top of page

Lição: 14 a 20 de Março [Gênesis 42-50]

Atualizado: 28 de mar. de 2023

“Deus o intentou para bem”





Essa semana continuaremos a conhecer mais sobre a história de José, aprenderemos com seu exemplo que podemos perdoar a todos que nos causam mal, o perdão nos traz paz. A história de José salvando sua família da fome é semelhante a de Jesus Cristo, que nos salva do pecado e da morte. O Pai Celestial enviou Jesus Cristo para nos salvar. Veremos que José do Egito viu com milhares de anos de antecedência, que o Pai Celestial preparou o Profeta Joseph Smith para a Sua grande obra em nossos dias. O Senhor nos abençoou por meio do profeta Joseph Smith!



Baixe os arquivos em PDF clicando em "BAIXE AQUI" logo abaixo de cada imagem representativa da atividade. Ao abrir o PDF pelo computador (PC) tem a opção no canto superior de fazer o download (baixar) ou imprimir. Pelo celular basta clicar em "BAIXE AQUI" e em seguida verificar sua pasta de download que o arquivo estará lá!


Como a história de Gênesis 42–50 é uma continuação da história da lição da semana passada, de Gênesis 37–41, reserve um tempo no começo da aula para que as crianças contem o que se lembram sobre José, incluindo o que aprenderam na Primária e no lar.



Princípio 1: Posso demonstrar amor à minha família. Gênesis 45:4–15


Para as crianças menores, você pode salientar as partes dessa história em que José demonstrou amor à sua família.


Atividades sugeridas



  • Leia as frases de Gênesis 45:4–15 que descrevem as coisas que José fez para mostrar que amava sua família. Peça às crianças que finjam que estão fazendo o que os versículos descrevem. Por exemplo, elas podem fingir pedir a um membro da família para “[achegar-se]” (ver o versículo 4) ou dar comida a um membro da família (ver o versículo 11).






Aqui estão as páginas dobráveis para colorir, que ajudam a ensinar a atividade acima. Um para menino e outro para menina.



  • Ajude as crianças a desenharem o contorno das mãos e escrever no desenho algo que podem fazer para demonstrar amor à família.



Princípio 2: As bênçãos do sacerdócio me ajudam. Gênesis 48:8–9


Jacó abençoou seus filhos e netos (ver Gênesis 48–49). Hoje podemos receber as bênçãos do sacerdócio que nos dão consolo, cura, orientação e força espiritual.


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma gravura de Jacó abençoando seus filhos e outras gravuras de bênçãos do sacerdócio (ver as gravuras neste esboço; ver também o Livro de Gravuras do Evangelho, nº 12). Deixe as crianças descreverem o que está acontecendo nas gravuras.


  • Leia Gênesis 48:8–9 para as crianças. Explique-lhes que Israel, também chamado Jacó, era o pai de José e que ele queria dar uma bênção do sacerdócio aos filhos de José. Se alguma das crianças já recebeu uma bênção do sacerdócio, convide-a para falar sobre sua experiência. Ou compartilhe uma experiência pessoal.


José apresentou seu pai Jacó ao Faraó, e Jacó abençoou o Faraó. No final da vida de Jacó, ele abençoou José e seus dois netos Efraim e Manassés. Jacó depois abençoou seus outros 11 filhos.



  • Ajude as crianças a pensar nos motivos pelos quais podem pedir uma bênção do sacerdócio. Ajude-as também a dizer para quais portadores do sacerdócio elas poderiam pedir, como o pai, avô ou ministrador.


Princípio 3: Posso perdoar. Gênesis 50:15–21


O que as crianças podem aprender sobre o perdão com a experiência de José perdoando seus irmãos?


Atividades sugeridas

  • Use a página de atividade desta semana para ajudar as crianças a se lembrarem de como os irmãos de José tinham sido cruéis com ele. Leia para as crianças Gênesis 50:17, enfatizando que os irmãos estavam arrependidos pelo que fizeram e queriam que José os perdoasse. Leia o versículo 21 para mostrar que José perdoou seus irmãos — ele não estava mais zangado com eles.


  • Cantem juntos “Faze-me, ó Pai, perdoar” (Músicas para Crianças, p. 52). Quando cantar sobre perdoar, peça às crianças que apontem para José na página de atividade. Quando cantar sobre se arrepender, peça a elas que apontem para os irmãos dele.



  • Ajude as crianças a pensar em situações nas quais podem precisar perdoar alguém. Peça-lhes que pratiquem o que poderiam dizer ou fazer para mostrar perdão por essa pessoa.


Você pode simplesmente usar essas tags (cenas) ou fazer a lição com objetos.



Princípio 4: O perdão nos traz paz. Gênesis 42–44; 45:1–15


Os irmãos de José haviam feito coisas terríveis a ele. No entanto, José os perdoou e trouxe paz à sua família.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a representar cenas de Gênesis 42–44. Ao fazê-lo, pergunte-lhes como acham que José pode ter se sentido ao ver seus irmãos novamente ou como seus irmãos podem ter se sentido quando finalmente reconheceram José.


Segue um vídeo curto em animação, resumindo essas passagens de escrituras!


  • Pergunte às crianças o que significa perdoar uma pessoa. Ajude-as a entender que perdoar uma pessoa inclui tratá-la com amor cristão. Pergunte às crianças o que elas sabem sobre a história de José perdoando seus irmãos ou leia com as crianças os versículos de Gênesis 45:1–15. O que José fez para dizer a seus irmãos que os havia perdoado? O que podemos dizer ou fazer quando uma pessoa nos pedir para perdoá-la?





  • Peça às crianças que pensem em uma ocasião em que perdoaram alguém ou quando alguém as perdoou. Para dar-lhes tempo para pensar, conte uma experiência sua e testifique das bênçãos que vieram do perdão. Convide as crianças a relatarem suas experiências, se assim o desejarem. Como elas se sentiram? O que aprendemos sobre perdão com o exemplo do Salvador? (Ver Lucas 23:33–34.)


Você pode imprimir as tags para esta lição com objetos, no princípio acima!



Princípio 5: O Pai Celestial enviou Jesus Cristo para me salvar. Gênesis 45:5–11


A história de José salvando sua família da fome pode nos ensinar sobre Jesus Cristo, que nos salva do pecado e da morte.


Atividades sugeridas


  • Pergunte às crianças o que significa salvar ou resgatar alguém. Se alguma delas já teve uma experiência de ser salva ou resgatada do perigo, convide-a a compartilhar. Como José salvou seus irmãos? (Ver Gênesis 42:1–3; 45:5–7.) Mostre uma gravura do Salvador. Como Jesus nos salvou?




Princípio 6: O Pai Celestial preparou Joseph Smith para ser profeta em nossos dias.

Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:27–33 (no Apêndice da Bíblia, pp. 32–33)


Com milhares de anos de antecedência, José do Egito viu que o Senhor chamaria Joseph Smith para fazer uma grande obra nos últimos dias. Ensine às crianças sobre como o Senhor nos abençoou por meio do profeta Joseph Smith.


Atividades sugeridas

  • Dê às crianças pistas descritivas sobre Joseph Smith e peça-lhes que adivinhem quem você está descrevendo. Inclua pistas da Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:27–33 (no Apêndice da Bíblia, pp. 32–33), como “ele levá-los-á a conhecer os convênios” (ver o versículo 28), ele “levará a minha palavra” (ver o versículo 30) e ele “será segundo o nome de seu pai” (ver o versículo 33). Depois que as crianças adivinharem corretamente, peça-lhes que encontrem essas pistas nos versículos. O que mais aprendemos sobre Joseph Smith com a profecia de José do Egito?


Cubra a gravura de Joseph Smith com o quebra-cabeça, enquanto as crianças lêem as escrituras, remova as peças.


(impressão em cartolina colorida, opcional)



  • Mostre-lhes gravuras que representem coisas importantes que Joseph Smith fez ou ensinou (ver, por exemplo, Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 89–95, 97, 98, 117 e 118). Ajude as crianças a pensar sobre as bênçãos que temos graças a Joseph Smith. Por exemplo, de que maneira o trabalho dele nos ajudou a nos aproximarmos de Jesus Cristo?


Segue estes filmes em animação, para um cineminha em casa com as crianças, sobre a história de José do Egito!



Aqui está o vídeo da historinha da semana, sobre um menino chamado Jonas que ficou preso com raiva. Ele estava com raiva de seu irmão. Vamos assistir e ver por que ele estava com raiva e por quanto tempo ele ficou com raiva!




Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

9.927 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page