O que o Senhor nos ensina sobre essas coisas na proclamação?


    ree
ree
ree


Princípio 2: Eu sou “um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que [me] amam”.


  • Ao cantarem juntos “Sou um filho de Deus” (Músicas para Crianças, pp. 2–3), você pode jogar uma bola para uma criança enquanto diz: “Eu conheço um filho de Deus chamado [nome da criança]”. Em seguida, essa criança pode jogar a bola para outra pessoa, dizendo as mesmas palavras e inserindo o nome da criança. Ajude seus filhos a encontrar a frase “filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam” na proclamação da família e preste testemunho dessa verdade.


ree



Princípio 3: As famílias são mais felizes quando seguem a Jesus Cristo.


  • Para iniciar uma conversa sobre fortalecer sua família, você e seus filhos podem conversar sobre o que fazemos para tornar outras coisas fortes — como nossos dentes, nosso corpo ou um edifício. Você pode então comparar isso com a construção de uma família forte. Ajude seus filhos a encontrar os princípios cristãos que levam à felicidade na vida familiar, encontrados no parágrafo 7 da proclamação sobre a família (veja também a página de atividades desta semana).


Clique na gravura para acessar a página da atividade:


ree

"A família foi ordenada por Deus. O casamento entre o homem e a mulher é essencial para Seu plano eterno. Os filhos têm o direito de nascer dentro dos laços do matrimônio e de ser criados por pai e mãe que honrem os votos matrimoniais com total fidelidade. A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do perdão, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares. Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e de protegê-los. A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos. Nessas atribuições sagradas, o pai e a mãe têm a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais. Enfermidades, falecimentos ou outras circunstâncias podem exigir adaptações específicas. Outros parentes devem oferecer ajuda quando necessário."


(Sétimo parágrafo - A Família: Proclamação ao Mundo)


ree

Para crianças menores



Sugestão para o Berçário: Clique na gravura para acessar a pasta dos materiais dessa lição.


ree

Clique no link abaixo para acessar a lição no Manual do Berçário.


Para crianças maiores



Atenção: não modifique os documentos ou faça venda deles. Este é para uso próprio ou/e distribuição para as suas primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso a todos os recursos de nosso site. Os materiais das lições semanais são criados por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

1 comentário


Muito obrigada

Curtir
bottom of page