top of page

Lição: 15 a 21 de abril [Enos–Palavras de Mórmon]

“Ele atua em mim, para que eu faça segundo a sua vontade”






Embora Enos tenha ido à floresta para caçar animais a fim de saciar a fome física, ele acabou ficando ali o dia todo, até à noite, porque sua “alma [estava] faminta”. Essa fome levou Enos “a elevar a [sua] voz até que ela [chegasse] aos céus”. Ele descreveu essa experiência como uma luta perante Deus. Aprendemos com Enos que a oração é um esforço sincero para se achegar a Deus e procurar conhecer Sua vontade. Quando você ora com essa intenção, é mais provável que descubra, assim como Enos, que Deus o ouve e que realmente Se importa com você, com seus entes queridos e até com seus inimigos. Ao conhecer a vontade do Senhor, você será mais capaz de ajudar a concretizá-la. Assim como Mórmon, talvez você “não [saiba] todas as coisas, mas o Senhor sabe todas as coisas (…); portanto, ele atua em [você] para que [você] faça segundo a sua vontade”.




Princípio 1: Posso conversar com o Pai Celestial por meio da oração. Enos 1:1–5


  • Como você pode ajudar seus filhos a tornar suas orações mais significativas? Mostre a eles uma gravura de Enos orando;


Para as crianças maiores, monte a atividade percorrendo as escrituras juntos enquanto mova a tira de papel para baixo. Falando sobre cada coisa, e a fé de Enos para fazer uma oração.


Para as crianças menores, sente no chão com elas e primeiro fale sobre a figura de Enos, o que ele está fazendo? Por que você acha que ele tem aquele arco e flechas? Em seguida, leia as escrituras (ou conte com suas próprias palavras, de acordo com as escrituras) e percorra as imagens.



  • e peça que descrevam o que estão vendo. Peça que fechem os olhos e imaginem que estão conversando face a face com o Pai Celestial. Sobre o que gostariam de conversar? O que Ele poderia querer dizer a eles?


Podem fazer esta atividade com as crianças e depois deixe que elas registrem nesta página para colorir.



  • Ao ler Enos 1:1–5 em voz alta, as crianças mais novas poderiam fazer de conta que são Enos, fingindo que estão caçando, ajoelhando-se para orar e assim por diante. As crianças mais velhas podem identificar uma palavra ou frase que descreva as orações de Enos. O que essas palavras nos ensinam sobre a oração de Enos? Conte uma experiência na qual sua alma “ficou faminta” e você clamou ao Senhor (Enos 1:4).


Coloque fita adesiva sobre a gravura do Pai Celestial, para que o papel não rasgue quando você retirar a gravura dos pais. Em seguida, coloque a gravura dos pais por cima. É assim que as crianças vão ver:


Fale com eles sobre as coisas que eles falam com você... sobre os pais deles. Existe até um local onde eles podem desenhar os seus próprios. Peça-lhes que combinem as imagens. Depois tire a foto dos pais...surpresa! Podemos nos sentir tão confortáveis ​​com nosso Pai Celestial e conversar com ele... (em nossas orações) sobre as mesmas coisas.



Princípio 2: O Pai Celestial ouve e responde às orações. Enos 1:2–16


  • Como você pode ajudar seus filhos a entender que o Pai Celestial ouvirá e responderá às orações deles? Considere convidá-los a listar algumas coisas pelas quais normalmente oram. Em seguida, você pode ajudá-los a encontrar a oração de Enos em Enos 1:2, 9, 13–14 e 16 (ver também “Capítulo 11: Enos”, Histórias do Livro de Mórmon, pp. 30–31).


  • Quais foram os resultados das orações de Enos? (Ver versículos 6, 9, 11). O que aprendemos com a experiência de Enos sobre como melhorar nossas orações?


  • Cantem juntos uma música sobre oração, como “Oração de uma criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7). Peça a seus filhos que levantem a mão toda vez que ouvirem a palavra “orar”, “oração” ou outra palavra repetida. Conte a seus filhos sobre algumas das maneiras pelas quais o Pai Celestial respondeu às suas orações.






Princípio 3: Posso abençoar as pessoas quando ouço o Espírito Santo. Palavras de Mórmon 1:3–8


  • Mórmon seguiu a orientação do Espírito Santo para incluir as pequenas placas de Néfi no Livro de Mórmon. Tudo o que estudamos no Livro de Mórmon este ano, até o momento, veio até nós porque Mórmon escolheu ouvir o Espírito. Como você pode ajudar seus filhos a aprender a ouvir o Espírito? Convide-os a ler de maneira revezada os versículos de Palavras de Mórmon 1:3–8. Você poderia falar sobre o que cada versículo ensina. Depois, seus filhos poderiam:

  • Dizer o que aprenderam com as histórias do Livro de Mórmon este ano (gravuras do Vem, e Segue-Me podem ajudá-los a se lembrar).




  • Contar experiências em que eles foram guiados pelo Espírito para fazer algo que abençoasse outra pessoa.


PORTUGUÊS


ESPAÑOL



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

9.211 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page